Cruzeiro confirma variante de Manaus em dois pacientes de Covid-19

Município está com 96% dos leitos de UTI ocupados e 82% de enfermaria; cidade é a quarta na RMVale a registrar casos

A Santa Casa de Cruzeiro, que atende pacientes com Covid-19; cidade registra variante P1 de Manaus (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Cruzeiro

A Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo notificou Cruzeiro, após identificar a presenta da variante P1 da Covid-19, mas conhecida como “Variante de Manaus”. Os casos são de dois homens, de 88 e 35 anos.

De acordo com a Prefeitura, a constatação se deu por meio de amostras coletadas no início de abril, mas a Prefeitura não informou se os infectados estão hospitalizados ou se estão curados da doença.

Um estudo publicado na revista Science, considerada umas das mais importantes no mundo acadêmico, informou que a variante de Manaus (P.1) do coronavírus é de 1,7 a 2,4 mais transmissíveis. Entre as 17 mutações identificadas pelos pesquisadores, três estão relacionadas com a maior capacidade do vírus de contaminar células humanas.

Ainda segundo a análise feita por 74 pesquisadores em conjunto a universidades de todo Brasil, as infecções levavam à morte de 1,2 a 1,9 vezes mais.

Além de Cruzeiro, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) registrou variantes em Ilhabela e Jacareí e São José dos Campos.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (7), Cruzeiro tem 5098 casos confirmados, 182 suspeitos, 157 óbitos e outros 18 aguardam resultados de exames.

A ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está com 96% dos leitos ocupados e 82% de enfermaria.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?