Cruzeiro assina projeto executivo estadual para construção de Hospital Regional

Expectativa da Prefeitura é que obra comece até o fim de março de 2022; futura unidade conta com 18 mil m² de área construída

Prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, assina o projeto do hospital regional no município (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Barbosa
Cruzeiro

Elaborado pelo Governo do Estado, o projeto executivo de construção do Hospital Regional de Cruzeiro foi assinado pela Prefeitura na última quarta-feira (10). Orçada em aproximadamente R$ 100 milhões, a obra deve ser iniciada até o fim do primeiro trimestre do ano que vem.

O anúncio da aprovação do projeto executivo, que detalha como ocorrerá a edificação, foi realizado pelo prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), em um vídeo publicado na página oficial da Prefeitura de Cruzeiro nas redes sociais. Nas imagens, o chefe do Executivo aparece ao lado da secretária de Saúde, Imaculada Conceição Magalhães, e do secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulo Cézar Félix.

De acordo com Fonseca, o projeto, elaborado pelos técnicos da secretaria estadual de Saúde, recebeu o aval de Félix e da Vigilância Sanitária de Cruzeiro. Na sequência, o documento foi reencaminhado ao Estado, que agora possui autorização para providenciar a abertura do processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável pela construção.

O prefeito revelou ainda que o projeto estabelece que a unidade, que terá uma área construída de 18 mil m², contará com seis andares e um heliponto (base para pouso e decolagem de helicópteros). O prédio será erguido no terreno do Recinto de Exposições de Cruzeiro, pertencente ao Estado, localizado na rodovia Deputado Nesrala Rubéns no bairro Vila Juvenal. “Esse é um momento histórico para Cruzeiro, o qual comprova que efetivamente teremos o Hospital Regional construído em nosso município. A implantação da unidade contribuirá para que a população do Vale Histórico e do Circuito da Fé não precise mais se deslocar até Taubaté e São José dos Campos em busca de atendimento”, comemorou Fonseca.

De acordo com Imaculada, o novo aparelho público, que terá cerca de duzentos leitos, oferecerá uma série de exames e procedimentos de diversas especialidades médicas. “Os pacientes terão acesso a serviços de oftalmologia, pediatria, ortopedia e neurocirurgia. Além de hemodiálise, também serão ofertados exames de colonoscopia e de endoscopia. As gestantes de alto risco contarão também com uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal. Assim, o atendimento à população da região terá muito mais abrangência e agilidade”.

A expectativa do chefe do Executivo é que a construção do Hospital Regional seja iniciada até o fim de março de 2022.

Tripé – Há mais cinco anos mantendo tratativas com o Estado em busca de sediar o Hospital Regional, Cruzeiro no início de 2021 ganhou concorrente pelo atendimento. Em 20 de abril, o prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini (PSDB), entregou ao governador João Doria (PSDB), em São Paulo, um projeto técnico que apresentava diversos argumentos para que cidade fosse escolhida para abrigar o aparelho de Saúde.

Mas a iniciativa não surtiu efeito já que Doria, durante visita em 22 de maio à RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), anunciou a vitória de Cruzeiro. Na ocasião, o tucano revelou ainda que a expectativa é que a obra tenha um prazo de conclusão de até 36 meses.

Coube a Lorena a promessa do Estado para investimento para a estruturação e ampliação da Santa Casa, para atendimento regional, assim como a unidade de Guaratinguetá. As duas cidades ainda aguardam a definição dos valores e planos para a obra.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?