Cruzeiro amplia em 20% o efetivo da Guarda Civil Municipal

Com 12 novos agentes, corporação passa a contar com setenta profissionais; servidores devem atuar armados no início de 2023

Novos guardas civis municipais recebem instruções de superiores; efetivo da corporação salta de 58 para 70 agentes (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Barbosa
Cruzeiro

Quarta cidade mais violenta da região neste ano, Cruzeiro recebeu no início desta semana um reforço no setor da Segurança Pública. Após um mês de treinamento, os 12 novos membros da GCM (Guarda Civil Municipal) foram incorporados na segunda-feira (4) ao efetivo de trabalho da corporação.

De acordo com a secretaria de Segurança Pública de Cruzeiro, inicialmente o novo grupo de GCM’s, formado por sete homens e cinco mulheres, trabalha em regime de estágio, sempre acompanhado por profissionais mais experientes. Os recém-incorporados auxiliam na ronda escolar e no patrulhamento preventivo de segurança ao patrimônio público executado em prédios municipais, praças e parques.

Aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura em 2019, os novos agentes receberam em junho a primeira etapa de treinamento, ministrada por especialistas em Segurança na área externa do Museu Major Novaes, no bairro Vila Canevari. Ao longo deste mês e de agosto os servidores passarão por novas capacitações oferecidas pelas polícias Civil e Militar, Defesa Civil e departamento de Trânsito. A última etapa do curso será a preparação para o manuseio de arma de fogo e prática de tiro, processo obrigatório para a solicitação de liberação do porte, que ocorrerá em setembro na GCM de São José dos Campos.

Com a incorporação dos 12 novos GCM’s, a corporação passou de 58 para 70 agentes, representando um aumento de 20% no efetivo. Além de revelar em quais atividades especiais os servidores começarão a atuar, o secretário de Segurança Pública de Cruzeiro, José Antônio Paiva, ressaltou que a instituição passa por um importante momento de reformulação. “Os novos membros da equipe, que no momento estão na segunda etapa do treinamento que mescla teoria e prática, serão preparados para posteriormente atuarem na patrulha rural e nas futuras patrulhas de trânsito e da lei Maria da Penha. Creio que nos próximos seis meses a GCM subirá de patamar, pois além de estar adquirindo mais equipamentos e viaturas, até o início de 2023 já estará atuando armada”.

A criação da GCM armada é uma das apostas da atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), para contribuir com as polícias Civil e Militar no enfrentamento à criminalidade. Em fase quase final de implantação, o novo modelo de trabalho da corporação busca trazer mais tranquilidade à população, que desde o ano passado convive com o medo causado por uma disputa entre quadrilhas rivais de traficantes de drogas. O conflito contribuiu para que a cidade fosse a terceira mais violenta da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) em 2021, com um saldo de 42 vítimas de assassinato. O cenário segue alarmante neste ano, já que Cruzeiro é apontado por dados da secretaria de Segurança Pública do Estado como o quarto município da região com mais mortes violentas entre janeiro e maio. Com 16 moradores assassinados, a cidade fica atrás de Lorena (20), Pindamonhangaba (18) e de São José dos Campos (17).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?