Cruzeiro adere ao Via Rápida Empresa para alavancar pequeno negócio
Em crise econômica e atenção sobre novas demissões, cidade aposta no empreendedor para recuperar cofres
Da Redação
Cruzeiro
O prefeito de Cruzeiro, Rafic Simão (PMDB), assinou na última quinta-feira (10) a adesão de Cruzeiro ao programa estadual Via Rápida Empresa. O serviço de licenciamento integrado atua em todo o estado, com intuito de facilitar a abertura de negócios em atendimento pela internet.
Em busca de recuperação econômica, Cruzeiro sofre com a crise de sua principal empresa, a Maxion, que dispensou 860 funcionários em 2015. Uma das saídas é reforçar o pequeno negócio. É com esse foco que a Prefeitura solicitou a adesão ao programa do Estado, que atende hoje cem municípios paulistas.
No evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Rafic foi escolhido para assinar o documento representando outros governos municipais atendidos.
De acordo com o prefeito, com o Via Rápida, Cruzeiro pode facilitar cada vez mais a criação de empresas, fomentando a economia do município.
“Vivemos em um período difícil em todo país, mas não podemos deixar a nossa cidade estagnada e por isso é necessário que busquemos meios de gerar empregos e fomentar nossa economia e a agilidade na abertura de empresas”.
Para fazer parte do programa, o interessado deve acessar o site jucesp.sp.gov.br, fazer o cadastro e entrar no sistema com o certificado digital ou pelos dados cadastrados na Nota Fiscal Paulista. O serviço envia um protocolo pelo e-mail registrado e avisa a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) que há um novo registro em andamento.
O empreendedor escolhe a atividade empresarial e assinala o município em que será sediada a empresa. Caso a cidade já seja conveniada ao Módulo de Licenciamento do Programa, a abertura é ainda mais rápida.
O sistema gera um contrato, que pode ser impresso. Se o empresário tiver o certificado digital, a assinatura dos documentos poderá ser realizada via site.
Com o pagamento do Dare (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) e do Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), o atendido encaminha os dados e pode retirar seus documentos em até cinco dias.
O chefe da fiscalização de tributos de Cruzeiro, Paulo de Castro, espera por maior procura entre os empreendedores que buscam sair da informalidade. Segundo ele, a crise nacional e os reflexos na cidade, com as demissões nos últimos meses aumentaram o número de pessoas que procuram recuperar as finanças com negócio próprio. “Agora fica mais rápido para abrir uma empresa, porque basta o contador ou o empresário acessar o site e ver a viabilidade da implantação da empresa”.
Para Castro, a expectativa é de que novos negócios ajudem a economia da cidade. “O que vemos é que com essa crise, as pessoas tem procurado mais saídas como a de empreender. Vemos muitos pequenos negócios como salões de cabeleireiros, lanchonetes e bares abrindo. O MEI (Microempreendedor Individual) tem ajudado bastante e esse sistema online também”, avaliou.
O atendimento ao micro e pequeno empresário que busca informações é feito das 8h30 às 17h, na rua Capitão Neco, nº 27, no Centro de Cruzeiro.