Com nova Base Descentralizada do Samu, Cruzeiro agiliza serviços prestados à população
Atendimento Móvel de Urgência dividia espaço com o Corpo de Bombeiros desde 2012; Município revela projeção para qualificar trabalho após investimento de R$ 300 mil
Thales Siqueira
Cruzeiro
Com o objetivo de acelerar o socorro em casos de urgência e emergência, a Prefeitura de Cruzeiro inaugurou, no último dia 7, sua Base Descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Com a inauguração, o serviço passou a ter um espaço próprio, já que, até então, as equipes dividiam o mesmo ambiente com o Corpo de Bombeiros.
Segundo a secretária de Saúde, Ana Inês Costa, o espaço recebeu o nome de “Doutor Antônio Carlos Coelho”, uma homenagem ao radialista e jornalista cruzeirense por sua contribuição e dedicação à cidade. “Ele sempre foi um incentivador do município. Com sua atuação no jornalismo e na rádio, sempre pautou a melhoria dos serviços públicos. É uma homenagem que muito nos honra”, frisou Ana Inês.
Participaram da solenidade de entrega do novo espaço, que teve um investimento de aproximadamente R$ 300 mil, autoridades como o prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), secretários, vereadores, além de familiares do homenageado e convidados.
Ana Inês destacou que a existência de um espaço independente para o Samu é uma demanda antiga e que a conquista vai melhorar a qualidade do serviço, proporcionar uma maior agilidade nos atendimentos e uma maior comodidade aos funcionários. “O Samu dividia espaço com o Corpo de Bombeiros desde a sua implantação em 2012. Estava lotado numa estrutura pequena sem a comodidade necessária para a equipe e sem a possibilidade de ampliação para outra unidade”, lembrou a secretária, que revelou ainda que a unidade tem área adequada para a garagem de uma segunda unidade, que já está sendo pleiteada, além de um espaço para realização de reuniões e atividades de treinamento.
O prédio, localizado na Vila Brasil, possui recepção, salas, dormitórios, sanitários, cozinha, almoxarifado e um amplo estacionamento. “A atuação da equipe Samu requer profissionais comprometidos e em total sintonia com as necessidades de urgência demandadas. As condições de trabalho para a equipe são fatores de extrema importância. É mais dignidade às equipes e, consequentemente, melhoria no atendimento”.