Cean tem superlotação após queda no número de adoção na cidade de Cruzeiro
Espaço criado para colher oitenta animais tem hoje 145 abrigados; secretária de Assistência e Desenvolvimento Social projeta aumento de procura
Marcelo Augusto dos Santos
Cruzeiro
Devido à pandemia do novo coronavírus, o Cean (Centro de Apoio ao Animal) de Cruzeiro vem registrando uma queda de 70% nos números de adoção de animais, recolhidos das ruas. Além do mais, o espaço criado para acolher até oitenta pets, hoje apresenta uma superlotação com 145 ocupantes.
De acordo com a Prefeitura, o recolhimento de cães e gatos segue critérios como o risco de transmissão de doenças, casos de agressão comprovada com laudo médico da vítima, invasão às instituições públicas ou locais de risco para saúde pública e animais em estado de sofrimento com doença irrecuperável.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Cruzeiro, Hevelyn Sígolo, informou que devido ao alto número de ocupação, o Cean não está conseguindo realizar os resgates dos animais. “Ontem (segunda-feira, 12), tivemos uma ligação de um comerciante da cidade que tinha um animal desde o dia anterior no mesmo local e aparentemente com dor. De fato, ele estava prostrado, e nós o recolhemos graças a uma adoção que nós tivemos”.
As feiras de adoções não têm sido realizadas, para evitar aglomeração e proliferação da Covid-19, mas o Cean está recebendo as pessoas interessadas em levar um animal de estimação para casa. “Hoje, estamos pedindo a população, que vá até o Cean, pois é um espaço aberto para todos. As pessoas podem ir e ver como eles são tratados, acolhidos e onde ficam. Quem sabe, se apaixonam por eles (animais) e levam um para casa, com termo de adoção preenchido”, projetou Hevelyn.
Ainda segundo a primeira dama, todos os animais acolhidos estão castrados, vacinados e chipados, em sistema que facilita a identificação em caso de abandono.
Outras informações sobre o trabalho realizado e o sistema de adoção podem ser acessadas, na sede do Centro de Apoio ao Animal, que fica na rodovia Nesralla Rubez, nº 2.760, na Vila Juvenal ou pelo WhatsApp (12) 93500-0005, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.