Moradores de Canas fazem coro à reclamação da região sobre cor amarelada da água

Cobrada, Sabesp alega que reparo na rede tem levado à situação no fornecimento e que serviço está sendo normalizado

Água encanada chega amarelada nas casas, em Canas; moradores manifestam descontentamento (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Canas

Moradores de cidades da região têm enfrentado problemas com a qualidade da água que está chegando às torneiras. Atendidas pela Sabesp, as cidades acumulam reclamações com a cor da água. Depois de Lorena, agora são os moradores de Canas, que questionam a situação.

Há uma semana, moradores dos bairros Santo Antônio, Vila Rica, Cidade Industrial, Olaria e Vila dos Comerciários entraram em contato com a redação do Jornal Atos para reclamar da água amarela. A Sabesp informou, por meio de nota, que após a manutenção emergencial realizada no sistema de bombeamento do poço Mondesir, a restauração do sistema causou a coloração amarela e que o problema estava sendo monitorado.

Já em Canas o problema não é pontual. Moradores estraram em contato com a redação do Jornal Atos para relatar que no município, pelo menos uma vez na semana, a água chega com cor amarelada, muitas vezes impossível de utilizar.

Walter Moura Lima mora no Centro de Canas e contou que há muito tempo convive com o problema. “Atrapalha principalmente quando vamos lavar as roupas. Aqui em casa, por exemplo, já perdemos várias peças porque acabam manchando. Já reclamei até na Prefeitura, mas não foi feito nada”.

Outra moradora da cidade, Camila Oliveira tem uma casa no bairro Santa Terezinha, outro ponto onde a água chega com cor de barro pelo menos duas vezes por mês. “Quando não é amarela, a água costuma vir branca de tanto cloro. Se tiver roupa no tanque e água estiver pingando, mancha toda a roupa”.

A secretaria de Obras de Canas revelou que encaminhou requerimento à Sabesp por explicações. Por nota, a estatal informou que o “abastecimento na região central e nos bairros Santa Terezinha e Bela Vista está em normalização gradativa, após o reparo na rede danificada no Centro da cidade, realizado na quarta-feira (25)”.

Segundo o texto, “enquanto o sistema de distribuição de água estiver em recuperação pode ocorrer alteração no padrão visual da água. A companhia está monitorando a situação com a realização de testes de qualidade”.

A Sabesp destacou que as ocorrências devem ser registradas nos canais oficiais de atendimento telefones 195 e 0800 055 0195 (ligação gratuita) e pelo portal sabesp.com.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?