Cachoeira segue sem previsão para abertura de Santa Casa

Da Redação
Cachoeira Paulista

Há 43 dias fechado, o setor de internação da Santa Casa de Cachoeira Paulista ainda não tem previsão para o retorno do atendimento. O hospital foi lacrado devido a irregularidades apontadas em laudo da DRS (Departamento Regional de Saúde). A medida manteve apenas o serviço do Pronto Atendimento.

Lugar comum na região, a crise na Santa Casa da cidade é alvo de denúncias e protestos com foco na falta de estrutura e déficit do atendimento. O colapso financeiro agravou a situação da entidade, assim como a guerra política, aquecida a cada debate e denúncia no serviço do hospital.

Entre as denúncias, uma chegou ao Ministério Público, em 2014, quando um ex-diretor da Santa Casa pediu ao Ministério Público maior fiscalização no atendimento.

Um relatório do DRS mostrou problemas no atendimento, e o departamento ordenou o fechamento do setor de internação e tratamento da Santa Casa, que foi lacrada para a realização de obras de adequação.

Após publicação do laudo, a secretaria de Saúde de Cachoeira deu início ao trabalho de adequação ao lado da secretaria de Obras. De acordo com nota da Prefeitura, a Saúde “levantou os itens e insumos permanentes para serem cotados. Por sua vez, a secretaria de Obras está dando os toques finais em uma planilha que levantará os custos para as adequações no hospital”.

Somente com esta planilha e após a cotação, os valores da obra serão divulgados.

A nota destaca ainda que a Prefeitura tem encontrado dificuldade em conseguir apoio do governo de São Paulo. “Infelizmente, como inclusive constatado pelo Ministério Público, o Estado não tem participado ou auxiliado nestas adequações”.

Ainda sem os valores, e com receio de falta de apoio estadual, a Prefeitura destacou que os prazos só serão definidos quando as planilhas orçamentárias para as adequações estiverem prontas.

Enquanto os setores de internação e tratamento do hospital seguem fechados, apenas o atendimento de primeiros socorros são realizados, com averiguação dos casos, por até 72 horas. Em caso de internação, será encaminhado a Guaratinguetá.

Os pacientes que necessitarem de um atendimento específico ou mais complexo são registrados na Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), que os encaminham ao hospital mais próximo.

 

Posto – A Prefeitura anunciou que devido à obras no posto da ESF (Estratégia de Saúde da Família) do bairro Pitéu, o atendimento aos moradores será feito na Escola “Professor Cleston de Mello Paiva”, a partir desta segunda-feira.

A escola fica em frente ao posto, na rua Antenor de Castro Vasconcellos. O serviço médico contará com duas salas do colégio.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?