Cachoeira registra primeiro caso de chikungunya

Laudo confirma infecção, e outros 18 casos relacionados ao Aedes aegypti seguem sob suspeita

Da Redação
Cachoeira Paulista

Cachoeira Paulista registrou o primeiro caso de febre chikungunya no ano. A cidade tem vinte casos notificados de infecções pelo mosquito Aedes aegypti. Dois desses laudos foram confirmados, sendo um para dengue e outro para chikungunya.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Cachoeira, a infecção é importada, ou seja, a contaminação não ocorreu na cidade.
A febre chikungunya é uma doença que tem sintomas parecidos com a dengue. O infectado sente fortes dores de cabeça, febre, mal estar, dores pelo corpo e cansaço extremo. Outro fator que liga as duas doenças é o mosquito transmissor, já que o responsável por disseminar os vírus é o Aedes aegypti.
Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica de Cachoeira Paulista, Cláudia Ricci, foram notificados vinte casos com esses sintomas até o momento. “Um desses laudos que deu positivo, é confirmado para dengue. O outro é positivo, importado, de chikungunya. Os demais 18 casos seguem aguardando resultado”. A secretaria não informou nem o nome e sexo dos infectados.
Para contra-atacar os casos em análise e os já confirmados de dengue e chukungunya, a Vigilância Epidemiológica da cidade informou que tem feito atividades de rotina ao longo dos últimos meses. “A gente tem feito visitas em casas e orientando os moradores. Nosso objetivo é diminuir os criadouros do Aedes aegypti, para que não haja maior proliferação”, contou a chefe do órgão.
Cláudia fez um apelo aos moradores de Cachoeira, para ajudar no combate ao mosquito transmissor. “É preciso ter mais empenho e maior atenção. Não se deve jogar lixo em terrenos para não favorecer o aumento das larvas. É importante guardar o lixo fechado e deixar para a coleta urbana. Com isso a gente consegue diminuir o número de criadouros na cidade”.
Além da dengue e da febre chikungunya, o Aedes aegypti é transmissor do zika vírus. A única cidade da região a registrar casos de zika foi Pindamonhangaba, em dezembro de 2015. Em Taubaté, na última semana, um laudo indicou positivo para a doença.
A secretaria de Saúde de Cachoeira Paulista, em um trabalho conjunto com as demais secretarias e com a Vigilância Epidemiológica, continua realizando as visitas às casas e orientando os moradores no combate ao mosquito e na prevenção às três doenças.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?