Cachoeira recua de autarquia e se aproxima de acordo com a Sabesp

Promessa da Prefeitura é de que projeto deve ser retirado da Câmara na próxima semana; companhia presta serviços informalmente há mais de uma década

O presidente da Câmara, Breno Anaya e o prefeito Edson Mota, que prometem retirar projeto de autarquia após acordo com a Sabesp (Foto: Arquivo Atos)
O presidente da Câmara, Breno Anaya e o prefeito Edson Mota, que prometem retirar projeto de autarquia após acordo com a Sabesp (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Cachoeira Paulista

Depois de gerar polêmica na cidade, a Prefeitura de Cachoeira Paulista recuou com a proposta de criar uma autarquia no município. Após uma semana de apresentação do projeto na Câmara, o Executivo revelou que abriu negociação para a prestação de serviços com a Sabesp.

De acordo com a Prefeitura, inicialmente foi elaborado um projeto para a criação de uma autarquia como possível alternativa para o município. A proposta foi enviada à votação da Câmara e levantou uma série de contestações quanto às condições da administração em implantar o serviço com recurso próprio. Com a mudança de foco, o projeto deve ser retirado da Casa na próxima semana após estudos e análises realizadas juntamente com os vereadores.

A Sabesp, que desde 2004 fornece os serviços de tratamento de água e efluentes irregularmente, apenas com contratos informais, apresentou na última semana uma proposta de prestação de serviços que atraiu o Executivo.

Entre os itens do acordo, o tratamento de esgoto, fornecimento de água, recapeamento de asfalto em trechos da cidade que tiveram obras mal concluídas e também reparos na estação de tratamento, que passa por problemas. Segundo a Prefeitura, devido ao impasse, há moradores do CDHU que sofrem com o mau cheiro no bairro.

A Prefeitura afirmou ainda que a proposta aparenta ser mais viável do que o processo de criação de uma autarquia em Cachoeira Paulista, e reconhece que mesmo com contratos informais há mais de uma década, não houve prejuízos e sim a prestação de serviços adaptados às necessidade do município, o que trouxe apenas benefícios.

A administração estuda as propostas apresentadas para a renovação do contrato por mais trinta anos. A resposta deve ser definida na próxima semana.
Em nota oficial, a Sabesp apenas informou que a renovação do contrato com a Prefeitura de Cachoeira Paulista está em fase de negociação, e os serviços prestados pela Companhia e a manutenção dos sistemas existentes ocorrem normalmente no município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?