Assistência Social de Cachoeira lança projeto “Acolher na Escola”

Objetivo é acolher crianças e adolescentes em situação de abrigamento e vulnerabilidade social no ambiente escolar; nove escolas estaduais estão sendo atendidas

Apresentação do Projeto Acolher na Escola; Cachoeira adere para prestar assistência a crianças e adolescentes (Foto: Divulgação PMCP)

Thales Siqueira
Cachoeira Paulista

Uma parceria entre a secretaria de Assistência Social de Cachoeira Paulista, o Ministério Público e o Conviva (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar) lançou o projeto “Acolher na Escola” em nove escolas estaduais do município. O objetivo do projeto é o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de abrigamento e vulnerabilidade social no âmbito escolar.

A secretária de Assistência Social, Alexandra Pereira, contou que os diretores das escolas, juntamente com o Conviva, crioum um protocolo de atendimento das crianças e adolescentes. O documento irá auxiliar o programa e proporcionar um melhor acolhimento em situações de abrigamento ou vulnerabilidade social, sensibilizando os profissionais da rede escolar para o atendimento.

“O protocolo é um documento normativo de orientação das ações de todos os profissionais da escola no atendimento e acolhimento das crianças. Proporciona um trabalho em parceria com a rede de atendimento das crianças e adolescentes do município”.

Todos os funcionários envolvidos no ambiente escolar, desde o diretor até a merendeira, receberão orientações sobre como fazer o acolhimento e como proceder na identificação das vulnerabilidades.

“O resultado é a médio e longo prazo, mas os profissionais já passaram por uma primeira capacitação. A equipe gestora, das 9 escolas, foi capacitada para utilizar o protocolo. Agora, em duas escolas (Regina Pompeia e Oliveira Gomes Comendador) os professores também passarão por capacitação, pois são escolas que atendem adolescentes em situação de abrigamento”.

Ainda de acordo com Alexandra, o protocolo foi criado com o propósito de atender as crianças em situação de abrigamento, mas durante as reuniões foi identificado que seria importante também abordar a questão da vulnerabilidade social. A ideia é que, no futuro, o projeto seja inserido também na rede pública e particular do município.

“Iniciamos agora com as escolas do estado e estamos organizando a ampliação para toda rede de educação do município”, destacou Alexandra.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?