Após uma década de reclamações, Cachoeira demole portal de entrada

Ação foi realizada depois de aval do MP e Governo Federal; novo monumento será erguido no local

Obras de ajustes em área que contava com portal até a ultima semana; Cachoeira Paulista já projeta construção de monumento substituto (Foto: Leandro Oliveira)
Obras em área que contava com portal até a ultima semana; Cachoeira Paulista já projeta construção de novo monumento (Foto: Leandro Oliveira)

Lucas Barbosa
Cachoeira Paulista

Autorizada pelo Governo Federal e Ministério Público, a Prefeitura de Cachoeira Paulista demoliu o portal de entrada da cidade que dava acesso à avenida Sara Kubitschek para a rodovia Presidente Dutra. A construção, que até setembro abrigava o Departamento de Trânsito Municipal, era alvo de reclamações de motoristas há mais de uma década.

Com a promessa de embelezar a entrada do município e contar com uma sala de atendimento aos turistas, o portal foi erguido em 2007 na gestão do ex-prefeito Fabiano Vieira (PTB). Mas poucos meses depois, o monumento passou a ser criticado por caminhoneiros e motoristas de carros de passeio.

Além de dificultar a visão dos condutores, a construção acabou estreitando a pista, que deixou de contar até mesmo com a calçada lateral, colocando pedestres em risco.

Sucessor de Vieira, o ex-prefeito João Luiz Ramos (PSB) chegou a anunciar, em 2013, a realização de um estudo que analisaria a funcionalidade do portal, visando sua possível derrubada. Entretanto, o projeto não foi levado adiante.

Já a atual gestão municipal acabou utilizando o monumento para locar o Departamento de Trânsito. Porém, no fim de setembro, o órgão acabou transferido para um imóvel no Parque Primavera. Na época, o diretor de Trânsito, Anderson Barbosa, explicou que além de não contar com o espaço suficiente, o local colocava em risco os funcionários devido sua localização.

Após a demolição, o prefeito Edson Mota (PR) emitiu um comunicado no site oficial da Prefeitura ressaltando a importância da demolição. “O portal atrapalhava a visão dos motoristas que usavam a rua, colocando em risco tanto a segurança do pessoal que trabalhava no local, quanto dos moradores que moram ali perto”.

No mesmo comunicado, o chefe de Gabinete, Júlio Cesar Medeiros, frisou que a ação contou com o aval de esferas superiores. “A demolição acontece com autorização do Ministério do Turismo a pedido da Polícia Rodoviária Federal e também com a autorização do Ministério Público, pois o local não seria o mais apropriado para uma obra dessa natureza, onde dificulta a entrada e saída de veículos na cidade, por conta do estreitamento da via”.

Futuro – De acordo com o Executivo em breve será aberto um processo licitatório para a contratação da empresa que construirá o novo portal de entrada de Cachoeira Paulista. Ao contrário do anterior, o projeto respeitará as normas de segurança e de mobilidade urbana.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?