Vereadores sabatinam secretário exonerado por compra de kits e uniformes em Aparecida

Domingos Monteiro respondeu a questionamentos horas após pedir exoneração na secretaria e Administração

O secretário exonerado Domingos Monteiro, durante sabatina na Câmara de Aparecida (Foto: Estéfani Braz)
O secretário exonerado Domingos Monteiro, durante sabatina na Câmara de Aparecida (Foto: Estéfani Braz)

Da Redação
Aparecida

Com a troca de comando da Prefeitura de Aparecida, parte dos secretários pediu exoneração do cargo. Foi o que aconteceu com o secretário de Administração, Domingos Léo Monteiro, que mesmo após a saída foi à sessão de Câmara, na última segunda-feira, para prestar esclarecimentos sobre a compra do kit escolar e uniformes para a rede municipal de ensino.

Durante a explanação, o servidor público de carreira e ex-secretário foi sabatinado pelos vereadores Elcio Ribeiro, o Elcinho (DEM), Carlos Rodrigo Wendling, o Diguinho (PP), Marcia Filippo (PSD) e Sargento Rangel (PSB), autor do ofício que convocou Monteiro.

Um dos principais questionamentos foi à compra dos kits escolar para o ano letivo. Indagado por Rangel sobre o modo em que foi feita a licitação, valores e por lote, o ex-secretário afirmou que é necessário conhecer o processo de compra. “Eu até entendo que, seja por desconhecimento, ou porque se ouve falar, que esse assunto de licitação gere controvérsias. Especialmente pelo que a justiça tem apontado no curso de processos diversos que teria se cometido no período de 2009 a 2012. É um assunto controverso”, rebateu o ex-secretário, que seguiu explicando. “Por que fizemos a licitação dessa forma? Porque no ano de 2013, quando fizemos a primeira vez a licitação para comprar os materiais, o único apontamento que o Tribunal de Contas fez naquela licitação foi, justamente, que deveríamos ter separado em lotes como fizemos dessa vez. Pra quê? Para criar competividade”.

Autor de denúncias no TCE (Tribunal de Contas do Estado) e no MP (Ministério Público), o vereador Diguinho fez diversas indagações e, ao final da sessão, demonstrou insatisfação com as respostas obtidas. “Ele respondeu às perguntas, mas a meu ver, foram respostas muito evasivas. Para mim não ficaram claras as explicações dadas por ele”.

Monteiro esclareceu durante um questionamento do vereador Elcinho que a compra, tanto dos abrigos quanto dos kits, foi feita de acordo com o número de alunos da rede municipal. “A compra foi realizada com base na listagem que a secretaria de Educação nos passou, que eram os alunos da rede municipal. São em torno de seis mil, ou seis mil e trezentas unidades. Agora, exatamente, só a secretaria vai poder dizer”.

Ao contrário de Diguinho, Elcinho demonstrou satisfação com as respostas. “Primeiro, que ele não precisava nem vir porque ele não é mais secretário, mas veio e respondeu aos questionamentos. Foi uma boa participação e esclareceu algumas questões não só a nós, mas também à população”.

Ainda entre os temas abordados durante a sabatina, o ex-secretário respondeu às perguntas sobre a obra para cobertura da escola Sólon Pereira e valores gastos com a Festa de Santos Reis.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?