Vândalos invadem e destroem escola em Aparecida

Secretaria de Educação afirma que local deve ficar fechado por tempo indeterminado

Escola invadida em Aparecida (4)
Armários destruídos após invasão de vândalos (Foto: Colaboração)

Rafael Rodrigues
Aparecida

A escola CMEP (Centro Municipal de Educação Profissionalizante) de Aparecida foi invadida na madrugada deste último domingo (16), por vândalos que destruíram o local por dentro, obrigando a prefeitura a fechar temporariamente a instituição de ensino para realizar diversos reparos.

De acordo com as informações, os invasores não furtaram tantos objetos da escola, apenas pequenos utensílios e um celular corporativo.

Alunos não só dos cursos profissionalizantes, mas também de alfabetização, ficarão no prejuízo, já que a escola não funcionará durante toda essa semana por conta do grande estrago deixado pelos vândalos.

Ainda na quinta-feira (13), há relatos de que a escola teria sido invadida, mas na oportunidade não foi registrado nem furto nem vandalismo. Apesar do alerta, a Guarda Civil Municipal, responsável pela segurança do patrimônio público, não conseguiu evitar uma nova invasão, que dessa vez sim, trouxe muito prejuízo.

“A gente tentou localizar o meio como a pessoa tinha entrado. Intensificamos a ronda tanto no período diurno como noturno, mas não localizamos por onde eles estavam entrando, até domingo, quando com mais uma equipe conseguimos ver por onde estavam invadindo o local”, relatou o comandante da GCM, Giovane Amaral.

De acordo com ele, os marginais entraram na escola através de uma construção ao lado, que segundo ele, está aberta e sem vigia. “Nós localizamos uma entrada por uma construção que não tem vigia nem está fechada. Eles entraram por lá e arrebentaram tudo dentro da escola, quebraram armário, cadeiras e mesas”.

Apesar de ser alertado de um possível problema, o poder público garante que seria inviável manter um funcionário de vigia em cada prédio público da cidade. “É inviável devido ao nosso efetivo ter que cuidar de todos os patrimônios, e também porque na parte da noite trabalhamos com um número ainda mais reduzido”, explicou o comandante.

Amaral ressaltou que mesmo com o sistema de monitoramento, foi impossível identificar os vândalos e que a prefeitura deve tomar alguma providência quanto a vulnerabilidade do local.

A secretária municipal de educação, professora Nazaré Carlota de Castro, confirmou que a escola deve ficar fechada, sem previsão para voltar a funcionar. “Nós não temos previsão de reabrir a escola porque necessitamos da secretaria de administração para chamar uma empresa para arrumar tudo aquilo. Foi muito triste, porque sabemos do prejuízo que os alunos terão. E até que tudo seja arrumado vai ficar fechado”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?