Testagem em massa com feirantes e ambulantes começa com 312 atendidos em Aparecida
Movimento da feira preocupa Prefeitura, que aposta na atenção direta ao centro comercial; cidade tem 3368 casos e projeta dois mil testes
Da Redação
Aparecida
A Prefeitura de Aparecida deu início no último sábado (3) ao programa de testagem em massa com os feirantes e ambulantes da feira livre. O intuito é ampliar o planejamento de proteção da população em meio à pandemia do Covid-19, seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
A ação, que pretende atender cerca de duas mil pessoas, disponibiliza o atendimento no período das 8h às 15h, é financiada pela “Verba Covid”, destinada às cidades para o trabalho voltado ao combate e a prevenção contra a Covid-19.
Somente no último final de semana, a ação havia realizado 312 testes, com oito resultados positivos. Todos os pacientes contaminados foram encaminhados ao Centro de Enfrentamento à Covid-19.
A iniciativa é acompanhada pela promessa da Prefeitura de que nas próximas semanas os comerciantes e pessoas que trabalham no ramo hoteleiro serão o foco da secretaria da Saúde para o serviço de testagem em massa. O atendimento será retomado no próximo sábado (10).
De acordo com o boletim epidemiológico, publicado nas redes sociais da Prefeitura na tarde da última sexta-feira (2), Aparecida registrava 3368 casos confirmados, 100 óbitos e 53 pessoas em isolamento domiciliar.
Apoio – Programa federativo de enfrentamento ao novo coronavírus, a Verba Covid foi aprovada pelo Senado, distribuindo o valor de R$ 60 milhões a estados e municípios.
Apesar dos cuidados, ação anunciada pela secretaria de Saúde segue em parte o sugerido pela Organização Mundial de Saúde, que destaca que o trabalho de testagem em massa deve ser realizado juntamente com o isolamento social para reduzir a propagação do vírus.
Outras informações sobre o atendimento estão publicadas no site oficial da Prefeitura, o aparecida.sp.gov.br e podem ser acessadas também pelo telefone (12) 3104-4055.