PS de Aparecida deixa de ser administrado pela Santa Casa

Ainda no prédio da entidade, atendimento passa a ser chefiado pela Prefeitura; contrato era de R$ 370 mil mensais

A Santa Casa de Aparecida, que deixa de gerenciar o trabalho no atendimento do Pronto Socorro da cidade (Foto: Arquivo Atos)
A Santa Casa de Aparecida, que deixa de gerenciar o trabalho no atendimento do Pronto Socorro da cidade (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

Depois de anos de queda de braço, a Prefeitura de Aparecida e Santa Casa encerraram o contrato e agora o Pronto Atendimento, que ainda funciona na entidade, será administrado inteiramente pela administração municipal.

A princípio, o fim do convênio não trará nenhuma mudança drástica, já que o PS continua funcionando no mesmo prédio, pertencente ao hospital.

De acordo com a secretária de Saúde, Maria Eliane de Pereira, o que muda a partir do dia 1 de outubro, é a administração do local. “A Prefeitura assume o Pronto Atendimento já nas primeiras horas da manhã do dia 1. Contratamos uma empresa, na verdade uma Organização Social, para gerenciar a contratação dos profissionais e a gestão do estabelecimento”.

A empresa terceirizada foi contratada emergencialmente para gerenciar o PA de Aparecida pelos próximos noventa dias. “Até que possamos concluir o processo licitatório de contratação de uma empresa definitiva, que irá gerenciar tanto o Pronto Atendimento como as unidades de Saúde Básica da cidade”, explicou a secretária.

A Santa Casa administrava o Pronto Atendimento em Aparecida há 18 anos. Até esse mês o valor pago pela administração para que a Associação do Lar São Francisco gerenciasse o PA era de aproximadamente R$370 mil.

Eliane ressaltou que o fim do contrato foi feito “de forma amigável” entre Prefeitura e entidade. Ela explicou também que o atendimento não será prejudicado, já que os funcionários devem ser mantidos. “Estamos recebendo os currículos dos profissionais que já trabalham no PA e que mostraram interesse em continuar. Vamos contratar novos profissionais também”.

A estrutura oferecida hoje, de dois médicos clínicos e um pediatra 24 horas deve continuar com a administração da Prefeitura, mas a secretaria anunciou que um médico a mais, clinico, deverá ser contratado para que possa dar mais suporte, principalmente com a proximidade do feriado em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida.

O Pronto Atendimento continuará também funcionando no mesmo prédio, que hoje pertence a Santa Casa, mas o projeto da Prefeitura é levar o serviço para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que está sendo construído no bairro da Santa Terezinha.

O local, que está em fase final de construção, deverá atender todos os casos de urgência e emergência da cidade. Eliane garantiu que mesmo não estando na Santa Casa, o Pronto Atendimento terá estrutura para realizar os atendimentos, estabilizando pacientes que possam necessitar de intervenção cirúrgica ou internação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?