Prefeitura de Aparecida volta a atrasar repasse mensal para Santa Casa

Pelo quarto mês seguido, atraso dos R$ 330 mil prejudica funcionários do Pronto Socorro

Entrada do Pronto Socorro de Aparecida; Prefeitura atrasou mais uma vez repasse municipal à entidade (Foto: Arquivo Atos)
Entrada do Pronto Socorro de Aparecida; Prefeitura atrasou mais uma vez repasse municipal à entidade (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

A Prefeitura de Aparecida mais uma vez atrasou o repasse de R$ 330 mil referente à manutenção do Pronto Atendimento na Santa Casa. O resultado foi mais um atraso nos salários dos funcionários.

A data estipulada para o pagamento da subvenção era dia 30, mas administração municipal só fez o repasse no dia 10. De acordo com o coordenador administrativo da Santa Casa, Matheus Lemes, desde o retorno do prefeito Márcio Siqueira (PSDB) os atrasos se tornaram uma constante e agora até os vencimentos dos funcionários começaram atrasar. Consequentemente o serviço poderá ser comprometido. “Após o retorno do prefeito Márcio, virou rotina, pelo quarto mês consecutivo a prefeitura não fez o repasse no dia 30, e esse mês não conseguimos fazer o repasse para pagar os salários dos funcionários do Pronto Socorro”.

Em maio, o administrador da Santa Casa, Frei Daniel Kurt, havia feito uma declaração semelhante. Segundo ele, no período em que o vice Ernaldo Marcondes administrou a cidade, isso não acontecia. “O pagamento estava ocorrendo todo dia 30. Quando o Márcio voltou, logo no primeiro mês atrasou quatro dias e ainda teve que dividir”.

Em outras oportunidades a Santa Casa assumiu os custos dos vencimentos dos funcionários do PA, mas neste mês, o atraso foi inevitável. “Não tivemos nenhuma manobra financeira para arrumar recursos financeiros para arcar com esses gastos. Nos meses anteriores, conseguimos, mesmo sem o repasse da Prefeitura pagar os funcionários. Agora não”, afirmou Matheus Lemes.

Ele disse ainda que a entidade pretende acionar a Justiça para colocar fim nessa situação. “Estamos conversando com o jurídico e a promotoria para mover uma ação contra a Prefeitura para que a gente possa resolver isso de uma vez, porque fica inviável para a Santa Casa fazer o serviço e não receber”.

De acordo com a Prefeitura, a falta de recursos e a prioridade em outros setores foram os motivos principais do atraso, não só esse mês como também dos anteriores.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?