Nossa Senhora Aparecida no Carnaval de São Paulo

Homenagem de escola Unidos da Vila Maria leva para avenida os trezentos anos da Padroeira do Brasil

Baianas da Vila Maria posam ao lado da bandeira de Nossa Senhora Aparecida; homenagem à santa (Foto: Reprodução)
Baianas da Vila Maria posam ao lado da bandeira de Nossa Senhora Aparecida; homenagem à santa (Foto: Reprodução)

Rafael Rodrigues
Aparecida

Fiéis e foliões estão com a mesma expectativa quanto ao desfile das escolas de Samba de São Paulo no Carnaval desse ano. A Unidos da Vila Maria levará para avenida uma homenagem aos trezentos anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba.

O enredo “Aparecida, a Rainha do Brasil. 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro”, trouxe polêmica e divisão desde quando foi anunciado, mas acabou foi aprovado pela Igreja Católica, através da Arquidiocese de São Paulo e também do Santuário .

A preocupação que até hoje ainda gera manifestos contrários de fiéis, é com relação à nudez, situação sempre presente em desfiles de agremiações durante a folia.

O reitor do Santuário, Padre João Batista garantiu publicamente que esse não será um problema, já que a diretoria da escola assumiu compromisso com a Igreja de que haveria respeito. “Quando eles nos propuseram a homenagem garantiram que não queriam dinheiro e que também não haveria nudez na avenida. As fantasias irão mostrar a força da devoção, e por isso todos podem ficar despreocupados”.

Todo trabalho de construção do tema pela escola foi acompanhando por uma comissão de São Paulo e Aparecida. “Para o Santuário Nacional, a homenagem da escola de samba é algo importante dentro do contexto da celebração dos 300 anos. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, além de ser um patrimônio da fé do povo brasileiro, é também um patrimônio cultural. Queremos atender ao pedido do Papa Francisco de ser uma Igreja indo ao encontro da sociedade e sabemos que o Carnaval no Brasil é um grande evento cultural”, explicou o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista.

Carnavalesco da Unidos da Vila Maria, Sidnei França disse que toda preparação para o desfile desse ano tem sido tratada com muito respeito e devoção, já que se trata de um símbolo da fé do povo brasileiro. “É um grande presente e uma grande responsabilidade, já que a escola Vila Maria tem a missão de transformar toda grandiosidade e devoção que o povo brasileiro tem em Nossa Senhora, em Carnaval”, exaltou. “Temos a plena ciência da importância que esse trabalho tem de aculturação por isso estamos passando muito respeito a imagem que é um dos maiores símbolos da identidade do povo brasileiro”.

Confiante com o tema e com o trabalho desenvolvido até agora, o presidente da Vila Maria Adilson José de Souza revelou que a escola tem crescido ao longo dos anos e que com o enredo, espera levar o título. “A escola vem em uma importante evolução, temos conseguido desenvolver nosso projeto com mais facilidade, e esse enredo com toda certeza vai nos coroar com o campeonato. Não queremos trabalhar tudo isso com a alegria dos fiéis de todo Brasil”.

A Vila Maria entrará na avenida no inicio da madrugada do dia 25, no sábado de Carnaval, com seis alegorias e 3,5 mil componentes.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?