Nossa Senhora Aparecida no Carnaval de São Paulo
Homenagem de escola Unidos da Vila Maria leva para avenida os trezentos anos da Padroeira do Brasil
Rafael Rodrigues
Aparecida
Fiéis e foliões estão com a mesma expectativa quanto ao desfile das escolas de Samba de São Paulo no Carnaval desse ano. A Unidos da Vila Maria levará para avenida uma homenagem aos trezentos anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba.
O enredo “Aparecida, a Rainha do Brasil. 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro”, trouxe polêmica e divisão desde quando foi anunciado, mas acabou foi aprovado pela Igreja Católica, através da Arquidiocese de São Paulo e também do Santuário .
A preocupação que até hoje ainda gera manifestos contrários de fiéis, é com relação à nudez, situação sempre presente em desfiles de agremiações durante a folia.
O reitor do Santuário, Padre João Batista garantiu publicamente que esse não será um problema, já que a diretoria da escola assumiu compromisso com a Igreja de que haveria respeito. “Quando eles nos propuseram a homenagem garantiram que não queriam dinheiro e que também não haveria nudez na avenida. As fantasias irão mostrar a força da devoção, e por isso todos podem ficar despreocupados”.
Todo trabalho de construção do tema pela escola foi acompanhando por uma comissão de São Paulo e Aparecida. “Para o Santuário Nacional, a homenagem da escola de samba é algo importante dentro do contexto da celebração dos 300 anos. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, além de ser um patrimônio da fé do povo brasileiro, é também um patrimônio cultural. Queremos atender ao pedido do Papa Francisco de ser uma Igreja indo ao encontro da sociedade e sabemos que o Carnaval no Brasil é um grande evento cultural”, explicou o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista.
Carnavalesco da Unidos da Vila Maria, Sidnei França disse que toda preparação para o desfile desse ano tem sido tratada com muito respeito e devoção, já que se trata de um símbolo da fé do povo brasileiro. “É um grande presente e uma grande responsabilidade, já que a escola Vila Maria tem a missão de transformar toda grandiosidade e devoção que o povo brasileiro tem em Nossa Senhora, em Carnaval”, exaltou. “Temos a plena ciência da importância que esse trabalho tem de aculturação por isso estamos passando muito respeito a imagem que é um dos maiores símbolos da identidade do povo brasileiro”.
Confiante com o tema e com o trabalho desenvolvido até agora, o presidente da Vila Maria Adilson José de Souza revelou que a escola tem crescido ao longo dos anos e que com o enredo, espera levar o título. “A escola vem em uma importante evolução, temos conseguido desenvolver nosso projeto com mais facilidade, e esse enredo com toda certeza vai nos coroar com o campeonato. Não queremos trabalhar tudo isso com a alegria dos fiéis de todo Brasil”.
A Vila Maria entrará na avenida no inicio da madrugada do dia 25, no sábado de Carnaval, com seis alegorias e 3,5 mil componentes.