Hotéis de Aparecida esperam crescimento de 60% no número de romeiros para outubro

Santuário Nacional divulga programação da festa que volta a ter shows após dois anos impedidos pela Covid-19

Hotéis rodeiam o Santuário Nacional de Aparecida; setor espera por cenário próximo dos dados de 2019 (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Andréa Moroni
Aparecida

Depois de dois anos com restrições devido à pandemia de Covid 19, o setor hoteleiro de Aparecida espera retomar o crescimento na festa desse ano. Faltando menos de um mês para 12 de outubro, a expectativa do setor é que a ocupação dos hotéis e pousadas chegue a 60% do registrado em 2019, último ano antes da pandemia.

Vice-presidente do Sinhores (Sindicato dos Hotéis), Valdecir Henrique informou que em 2019 Aparecida recebeu, em outubro, 738 mil romeiros, segundo os números do Santuário Nacional. “Para este ano de 2022 espera-se 60% do número de turistas de 2019, cerca de 400 mil pessoas no mês todo, lembrando que tem a eleição, no começo e no final do mês, acaba atrapalhando um pouco esse fluxo”.

Em 2021, quando começou a flexibilização, estima-se que Aparecida recebeu em outubro cerca de 40% dos romeiros de 2019. “Estamos bem otimistas em relação às reservas para o mês de outubro desse ano e para quem ainda não se programou, ainda temos vagas”, frisou o Sindicato.

Programação – O Santuário Nacional divulgou na quarta-feira, dia 14, a programação para a Novena e Festa da Padroeira 2022. A novena será realizada de 3 a 11 de outubro, às 15h e às 19h, no Altar Central da Basílica, e no dia 12 de outubro, a missa solene, às 9 horas, presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida.

Durante os nove dias, os devotos que participarem presencialmente serão convidados a realizar um gesto concreto, com a doação de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal. Os itens arrecadados serão destinados a instituições beneficentes de Aparecida e região.

A tradicional carreata pelas ruas da cidade, quando moradores locais e visitantes enfeitam as janelas das casas e hotéis para prestigiarem a passagem da procissão, será realizada na quarta-feira (5), às 16h.

As atividades, que estavam suspensas devido à pandemia de Covid-19 nas últimas edições da Festa, serão retomadas em outubro de 2022.

Dia 8 – O Festival da Padroeira reunirá diversos músicos com canções em tributo à Nossa Senhora Aparecida. Neste dia, se apresentam a cantora e apresentadora da TV Aparecida, Mariângela Zan, e convidados, na Tribuna do Pátio das Palmeiras, a partir das 20h55.

Dia 10 – Na parte da manhã, às 9h, o Passeio Ciclístico sairá do Pátio das Palmeiras, em direção à Cidade do Romeiro.

Já à noite, a partir das 20h55, o Festival da Padroeira traz a apresentação do cantor Daniel e convidados.

As celebrações da Novena e Festa da Padroeira do Brasil serão transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação (TV, Rádio e Portal A12), pela plataforma Aparecida ao Vivo, Aplicativo Aparecida e pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?