Faltaram projetos e sobraram acusações no primeiro debate em Aparecida

Confronto entre candidatos à Prefeitura realizado pela Rádio Aparecida é marcado por ataques; feira livre é tema mais comentado

Candidatos participam de debate nos estúdios da Rádio Aparecida; ataques monopolizaram encontro (Foto: Colaboração / Rádio Aparecida)
Candidatos participam de debate nos estúdios da Rádio Aparecida; ataques monopolizaram encontro (Foto: Colaboração / Rádio Aparecida)

Rafael Rodrigues
Aparecida

Os seis candidatos à Prefeitura de Aparecida se encontraram na manhã desta última quarta-feira, nos estúdios da Rádio Aparecida, para o primeiro debate das eleições 2016. Durante duas horas, eles tentaram expor propostas para conquistar o eleitorado, mas durante boa parte do encontro, deixaram os projetos de lado e optaram pelos ataques.

Dividido em cinco blocos, o debate começou com uma pergunta única para todos os candidatos, elaborada pelo diretor geral da emissora, o padre Evaldo Cesar. Em seguida os candidatos se confrontaram com perguntas e respostas definidas por sorteio, mesma dinâmica usada no quarto bloco. No terceiro, os seis prefeituráveis responderam perguntas de ouvintes e entidades de Aparecida.

Feria Livre – A candidata Jeffercy de Souza Nunes (PR) foi a primeira a responder sobre o assunto, mas citou apenas o problema crônico de segurança. Já o segundo candidato, Paulo Caputo (PROS), falou em revitalização, ambulatório, adoção de cestas de lixo e apresentou a novidade de escolher por votação entre os próprios ambulantes, o nome do próximo secretário de Comércio Ambulante.

O atual vice-prefeito, Sargento Ernaldo (PMDB) focou seu discurso em torno da finalização da obra do CAT (Centro de Apoio ao Turista), concluído durante o período em que esteve à frente da Prefeitura e ainda deu a entender que pode transformar a feira livre da cidade em uma autarquia municipal, para ter mais independência financeira. Toninho Barão (PHS) falou sobre a redução no número de ambulantes em pelo menos 20%, combatendo segundo ele, pessoas de fora da cidade que ele próprio classificou como clandestinos.

O candidato Gustavo Lopes (PEN) propôs mais qualidade para o trabalho do ambulantes, focando em infraestrutura e citando também melhorias na fiscalização e segurança. Encerrando o assunto, o candidato Celso Alvez (PSD) foi enfático em dizer que o principal a se fazer é impedir que novos pontos sejam doados aos ambulantes, chegando até a acusar o candidato peemedebista de ter doado banca durante o período em que esteve à frente da Prefeitura.

Confronto – O momento mais esperado entre os ouvintes e internautas, o confronto entre os candidatos com perguntas e resposta, não teve tantas ideias e nem apresentação de projetos. Os embates mais inflamados ficaram por conta de Celso Alvez, Jeffercy e Sargento Ernaldo. Quando questionada por Marcondes sobre obras realizadas durante sua passagem na secretaria de obras durante a gestão de Zé Louquinho, Jeffercy fez questão de atacar o adversário, em meio as respostas.

Outro momento protagonizado por Marcondes e que marcou os ataques, foi durante a pergunta feita por Celso Alves, que usou o tempo para pedir explicações sobre sua “parceria” política com o atual prefeito Antônio Marcio Siqueira, a quem Marcondes fez duras críticas, ao responder que não existe relação entre eles, comprovando o rompimento político.

O clima quente entre Sargento Ernaldo e Celso Alves continuou, com trocas de acusações sobre atitudes que tomavam enquanto ocupavam cadeiras da Câmara de Aparecida.

A Rádio Aparecida ainda promoverá outro debate entre os candidatos de Aparecida. O próximo encontro está marcado para o dia 29 de setembro, mas vésperas da eleição. Outras cidades também contarão com o projeto da emissora: Guaratinguetá, Roseira e Potim.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?