Chuva em Aparecida deixa moradores do Bonfim sem acesso ao bairro

Problema se torna continuo em dias de temporais; Defesa Civil do Estado deve auxiliar na recuperação da estrada

Buraco aberto pela chuva no acesso ao bairro expõe sistema de esgoto (Foto: Arquivo Atos)
Buraco aberto pela chuva no acesso ao bairro expõe sistema de esgoto (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

A semana foi de muito transtorno para os moradores do Bonfim, na Zona Rural de Aparecida, depois que a ponte de acesso ao bairro cedeu por conta das chuvas. O problema não é novidade, principalmente nessa época do ano em que as chuvas são mais constantes.

O presidente da Associação dos Amigos do Bairro do Bonfim, Cássio Alves, afirmou que o principal acesso ao bairro estava cedendo ao longo dos últimos dias e que nessa semana não suportou o temporal. “A parte do caminho que rompeu já estava cedendo, e com a chuva forte acabou caindo de vez, inclusive a cratera engoliu um carro”.

De acordo com os moradores, o acesso alternativo ao bairro é mais precário, e que fica ainda pior quando chove forte, por isso pediram providência definitivas para que o principal acesso seja recuperado e que não venha mais sofrer com as chuvas.

Alves afirmou que já há dois anos os moradores sofrem com a falta de infraestrutura para chegar ou sair do Bonfim. “O que eles têm feito é colocar entulho, um pouco de terra, mas o problema continua, quando chove roda tudo. Hoje em dia ninguém passa lá, nem carro nem pedestre”.

O coordenador da Defesa Civil de Aparecida, tenente Benedito Campos Oliveira confirmou que o problema é de longa data e explicou que há dois anos houve um problema na galeria debaixo da ponte e que até hoje nenhuma solução definitiva foi encontrada. “Há dois anos atrás tivemos um colapso dessa galeria, que sofreu um processo erosivo. Na época, tivemos o apoio do Exército para que pudéssemos fazer um trabalho provisório”.

Mas Oliveira disse que a atual administração firmou convênio com o Estado para acabar definitivamente com o sofrimento dos moradores do bairro. “Nessa gestão fizemos um convênio com a Casa Militar, para que solicitássemos um projeto definitivo e já foi aprovado. Uma equipe já esteve no local para avaliar os danos para liberar mais rápido os recursos”.

No site da Prefeitura, o secretário de Obras José Benedito Angelieri disse que já foi feita a vistoria e que houve sinalização positiva do Estado para realização das obras necessárias.

Em nota, a Prefeitura de Aparecida informou ainda que a Defesa Civil Estadual enviou, na última quinta-feira, representantes à Aparecida para vistoriar a ponte que caiu na estrada do Bonfim.

Segundo a nota, na oportunidade, os representantes do Estado fizeram um relatório fotográfico e receberam uma planilha de custo atualizada do projeto para a construção da nova ponte, que já foi encaminhada a Casa Militar.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?