Bebê de um mês com suspeita de H1N1 passa por exames em Aparecida

Da Redação
Aparecida

Um bebê recém-nascido de Aparecida, de aproximadamente 30 dias, está internado no Hospital Escola de Itajubá com suspeita de ter adquirido o vírus H1N1. A criança deu entrada no Hospital Maternidade Frei Galvão com o diagnóstico inicial de síndrome respiratória aguda grave, mas autoridades levantaram a possibilidade dela estar infectada com o vírus.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Aparecida, Maria Eliane, a pasta foi informada essa semana pela Vigilância Epidemiológica do caso, e desde então já começou todos os procedimentos necessários, mesmo sem a confirmação do caso. “A secretaria de Saúde já tomou todas as providências, e independente da confirmação ou não já estamos fazendo a profilaxia, ou seja, identificando com quem esse bebê teve contato nos últimos dias”, explicou.

Ela informou ainda que, de acordo com algumas investigações, as autoridades conseguiram identificar que o bebê teve contato com crianças que não tomaram a vacina. “Nós percebemos que ela esteve em contato com outras crianças que não receberam a vacina. Por isso, é importante que as pessoas dentro do grupo de risco passem pela imunização da doença’, alertou.

Maria Elaine explicou ainda que mesmo a criança não tendo idade suficiente para ser vacinada, já que a imunização só deve ser aplicada em crianças acima de 6 meses, os recém-nascidos estão protegidos pela vacina que a mãe tomou.

Amostras da saliva do recém-nascido foram coletadas pelo Hospital de Guaratinguetá, e o Instituto Adolf Lutz deve liberar o resultado dentro de 15 dias. Apesar disso, a secretária disse que o bebê já está sendo medicado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?