Após 6 anos, apartamentos da CDHU em Aparecida não saíram do papel

Construção de 64 unidades continua barrada pela Justiça, e Siqueira culpa Cetesb pelo atraso

Rafael Rodrigues
Aparecida

Doado no final da gestão do ex-prefeito de Aparecida, José Luiz Rodrigues, ainda em 2007, o terreno no bairro Santa Terezinha onde era para ser construídas dezenas de novas moradias para população, continua só com mato e sem nenhuma casa.

O local seria usado pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) para construir de início 94 apartamentos para moradores de baixa renda. Entretanto, 6 anos depois da doação, nenhuma parede foi erguida.
O atual prefeito de Aparecida, Antonio Márcio de Siqueira (PSDB) revelou que problemas burocráticos e questões ambientais impedem que a obra seja iniciada. Siqueira disse ainda que o projeto inicial sofreu alterações para cumprir adequações exigidas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

“A princípio o projeto era para 94 apartamentos, mas nas proximidades tinha uma mina que precisava ser preservada e a CDHU refez o projeto e diminui para 62 apartamentos”, explicou.

Apesar das adequações do projeto, ainda assim, o GAEMA (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), ligado ao Ministério Público Estadual, proibiu a execução das obras, alegando que a área é considerada de risco. “Eles alegaram, e nós não concordamos, que lá é área de risco para inundações, mas eu me recordo que nunca houve uma enchente naquelas proximidades em todos esses anos que eu vivo na cidade”, afirmou.

Siqueira disse também que no início de sua gestão, a CDHU tentou por diversas vezes realizar um processo licitatório para dar início nas construções, entretanto, na oportunidade, não houve empresa interessada. “Por duas ou três vezes a CDHU chegou a fazer licitação pública para execução das obras, mas elas não começaram porque não apareceu nenhuma empresa interessada. Na terceira vez, aí sim, uma empresa venceu, chegando até assinar o contrato, mas não conseguiu nem começar as obras, por causa dessa intervenção”, salientou.

A prefeitura de Aparecida e o CDHU confirmam que estão tentando liberar a construção dos apartamentos, inclusive uma reunião está marcada para o próximo dia 24 de julho em São José dos Campos. “Dia 24 de julho teremos uma reunião entre a CDHU, CETESB e prefeitura, e nesse dia talvez tenhamos uma resposta. A expectativa é de que tenhamos uma resposta positiva, porque a área é muito boa”, contou o dirigente regional da CDHU no Vale do Paraíba, Francisco Assis Vieira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?