Bondinho volta a operar interligando Pinda a Campos do Jordão

Após três anos e diversos investimentos na segurança, trem volta a fazer o tradicional passeio

Estrada de Ferro Campos do Jordão - Bruna Pires
Foto: Bruna Pires

Da Redação

Pindamonhangaba

O bondinho que realizava viagens entre as cidades de Pindamonhangaba e Campos do Jordão voltou a operar nesta última terça-feira (02). A automotriz A1 estava parada desde o acidente ocorrido neste trajeto no final de 2012.
De acordo com a EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão), que é a operadora do Trem da Serra, a automotriz passou por diversas intervenções e modernização, segundo recomendação do Ministério Público, para dar mais segurança aos usuários nos passeios.
Uma das medidas de segurança foi a instalação do registrador de eventos, que é semelhante à caixa-preta utilizadas nos aviões, a implantação de um GPS limitador de velocidade e um dispositivo que exige a presença de operador no comando do veículo.
Já na parte interna do trem, os sistemas mecânico e elétrico foram modernizados, e o processo teve o acompanhamento dos engenheiros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
A via permanente em que o trem passa também recebeu melhorias desde 2012, com a construção de 2.347 metros³ de contenção de encostas, troca de 14.800 unidades de dormentes e de 20.156 metros de trilho, além da implantação de 4.889 metros de canaletas de drenagem, entre outros.
As próximas viagens do Trem da Serra acontecem nos dias 9, 16, 17, 23, 24 e 30 de junho. A saída é da Estação Pindamonhangaba, às 9h, e o retorno às 15h, saindo da Estação Emílio Ribas, em Campos do Jordão. A tarifa do passeio é de R$ 59,00 para o percurso de ida e volta, e de R$ 43,00 para trajeto único. Os horários para a alta temporada, que acontece em julho, ainda não foram definidos.

O passeio – O Trem de Serra parte da Estação Pindamonhangaba, e vai até a Estação Emílio Ribas, em Campos do Jordão. Durante o trajeto, o turista passa pelas belezas naturais do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, por edificações históricas da ferrovia, com destaque para a Estação Eugênio Lefèvre, localizada em Santo Antônio do Pinhal, onde é realizada uma pausa de trinta minutos para que os turistas possam conhecer o famoso Mirante da Santa Expedicionária (com ampla vista para a região). O Trem de Serra também passa pelo Alto do Lajeado, ponto culminante ferroviário do Brasil, com 1.743 metros de altitude.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?