Região tem as seis cidades com maior taxa de homicídio do estado

Levantamento do Estado aponta situação preocupante no terceiro bimestre com Cruzeiro liderando ranking paulista da violência

Viatura da Polícia Militar durante ocorrência; cidades da RMVale estão registradas como mais violentas do Estado (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
RMVale

Dados divulgados pelo Governo do Estado no início desta semana revelam que seis cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) lideram o “ranking paulista da violência”. De forma preocupante, os municípios registram uma taxa de mais de dez vítimas de homicídio por grupo de cem mil habitantes.

Baseando-se em estatísticas de junho de 2022 a maio de 2023, período em que a RMVale teve 332 moradores executados, um levantamento da SSP (secretaria de Segurança Pública do Estado) informa as taxas de homicídio das cem maiores cidades do território paulista. Para a preocupação das autoridades, municípios da RMVale ocupam as primeiras colocações do “Ranking Paulista da Violência”.

Com um índice de 34,98 vítimas de assassinato por cem mil habitantes, Cruzeiro é a cidade mais violenta do estado no período. Na vice-liderança está Caraguatatuba com a taxa de 24,82. Fechando o “pódio”, aparece Lorena com a média de 23,46. Os três municípios que ocupam as posições seguintes são: Ubatuba (19,39), Caçapava (18,80) e Guaratinguetá (16,52).

Já que registram taxa superior a 10 as cidades são classificadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como “zona epidêmica para a violência”.

De diferentes áreas, os municípios que fecham o “Top 10” da lista são: Rio Claro (região de Piracicaba), Ibiúna (região de Sorocaba), Araçatuba (região de Araçatuba), Embu das Artes (região da Grande São Paulo) e São Carlos (região de Ribeirão Preto).

Os cinco demais municípios da RMVale presentes no “Ranking Paulista da Violência” são: Taubaté (12ª colocação/ taxa de 13,47), São Sebastião (32ª colocação/ taxa de 8,73), Pindamonhangaba (35ª colocação/ taxa de 8,41)

São José dos Campos (colocação 44ª/ 6,86 vítimas) e Jacareí (53ª colocação/ 6,47%).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?