Região mais violenta do interior, Vale tem Carnaval sem grandes ocorrências

Guará registra maior número de casos na área do evento; Pinda tem homicídio

Policiamento militar que trabalhou na segurança do carnaval em Pindamonhangaba; A cidade que atraiu o maior número de foliões na região (Foto:  Arquivo Atos)
Policiamento militar que trabalhou na segurança do carnaval em Pindamonhangaba; A cidade que atraiu o maior número de foliões na região (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Regional

Apontada pela secretaria de Segurança Pública em 2016 como a região mais violenta do interior do Estado, o Vale do Paraíba teve um Carnaval relativamente tranquilo, com registro apenas de ocorrências de baixa gravidade nos locais onde foi organizada a folia. Guaratinguetá foi o município que teve o maior número de casos na área do evento.

De acordo o levantamento das ocorrências do 23º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), responsável pela segurança de 17 municípios, que engloba as cidades entre Bananal e Roseira, foram registrados dois caso de tráfico de drogas na avenida Presidente Vargas, na Vila Paraíba, onde foi realizado o Carnaval de Guaratinguetá.

O primeiro caso ocorreu por volta das 5h do último dia 26, quando os policiais militares desconfiaram da atitude de dois adolescentes e um homem. Na abordagem foram encontradas mais de trinta gramas de cocaína embaladas para a venda.

A dupla de menores de idade foi liberada na presença dos pais, já o adulto foi preso em flagrante por tráfico de drogas. No dia seguinte, por volta da 0h, um homem e um adolescente foram surpreendidos, na mesma avenida, com cerca de dez gramas de cocaína.

Em depoimento, o primeiro assumiu que iria tentar vender o entorpecente para os foliões. Ele acabou preso em flagrante por tráfico de drogas, e o menor liberado.

Guaratinguetá registrou ainda a apreensão de dois menores de idade com um simulacro de arma de fogo na rua Frei Galvão, no Centro. A suspeita da Polícia Civil é que eles se preparavam para assaltar os foliões que se dirigiam para o Vila Paraíba. A cidade teve ainda mais quatro ocorrências, mas todas afastadas da região isolada para a realização do Carnaval.

No último domingo um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo na praça Prado Filho, no Centro, que recebeu o Carnaval de Cachoeira Paulista. Segundo a Polícia Militar, durante uma revista foi encontrado com ele um revólver calibre 32, com duas munições intactas.

Já em Lorena, foram registradas quatro ocorrências policiais durante o período do feriado, a maioria por tráfico de drogas, mas nenhuma na região central, onde os foliões se concentram.

Em Pindamonhangaba, o delegado do 1° Distrito Policial, Vicente Lagioto, afirmou que foram registradas ‘poucas e leves’ ocorrências na região em que foi realizado o evento. “Tivemos alguns furtos e a prisões de motoristas que dirigiam embriagados. Já no Araretema, região mais afastada, foram presos homens armados que estariam praticando crimes na região. O efetivo policial foi reforçado em toda a cidade e um mal maior foi evitado graças às prisões”.

Lagioto contou ainda que a cidade registrou um homicídio na região do Ribeirão Grande, mas tanto a vítima como o autor eram de Taubaté. No dia seguinte ao crime, o assassino acabou sendo morto. O inquérito policial está a cargo da Polícia Civil de Taubaté.

Outro caso violento, e que também ocorreu longe da área do Carnaval, ocorreu no Santana quando um grupo de menores de idade invadiu uma casa e esfaqueou o dono do imóvel, que segue internado em estado grave.Os criminosos foram apreendidos em Taubaté e seguem à disposição da Justiça.

Outros municípios da região registraram menor número e gravidade de ocorrências durante o Carnaval.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?