PRF apreende setenta mil produtos chineses em Lavrinhas

Carga confiscada é avaliada em R$ 2,6 milhões; mercadoria apresenta documentação adequada

Carga de produtos chineses, confiscada em Lavrinhas; irregularidade em notas ficais (Foto: Divulgação PRF)

Lucas Barbosa
Lavrinhas

Avaliada em R$ 2,6 milhões, uma carga de produtos chineses foi apreendida pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na tarde da última quinta-feira (3) no trecho de Lavrinhas da rodovia Presidente Dutra. A mercadoria foi confiscada após o motorista apresentar notas fiscais que não correspondiam aos objetos transportados.

De acordo com a PRF, uma equipe realizava abordagens de rotina em frente á base da corporação por volta das 18h, quando deu ordem de parada ao condutor de um caminhão. Questionado pelos policiais sobre do que se tratava a carga, o motorista apresentou notas fiscais, emitidas por uma empresa de importação, que informavam que as caixas transportadas armazenavam lâmpadas e refletores fabricados na China.

Ao checarem os produtos, os policiais descobriram que diversas embalagens apresentavam informações que não correspondiam com as descritas na nota fiscal, desrespeitando as normas exigidas pela Receita Federal.

Afirmando não saber da infração, o caminhoneiro revelou que foi contratado para transportar cerca de setenta mil caixas do porto de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, para uma loja da capital paulista, no bairro Santa Ifigênia.

Encaminhado à Delegacia de Cruzeiro, o condutor foi liberado após prestar depoimento.

Já a mercadoria foi levada à sede regional da Receita Federal, em Taubaté, que será responsável por analisá-la e decidir qual será sua destinação.

Caso os especialistas do órgão atestem que as fabricações das lâmpadas e refletores respeitam a regulamentação brasileira de qualidade, os objetos deverão ser doados. Em contrapartida, eles poderão ser destruídos se estiverem em desacordo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?