PM prende quadrilha de assaltantes de turistas em Ubatuba
Criminosos capturados agiam na Praia Grande; grupo é localizado através de celular de vítima
Lucas Barbosa
Leandro Oliveira
Ubatuba
Após cometer uma onda de assaltos durante a véspera e o feriado de Ano Novo em Ubatuba, uma quadrilha foi desarticulada pela Polícia Militar na manhã da última quarta-feira. Além das prisões de 16 adultos, a operação apreendeu dois adolescentes em uma casa alugada no bairro Perequê-Açu.
De acordo com a Polícia Civil, no fim da tarde da última terça-feira diversos turistas foram à Delegacia de Ubatuba para registrarem boletins de ocorrência após terem joias e aparelhos celulares roubados na Praia Grande. Para tentar evitar novos assaltos, a corporação e a PM intensificaram o policiamento na região.
Na tarde da última quarta-feira, policiais militares patrulhavam a orla da Praia Grande, por volta das 16h, quando foram chamados por um turista que teve o celular roubado poucas horas antes por dois jovens. A vítima informou que conseguiu, através de um aplicativo, rastrear a localização do aparelho.
Na sequência, diversas equipes da PM foram até o endereço indicado no Perequê-Açu, cercando uma casa alugada que abrigava 18 moradores de Campinas-SP.
Ao invadir o imóvel, os policiais surpreenderam 16 homens e duas mulheres, que estavam em posse de diversos objetos roubados como 41 aparelhos celulares, 47 cordões de ouro, 15 correntes de prata, 7 pulseiras de prata e 8 relógios.
Além de uma quantia de R$5.380, em um dos cômodos foram apreendidos um revólver, 18 cápsulas de cocaína, 5 comprimidos de ecstasy e 3 porções de maconha. Na garagem e em frente à residência foram localizados seis carros, sendo que um deles foi utilizado durante um roubo em Campinas, no último dia 29.
As vítimas relataram a situação que gerou acúmulo de reclamações na delegacia. “Eu estava em uma festa com os amigos na Praia Grande e fui próximo do mar, sozinho, onde encontrei uma garota, só que ela estava procurando um irmão em um quiosque. Eu fui com ela, e chegando lá encontramos ele, e quando voltamos, cerca de quatro caras me abordaram e levaram meu celular, minha carteira e meu relógio. Ele estava armado e me ameaçou, além de me agredir”, contou Filipe Endo, 30 anos, turista de Guaratinguetá.
Surpreendido pelo assaltante ao lado de sua namorada, o turista de Taubaté, Jose Renato de Abreu, 22 anos, descreveu a forma como foi abordado. “Eu estava andando com a minha namorada, na Praia Grande, na avenida. Ela viu que tinha alguém de bicicleta atrás da gente, e falou pra eu dar licença. Nessa que eu fui pro lado, ele anunciou o assalto. Levou minha carteira e os nossos celulares. A gente veio ontem (dia 1) a noite fazer o boletim, mas falaram pra voltarmos hoje cedo. Chegamos às 9h pra fazer o reconhecimento dos aparelhos”.
Encaminhados à Delegacia de Ubatuba, membros da quadrilha foram reconhecidos pelas vítimas.
Os criminosos permanecem à disposição da Justiça, e devem ser transferidos até a próxima segunda-feira para presídios estaduais.