Operação apura esquema de desapropriação irregular de imóveis em Caraguá

MP e polícia cumprem mandados de busca e apreensão em cinco cidades; Prefeitura e Câmara são alvos de vistoria sobre áreas e imóveis

Viaturas da Polícia Civil de Caraguá; operação deflagrada investiga desapropriação de imóveis (Foto: Reprodução)

Da Redação
Caraguatatuba

Contando com o apoio das polícias Civil e Militar, o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) realiza uma operação nesta quinta-feira (16) em cinco cidades da região. O trabalho, que contou com as participações de agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e do Seccold (Setor de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro), apura uma denúncia de esquema de desapropriação irregular de imóveis e áreas públicas em Caraguatatuba.

Em busca de pistas que contribuam para a investigação, os agentes vasculham a Prefeitura e a Câmara de Caraguá.

Denominada “Cais do Porto”, a operação cumpre 26 mandados de busca e apreensão em endereços distribuídos por Caraguá, Guaratinguetá, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté. Segundo o Ministério Público, a ação tenta localizar documentos e outros materiais que auxiliem no avanço do trabalho que apura a desapropriação irregular de imóveis e áreas públicas em Caraguá, como a que abriga a Praça de Eventos do bairro Porto Novo, inaugurada em 2014.

A investigação aponta que um grupo, formado por agentes públicos de Caraguá e empresários da região, pode ter movimentado mais de R$ 12 milhões com o esquema. Caso seja comprovada a prática, os envolvidos poderão responder por apropriação indébita, corrupção ativa ou passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Devido ao andamento da operação, segue proibido o acesso de funcionários ao prédio da Prefeitura e na Câmara de Caraguá.

Em nota oficial à imprensa regional, a Prefeitura informou que fornecerá ao MP-SP todos os documentos solicitados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?