‘O outro Van Gogh’ será atração em Lorena

Peça fala sobre a vida de Theo e ausência do irmão Vincent Van Gogh

Fernando Eiras interpreta Theo na peça 'O outro Van Gogh' (Foto: Divulgação)
Fernando Eiras interpreta Theo na peça ‘O outro Van Gogh’ (Foto: Divulgação)

Leandro Oliveira

Lorena

Com texto de Maurício Arruda Mendonça e direção de Paulo de Moraes, Lorena vai receber a peça ‘O outro Van Gogh’. O número fala sobre o irmão de Vincent Van Gogh, Theo, e a relação entre eles. A peça conta com duas apresentações no Teatro Teresa D’Ávila, sendo elas nos dias 25 e 26 deste mês.

Os ingressos começaram a ser vendidos na segunda, 13, com preços entre R$ 50 e R$ 25 (meia entrada). Tem direito a meia entrada estudantes, professores da rede pública e pessoas acima de 60 anos. As entradas estão sendo vendidas na bilheteria do Teatro Teresa D’Ávila, de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h.

Na peça ‘O outro Van Gogh’, Theo, interpretado por Fernando Eiras, busca na ausência do irmão, Vincent, uma solução para questões pessoais. Theo tem necessidade de afirmar a vida, e essa afirmação, para ele, só é possível por meio da arte. Em auxílio ao irmão, Vincent sugere que ele se expresse e alcance em si um lugar de redenção. No palco, o destaque fica por conta da cena que um personagem se transfigura no outro.

Vida: Theo Van Gogh é quatro anos mais novo que Vincent. Os irmãos viveram a infância e adolescência juntos, no interior da Holanda. Foi graças a Theo que Vincent ganhou fama mundial com suas obras. Theo cuidava das telas do irmão, as financiou e até sustentou Vincent para que ele pintasse.

Theo foi responsável pela introdução dos quadros de Vincent em Paris, em 1884, na época dominada por artistas impressionistas como Monet, Seraut e Cezanne. Na capital francesa Theo se casou, teve um filho e criou, ao lado do irmão, uma comunidade artística. Em 1890 Theo entrou em uma profunda depressão após Vincent disparar contra si próprio um tiro no peito e morrer. Internado em uma instituição médica para insanos, Theo morreu aos 33 anos por complicações de sífilis.

Fernando Eiras interpreta Theo Van Gogh e já estrelou no teatro ‘Hamlet’, de Shakespeare, o musical ‘Opera do Malandro’ e ‘As três irmãs’, de Tchekhov. Na TV, o ator fez ‘Páginas da Vida’, em 2006, a série ‘As cariocas’, em 2012, ‘Sete Vidas’, em 2015 e atualmente está no ar em ‘Verdades Secretas’, todas da Rede Globo.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?