Festival da içá é promessa para reaquecer economia do município de Silveiras

Com competições culinárias, apresentações e comidas típicas, evento retorna após cancelamento da última edição

Festival da Içá em 2019, que foi sucesso entre visitantes e moradores da cidade (Foto: Reprodução PMS)

Thamiris Silva
Silveiras

A secretaria de Cultura e Turismo de Silveiras realiza no próximo sábado (14) a quarta edição do Festival Içá. Neste ano o evento retorna com novidades como competições culinárias e aulas gastronômicas.

Com sua primeira edição em 2017, o objetivo do festival é promover a utilização da especiaria na culinária, por meio de comidas típicas, como a farofa da formiga (içá), “carro chefe” do evento.

Para a secretaria de Cultura e Turismo, o festival é importante para reaquecer a economia municipal e propagar a valorização dos costumes silveirenses. A proposta é apresentar a içá como um alimento de alta lucratividade e com variações gastronômicas que ultrapassam a barreira dos alimentos salgados.
“A expectativa para economia é de aquecimento total, um exemplo disso é que as pousadas já estão lotadas”, exemplificou o secretário da Cultura e Turismo, Leandro Mineirinho. “Eu não tenho o dado específico da última arrecadação, mas em minha apuração com o dono da única cozinha que trabalha no evento, a parte alimentícia do evento deve ter movimentado na faixa de R$ 25 mil a R$ 30 mil no mínimo, no ano de 2019”, acrescentou o secretário.

A programação para os dois dias é preenchida com apresentações musicais (shows de Daia Marinho, Kaique Lennon e Jorge Chalita no sábado e Forro com Júlio Cezar, Zé Viola e Laercio Violeiro no domingo), comidas típicas e exposição de artesanato. “Este ano nós teremos duas aulas shows com dois chefs de cozinha, vamos ter também o concurso Tamanduão, que vai ser uma competição de quem come mais farofa de içá por um determinado tempo. Para dar mais uma incrementada na programação, vamos ter também uma entrevista contando causos e curiosidades a respeito da caça da içá”, detalhou Mineirinho.

Farofa de içá, principal prato feito com a iguaria e ‘carro chefe’ em evento no município de Silveiras (Foto: Reprodução EBC)

O evento será realizado neste final de semana, no Rancho Tropeiro, localizado na praça Anacleto, s/n. Os organizadores asseguram a aplicação das medidas sanitárias contra a Covid-19, como a orientação ao público utilização de máscaras e álcool em gel, disponível em pontos estratégicos do festival.

Içá no prato – Um estudo do Segundo o biólogo Eraldo Medeiros Costa Neto, da Universidade Estadual de Feira de Santana – BA, apontou que a içá, uma espécie de formiga, também conhecida como saúva, possui alto valor proteico, com até 44% de proteína em comparação com as carnes de frango, que tem 23%, e a de boi, que chega a 20%.

Conhecida popularmente como Tanajura (fêmea da espécie), a formiga ainda não tem destaque como prato típico nacional, por falta de regulamentação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para processo de venda e criação de insetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *