Cidades investem em decoração e shows para alavancar o Natal e atrair famílias

Sincovat aponta que vendas devem aumentar 8% em relação ao ano passado; Pinda aposta até mesmo no Grinch

Praça Conselheiro Rodrigues Alves, em Guará, pronta para o Natal; cidades investem para atrair famílias (Foto: Reprodução PMG)

Thales Siqueira
RMVale

As Prefeituras da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) estão investindo nas programações de final de ano e nas decorações de Natal com o objetivo de atrair turistas e fomentar o comércio. Lorena e Cachoeira Paulista já tiveram a inauguração da programação natalina, enquanto as demais cidades devem dar início às festividades nos próximos dias.

No último domingo (26), a Prefeitura de Lorena realizou a abertura do Natal Iluminado e reuniu grande público. A noite foi marcada pela ligação das luzes na praça Dr. Arnolfo Azevedo e pela Cantata de Natal realizada por diversos cantores da região, entre eles: Fábio Satim, Dani Lopes, Joffre Capucho. A programação se estende no município até o dia 23 de dezembro. Neste sábado (2), a festa terá o show de Bee Gees One – Tributo a Bee Gees.

Também no último domingo, a cidade vizinha, Cachoeira Paulista, abriu o Natal na praça Prado Filho. O público pode acompanhar o show musical infantil “Um sonho de Natal”, com personagens da Disney como o Mickey e a Minnie Mouse.

De acordo com o prefeito Antônio Carlos Mineiro (MDB), a ação visa atender as famílias de baixa renda e fomentar o comércio local. “Este projeto busca resgatar o espírito natalino dos munícipes e visitantes, oportunizando a todos, e em especial, as famílias de baixa renda a contemplação da iluminação natalina e a oportunidade para as crianças de tirarem fotos com personagens antes só disponíveis em grandes shoppings. O projeto também visa fomentar o comércio local, pois traz as famílias para o centro comercial”, destacou o prefeito.

O Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) apontou que as vendas de Natal devem aumentar 8% na RMVale em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a ACC (Associação Comercial de Cruzeiro), esse aumento nas vendas está diretamente ligado às programações de Natal desenvolvidas pelos municípios, já que a decoração natalina nas cidades desempenha um papel fundamental no aumento das vendas no comércio.

“O clima festivo e acolhedor atrai mais clientes para a região, criando um ambiente convidativo para as compras. Uma decoração bem elaborada não apenas cria um cenário atraente, mas também funciona como uma poderosa estratégia de marketing para os comerciantes”, destacou o presidente da ACC, Newton Fabio da Rocha.

Em Silveiras, a programação de fim de ano teve início nesta sexta-feira, às 20h, na praça Padre Antônio Pereira de Azevedo (Praça da Matriz), com decoração natalina, a chegada do Papai Noel e a Cantada de Natal organizada pelo Coral Nossa Senhora da Conceição, Coral infantil do município e pelo violinista Daniel Martins.

Ainda na sexta-feira, em Guaratinguetá, a partir das 19h, na praça Conselheiro Rodrigues Alves, haverá um espetáculo musical da Bella Itália e a presença de personagens natalinos, além da inauguração da casa do Papai Noel. A programação se estenderá em todo o mês de dezembro com apresentações musicais, artísticas e culturais.

Em Pindamonhangaba, o lançamento do Natal Encantado também será nesta sexta-feira e haverá atrações culturais em diversos pontos da cidade. A novidade da edição deste ano será a presença do famoso personagem Grinch, criatura verde mal-humorada que não gostava do Natal, que realizará visitas guiadas com as crianças pela gruta da Praça Monsenhor Marcondes. A programação conta ainda com shows musicais diários e feira de artesanato.

Em Piquete, grandes nomes da música brasileira farão parte do Festival de Natal. Neste sábado, a dupla Thaeme e Thiago serão responsáveis pelo agito. No dia 9, o município recebe o grupo Falamansa, e no dia 17 é a vez da Turma do Pagode subir aos palcos. A chegada do Papai Noel está marcada para este domingo (3) na praça Duque de Caxias.

O prefeito de Piquete, Rômulo Kazimierz, o Rominho (PSDB) destacou que o intuito do Festival de Natal é fomentar a economia da cidade e levar entretenimento para a população. A ideia é que ao trazer grandes shows musicais, o município receba moradores das cidades vizinhas.

Até o fechamento desta edição, as cidades de Cruzeiro, Aparecida e Canas ainda não tinham divulgado as suas respectivas programações de Natal.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?