Política a conta-gotas…

A força do voto

Tenente Coimbra e Major Lescura

Ainda sobre o recado das urnas de Lorena, quem mostrou forças na política local foi o Major Lescura, que sem os recursos exibidos e gastos de muitos candidatos, apenas com uma pequena – porém, eficiente  equipe de campanha e suas visitas nos bairros, conseguiu emplacar 1.547 votos para o deputado estadual Tenente Coimbra, o quinto mais votado na cidade.

 

 

 

Uma pedra no caminho

Herivelton Vela com 13 mil votos nas urnas de Pinda? Como diria Bolsonaro, ‘e daí’? Nas conversas dos vereadores, é outra ‘baita’ interrogação, porém, entre a futura concorrência de 2024, apenas uma ‘pedra no caminho’. Curiosa está a análise dos cientistas políticos da Princesa do Vale: “pela vaidade e altivez do petista, isso, ou melhor, esses votos, podem se transformar em tragédia anunciada para 2024…” Tirem suas conclusões!!!

E por falar em eleição…

…a disputa para próxima presidência na Câmara de Pinda tem esquentado os bastidores da municipalidade. Norbertinho parece um poliglota articulando em todos os idiomas com os vereadores; Renato Cebola conversa, mas espera que alguém lhe dê um empurrão. Magrão sob o fio da navalha de uma CEI, observa o petista Herivelton Vela ameaçando entrar no jogo para fortalecer seu nome na cidade para prefeiturar contra o ‘indicado do rei’.

E por falar em CEI…

…vários endereços do poder público de Pinda, inclusive a Câmara, receberam cópias de uma denúncia de pedofilia com menção de um boletim de ocorrência. A pergunta que não quer calar: o Legislativo pretende instaurar mais uma CEI para investigar o caso ou vai deixar o vereador Rogério Ramos “sangrando” como suspeito?

Leitura fina

O mercado político de Lorena acredita que o grupo liderado pela ex-prefeita Marietta Bartelega e pelo vereador Maurinho Fradique deixou a desejar ou ficou devendo votos ao deputado Carlos Sampaio. Disseram que juntaram mais de cinco ‘estrelas cadentes’ do Legislativo, somados a um exército de carregadoras de bandeiras e uma grana significativa para conseguir mil duzentos e poucos votos para o federal e menos de mil e seiscentos para o estadual Neto Bota.

Missão possível

Quem mostrou força no mercado eleitoral de Lorena foi a equipe dos vereadores Fábio Longuinho, Vanessa Andrea e Beto Pereira levantando a bandeira do candidato Fernando Marangoni. Na base de muita sola de sapato e conversas com os eleitores, o trio, com uma equipe de voluntários, conseguiu o segundo lugar para Marangoni entre os mais votados da cidade. Um bom exercício para 2024.

Carimbou o passaporte

Regis Yasumura

A partir dos mais de 22 mil votos somente em Guaratinguetá, 39.168 no total, Regis Yasumura apagou o fogo de muitos postulantes à sucessão do prefeito Marcus Soliva, dentro da própria equipe da administração pública. Segundo a leitura dos cientistas da Praça, se não fosse a ‘fogueira das vaidades’ e os ciúmes de muitos ligados ao governo municipal, principalmente os vereadores, a cidade poderia ter o elegido a deputado estadual. No entanto, Yasumura, mais que nunca demonstrou quem é quem na ‘fila do pão’ para as eleições de 2024.

 

 

 

O recado das urnas

Edison Riccomi

Se as eleições do último 2 de outubro foram de fato prévias das municipais de 2024, em Guará, o recado das urnas foi dado. Entre os ex-candidatos a federais, Cabo Samuel, Fabrício Dias e Arilson Santos, talvez nem para a futura Câmara consigam vaga. Os que tentaram a sorte para deputado estadual, apenas dois se atreverão a concorrer a prefeito: Regis Yasumura – credenciado pela votação que obteve – e o médico Edison Riccomi, pela estrutura de campanha que provavelmente terá à sua disposição, caso resolva disputar. Fora estes, ou seja, os aventurados acima citados, segundo os entendidos, talvez nem para vice. Quem arrisca um palpite?

 

 

Faca no pescoço

Parece que o prefeito Marcus Soliva vai ter que fazer ‘omeletes sem quebrar os ovos’ nos pitacos para eleição da próxima mesa administrativa da Câmara. Considerando Pedro Saninni em disputa aberta contra Vantuir Farias, e com Rosa Filippo também reivindicando a presidência da Casa, o gabinete poderá dizer sim a um governista e não à governabilidade. Ou vice-versa…

Alguém responde

Onde foram parar os votos que o ‘quinteto’ da Câmara de Guaratinguetá prometeu ao candidato Ortiz Junior, de Taubaté? Impressionante, mas cinco vereadores, com suas equipes de rua, combustível, carros adesivados, bandeiras, torcida organizada e ‘outras cositas mais’, para os míseros mil  quinhentos e poucos votos… Como se ouviu no balcão do Ponto Chique: “não estão com essa bola toda não”!!!

Lego ou quebra-cabeça?

Uma voltinha pelas esquinas mais politizadas de Cachoeira Paulista e a impressão que as eleições estão mais próximas do que diz o calendário eleitoral. Nomes como Aurélio da Farmácia, Breno Anaya, Fernando Hummel e até o Torrada (saindo do forno) são comentados como os mais prováveis para enfrentar Mineiro na reeleição. Falam que se o ex-prefeito Edson Mota pode ser candidato, Fabiano Vieira também pode. Com a palavra, os eleitores…

Dois pontos positivos

Os últimos dias de movimentação eleitoral em Cruzeiro foram produtivos ao vereador Diego Miranda. Na Câmara, Miranda marcou ponto com os proprietários de áreas de APP ao defender a cobrança mista de IPTU, o que poderá reduzir o valor apenas para os espaços construídos; no processo do 2º turno, soube representar o prefeito e o município na reunião da Amvale em apoio à candidatura de Tarcísio de Freitas.

Aritmética 2024

Kleber Silveira

Se o favoritismo de Kleber Silveira à sucessão de Thales Gabriel continuar, fica claro ao mercado político de Cruzeiro que o tabuleiro de xadrez corre por conta de dois nomes da atual Câmara: Paulo Felipe ou Diego Miranda. Pelo andar da carruagem, comenta-se que um deles aceitaria jogar como vice numa boa, já o outro, parece que a vaidade está muito alta…

 

 

Expectativa ou certeza?

Em análise aos ‘lucros e perdas’ das eleições deste 2 de outubro, os politiqueiros da Praça 9 de Julho são quase que unânimes em dizer que, para ter apenas 3.400 votos para deputado em Cruzeiro, seria melhor conservar a expectativa das municipais de 2024. Ah! Isso em referência à campanha de Juarez Juvêncio à Câmara Federal.

Perguntar não ofende

Onde foram parar os votos da deputada Renata Abreu na cidade de Aparecida, já que foi a aposta do prefeito Luiz Carlos – o Piriquito?

Dever de Casa

Zé Louquinho

O provável candidato a prefeito de Aparecida em 2024, Zé Louquinho, fez seu ‘test drive’ nas urnas de 2 de outubro e, pela concorrência, disse que ficou satisfeito em somar mais de 2 mil votos aos seus candidato do PL com os votos dos aparecidenses. Num cenário duvidoso e mutante, Zé vê grandes possibilidades de voltar concorrer à Prefeitura, porém, prefere aguardar as pesquisas para tomar a decisão se participa na linha de frente ou na retaguarda apoiando um bom nome.

 

 

Durmam com este…

…barulho! O prefeito de Cachoeira Paulista, Antonio Mineiro, terminou esta semana de maneira inusitada, com uma greve dos servidores municipais ‘embaixo de sua janela’. O Sindicato, que segundo a patuleia política, passou no período da Motolândia praticamente adormecido, misteriosamente despertou agora nesta fase de Mineiro, cobrando os ‘direitos de quem já está com direitos’ mais que garantidos.

Agora é ‘10’

Isael Domingues, Felício Ramuth e Ricardo Piorino

Em dose dupla – prefeito e vice – Isael Domingues e Ricardo Piorino foram os primeiros a assinarem o livro de presença no encontro – pró-governo do Estado – com Felício Ramuth na última quarta-feira. A confirmação do apoio de Pindamonhangaba – considerada berço dos ‘Alckimistas’ – à campanha de Tarcísio de Freitas,  e consequentemente a de Bolsonaro, é muito significativa na busca dos votos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?