Política a conta-gotas…
Habemus certidão!!!
O prefeito de Cachoeira Paulista, Antônio Mineiro, começou a semana com o pé direito, seguido da boa notícia que a Caixa Federal deu ‘sinal verde’ para o parcelamento da dívida da Prefeitura com FGTS, que mantinha a cidade no Cadin e a impedia de receber recursos em espécie do Estado e da União. Outra boa notícia é que Mineiro está com a grana da primeira parcela separada e com agendamento em Brasília para buscar a primeira rodada dos recursos federais que foram prometidos mediante a liberação da CND.
Colado no homem
Quem diria que o vereador Carlos de Moura – o Magrão, após todo um histórico de manobras e dificuldades num passado não muito distante na Câmara de Pinda, fosse ‘colar’ no prefeito Isael Domingues, para garantir os holofotes dos eleitores. Nesta segunda-feira, ele saiu na carona do prefeito na sede estadual do DER, para acompanhar a liberação para a Prefeitura revitalizar o Anel Viário do Tenda Atacadista.
Projeto completo
E por falar em rotatória em Pinda, após uma maratona de reivindicações no Estado, o projeto que revitaliza o Anel Viário que dá acesso ao Hipermercado Tenda ganhará uma completa repaginação. Isael Domingues conseguiu unir Prefeitura com projeto e infraestrutura, empresa com os equipamentos semafóricos e Estado – leia-se DER, com a autorização para modernizar o local e dar mais segurança no trânsito.
Cidadão honorário
A proposta de título de cidadania de Guaratinguetá para o subsecretário de Desenvolvimento do Interior do Estado, Ortiz Junior, protagonizado pelo vereador Pedro Sannini, estremeceu os corredores da política palaciana. Se alguém tinha dúvida sobre qual seria a bandeira que Pedrinho subirá o Alto das Almas, nesta eleição de 2 de outubro, os fatos falam por si…
Honras da casa
O PSD de Marco Bertaiolli abriu o Vale da Fé e Histórico para a temporada de visitas do mais novo filiado do partido e pré-candidato ao governo do Estado, Felício Hamuth. Com entrada em várias prefeituras e câmaras da região, o ainda prefeito de São José dos Campos tem muito o que conversar com as lideranças e o que combinar com eleitores.
E por falar em PSD
A receita de Gilberto Kassab em preparar o partido para uma eventual disputa ao governo do Estado poderá ser a ‘salvação da lavoura’ para alguns tucanos – hoje desconfortáveis no palanque de Doria – principalmente se a aliança de Felício Hamuth com Rodrigo Garcia for confirmada…
Revendo amigos
Em período de pré-campanha, quem também passa pela região esta semana, é a ex-deputada Rita Passo. Com uma lista invejável de serviços prestados e com recursos destinados a várias cidades do Estado, inclusive Lorena, no período do saudoso Dr Paulo Neme, Rita vem em busca de apoio para o próximo pleito na Câmara Federal. Sua agenda na região foi cuidadosamente montada pela vereadora Lucia da Saúde e do conselheiro de Saúde do Estado, Valdemir Vieira – o Mafu.
E por falar em…
…Brasília, a Câmara de Cachoeira, quer dizer, sete vereadores, estão programando um tour parlamentar de pelo menos três dias na Capital Federal, na próxima semana. Apesar das datas coincidirem com a agenda do prefeito Antônio Mineiro, até o momento nenhuma fonte oficial de ambos os poderes no município confirmou parceria para a viagem, ainda mais com o elenco do Legislativo, que pretende embarcar no mesmo voo.
Tabuleiro de xadrez
Como previsto, o retorno das sessões de Câmara de Lorena revelou as novas apostas do prefeito Sylvio Ballerini em sua representatividade no plenário. Maurinho Fradique foi indicado líder do governo, em substituição a Adilson Sampaio, enquanto Vandinho ganha a retaguarda como vice-líder. A liderança do PSDB no Legislativo ficará cargo de Careca da Locadora, com Bruno Lorena como vice. Por mais que as mudanças fossem inevitáveis, nenhuma expressão de euforia foi registrada nos corredores da Casa…
Reajuste já!!!
O prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini, aguarda o aval da Câmara para garantir reajuste aos secretários da administração. Na sessão inaugural desse ano, em regime de urgência ele conseguiu 11% a todos servidores municipais. Outra categoria que também terão seus subsídios reajustados é a dos conselheiros tutelares. Ventos dos corredores da Capitão Messias deram conta que sua vontade seria um percentual bem acima do aprovado, mas as limitações do 53% da folha de pagamento – estipuladas pela Lei de Responsabilidade Fiscal – o impediu.
Chovendo no molhado
A nova de sessão de escárnio em cima de Fabio Marcondes já foi anunciada na Câmara de Lorena. Nesta primeira sessão do ano, já foi anunciado que chegaram do Tribunal as contas de 2019 do ex-prefeito ‘para o análise’ dos vereadores. Segundo a patuleia, será mais uma demonstração de que: quem é contra Marcondes continuará sendo, que é traidor vai continuar traindo, e neste caso, a minoria fiel não vai ser suficiente para mudar o ‘filme que todos assistiram’ no ano passado. Quanto a Fábio Marcondes, para quem está judicializando duas contas, inclui a terceira. Em 2024 vem o troco!!!