Política a conta-gotas…

Até que o Ministério…
…Público intervenha.
Está mais que provado que todas as vezes que o ainda prefeito Luiz Carlos – o Piriquito faz ‘birrinhas’ com assuntos sensíveis, dá ruim na Justiça. Imaginem como pode terminar com a história dele fechar as portas da Prefeitura de Aparecida para impedir a transição para equipe de Zé Louquinho, alegando falta de legitimidade ao recado das urnas! O que será de tão bombástico que ele teme ser revelado?

Nova etapa
É voz corrente, entre os bem informados de Guaratinguetá, que a vereadora Dani Dias, medalha de bronze na eleição de 6 de outubro, está concluindo seu mandado ‘mais forte do que começou’. Embora não tenha vencido a disputa pela Prefeitura, volta para os microfones da Metro nesta semana, deixa a Câmara, mas vai assumir um cargo em Brasília junto ao deputado Marcos Pereira, que preside o Republicanos. Dani vai ser a interlocutora do partido com os prefeitos do Vale e uma das tarefas será distribuir, em 2025, cerca de R$ 50 milhões de recursos federais entre as cidades de Taubaté a Bananal! Precisa perguntar se ela será candidata em 2026???

A bola da vez
Após a realidade das urnas para a futura Câmara de Cruzeiro, dois sobreviventes Babu Branco (PSD) e Paulo Felipe (União) focam a presidência da Casa. Pelo que se observa, ambos buscam apoio entre os colegas, porém, sabem que a bênção do prefeito Thales Gabriel – leia-se Kleber Silveira – será decisiva para conquistar pelo menos cinco votos que seguem a cartilha palaciana. Se for por consenso, é só ‘jogar no palitinho’ para ver quem ‘senta na cadeira’ no primeiro biênio e quem fica para o segundo tempo…

Juntos e inseparáveis
Como previsto, a aliança de mais de 8 anos do prefeito Isael Domingues e seu vice Ricardo Piorino vai ter continuidade a partir de 1º de janeiro, embora os papéis sejam invertidos. Piorino assume o comando de Pindamonhangaba e Dr. Isael deverá ser nomeado em umas das secretarias de sua escolha. Com uma sequência de projetos definidos, inclusive com mais de 70% de aprovação popular, o prefeito eleito declarou que vai seguir a mesma linha administrativa de Isael e com poucas mudanças na equipe de governo, sempre privando de um secretariado técnico. Piorino também espera de seu vice, Rafael Goffi, um aliado atuante, porque espaço na administração não vai faltar.

Medalha de prata
Quem está sendo bem comentada no mercado político de Pindamonhangaba neste pós-eleições é a presidente do União Brasil, Marcela Franco. Pela avaliação popular, ela quebrou pelo menos três paradigmas: sem ter candidato majoritário na sigla, conseguiu o segundo lugar em percentuais de votos válidos – abaixo apenas do PL, partido do prefeito eleito, Ricardo Piorino; somou em sua legenda dois vereadores eleitos com mais de 2 mil votos, outros quatro postulantes com mais de mil votos e apenas seis abaixo de 500. Em termos de ranking, posicionou o União Brasil na frente do Podemos e Republicanos – partido do vice. E para finalizar, além de revelar um excelente desempenho na orientação dos candidatos, demonstrou também que ser presidente não se resume apenas em assinar homologações de filiados.

Bem-vindos
Em aquecimento para seu segundo mandato em Lorena, o prefeito Sylvio Ballerini convidou esta semana todos os vereadores eleitos em 6 de outubro para um encontro em seu gabinete, com a finalidade de estreitar os laços para próxima legislatura. Três não puderam estar presentes – Lucia da Saúde, Rita Marton e professor Munduruku. A princípio, em clima de cordialidade, Sylvinho externou as boas-vindas com a expressão ‘portas abertas’, que aliás, é peculiar em seu comportamento com a Câmara.

Sentindo a temperatura
Ainda sobre a reunião do prefeito com os eleitos para o Legislativo, não precisava ser ‘astrólogo’ para perceber que o ‘zodíaco todo está alinhado’ sobre Maurinho Fradique, apontando a presidência da Câmara, enquanto que para Beto Pereira – o segundo pretendente – apenas Plutão está regendo sua sorte para o segundo biênio. Assim que puxaram este assunto, o conflito de interesses de alguns foi perceptível o suficiente para mostrar que para a eleição da futura mesa administrativa, a previsão é que não haverá unanimidade…

O ‘guerreiro gentil’
O segundo governo de Sylvio Ballerini está para Rita Marton, assim como a médica e agora mais uma vez vereadora está para governabilidade do prefeito. Com vasta experiência, Rita sabe o que é atuar contra e a favor de uma administração. Como o pensamento de Sylvinho está focado em seu segundo mandato ainda mais atuante, tomou a iniciativa de ‘quebrar um eventual clima tóxico da campanha’ com uma visita amistosa à Doutora Rita. As pessoas que torcem para o bem de Lorena aplaudiram o poder de articulação do prefeito em construir ‘pontes de apoio’ para fortalecer o desenvolvimento da cidade em todas as áreas.

Nova configuração
O que parecia apenas rumores, agora está próximo de acontecer, o reprocessamento do resultado das eleições de Cachoeira e Silveiras. A Justiça Eleitoral agendou e convocou os interessados para no próximo dia 29 acompanharem o processo de recontagem, que no caso de Cachoeira Paulista muda a configuração dos eleitos para o Legislativo. A especulação política já antecipou as contas e dá adeus à Adriana Vieira e boas-vindas ao Agenor Todico.

Valorizando o passe
Com Agenor Todico assumindo cadeira na Câmara, a probabilidade de Léo Fênix seguir presidente para o próximo biênio, sobe de 40 para 90%. A pergunta que não quer calar: “Como ficará a situação de Felipe Piscina, que anda endurecendo o jogo sem ter votos suficientes, caso Léo seja confirmado no cargo?

Passando ileso
Enquanto o ‘pau quebra’ entre os vereadores eleitos de Cachoeira para decidirem a presidência da Câmara, o prefeito Breno Anaya se faz de invisível para não chamar atenção das torcidas organizadas. Como se já não bastasse a multiplicidade de problemas que tem pela frente, somado a uma dose excessiva de adrenalina por conta da custosa transição de governo, o que ele menos precisa e não pretende em hipótese alguma, é se envolver com ‘A ou B’ no cenário da Casa de Leis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *