Política a conta-gotas…

Cardápio vegano

Regis Yasumura e Dani Dias

É voz corrente entre os bem informados de Guará que após um período de ‘animus conflitantes’, os mediadores Miguel Sampaio e Silvio Sanzoni promoveram um almoço esta semana entre Marcus Soliva e Dani Dias com o desafio de “fazer omelete sem quebrar os ovos”. Ou seja, a Pop Star segue sua campanha sem o risco de perseguição aos seus apoiadores que possivelmente estejam entre os comissionados da Prefeitura e, por outro lado, agora que Soliva indicou Regis Yasumura como sucessor e determinou João Vaz como seu vice, ambos vão deixar a bola rolar para ver quem marcará o gol em 6 de outubro

 

 

Alívio temporário
Em resposta aos persistentes “roncos” do Tribunal de Contas sobre o excesso de comissionados na Câmara de Cruzeiro, a mesa aprovou 10 novos cargos concursados para evitar fadigas. Com isso, o presidente Gordo da Vila conseguiu o equilíbrio entre 24 concursados e 23 comissionados. Pelo menos por enquanto…

 

 

Discórdia & enigma!!!
Com protesto da dupla Diogo e Fafá, a proposta de reajuste salarial para o prefeito, vice-prefeito e secretários a partir de 2025 foi aprovado sem mais delongas. Curiosamente, Higmar decidiu destoar o discurso da oposição votando com o governo. A pergunta que não quer calar: “estaria o nobre edil sinalizando uma ‘era de paz’ com Thales Gabriel”? Ou será que foi apenas uma estratégia para confundir os adversários políticos?

 

 

Operação casa limpa
Corre na boca pequena de Cruzeiro que a sede do Legislativo deve ser o local mais limpo da cidade, a julgar pelo valor contratado para limpeza da Casa de Leis. Falam ainda que os valores soam tão “baixos” que nem é preciso comentar. E tem mais, apostam que este deve ser o novo tema quente nas discussões das próximas sessões, porque um vasto acervo documental foi parar na caixa postal do “homem que dá o tapa e esconde a mão”…

 

 

Não convidem para…
…a mesma picanha – O Jecy Mendes do Sindicato e o prefeiturável Diogo Miranda, principalmente se o churrasco for para definir os votos dos metalúrgicos de Cruzeiro…

 

 

Quebrando o silêncio

Gustavo Lucena e Anália Silva

A movimentação do grupo de Gustavo Lucena agitou a pacata, porém quente política de Canas. Um encontro dias atrás com todos os pré-candidatos à Câmara aliados com a futura campanha a prefeito de Lucena despertou até os acomodados da Prefeitura. O susto foi maior pela adesão da atual vice, Anália Silva, posando de coautora da majoritária ao lado de Gustavo.

 

 

 

 

Campo minado
O mercado político de Potim acredita que mais de sete pretendentes à vaga da prefeita Erica Soler devem disputar as eleições este ano. Néia da Saúde deve ser a aposta da situação para ‘barrar’ Emerson Tanaka, principal oposicionista; Marcinho do Supermercado vem como terceira via, seguido de Rodrigo Panelão e Marcos Pisa. Disseram que o Dr Randolfo está garantindo empenho na captação de votos. Ainda estão sendo esperadas mais duas candidaturas, uma do ‘baixo clero’ e outra com recursos para impactar o colégio eleitoral.

 

 

Cê tá bem?
Enquanto o pessoal da candidatura governista de Guaratinguetá discute internamente rejeição, imposição e aceitação, a concorrente, agora como ‘segunda via’, gasta tempo articulando ‘quem fica e quem sai do partido’. O  principal pesadelo de ambos dá rasante nas feiras livres da cidade. Na base do abraço, do pastel e do caldo de cana, Junior Filippo segue abusando da glicemia, desde que o eleitor perceba sua presença com sua frase de impacto: “Cê tá bem?”

 

 

Cartas marcadas
A especulação política de Guará aposta que este ano deverá ser o mais tenso da trajetória do prefeito Marcus Soliva, principalmente se depender do Legislativo. Com ‘três incendiários’ no plenário, sendo dois jogando contra – com requinte de denúncias e investigações – e um, promovendo o fogo contrário – habilmente dividindo opiniões, confundindo os incautos e sugestionando posicionamento – será temerário contar com maioria absoluta, dependendo do projeto.

 

 

A espera de um milagre
O ex-prefeito de Aparecida, Zé Louquinho, literalmente está à espera de um milagre na Justiça Eleitoral para liberar seu ‘salvo-conduto’ para a campanha que se aproxima. Disseram que desta vez as preces estão sendo direcionadas ao ‘santo’ Valdemar da Costa Neto, líder absoluto do PL. Além dele, um grupo de esperançosos engrossa a novena pela liberação de sua ficha limpa – para concorrer à Prefeitura. Perguntem ao André ‘rivotril’!!!

 

 

Missão possível?
E por falar em Aparecida, há quem aposte que dependendo do vice que o prefeito arrumar, nem João Vicente, muito menos o vereador Xande conseguirão derrubar Piriquito do poleiro, principalmente se a certidão eleitoral de Zé Louquinho não for liberada. Perguntem ao Gu Castro!!!

 

 

Ele é, ou apenas se faz?

Magrão

Realmente o vereador Carlos de Moura – o Magrão, é passivo de estudo para saber se ele é de fato dissimulado ou incorpora a condição. Até a semana passada, ele cobrava do prefeito uma providência sobre o surto de dengue em Pinda. Bastou Isael Domingues decretar estado de emergência para implantar ações de combate e cuidados com as pessoas infectadas, Magrão protocolou um projeto de lei na Câmara para investigar os gastos que ainda nem começaram no enfrentamento da crise. Será que o vereador é apenas oportunista ou quer fazer sucesso??

 

 

Aviso aos navegantes
A semana começou quente na Prefeitura de Pindamonhangaba, com o prefeito Isael Domingues reunindo o primeiro e segundo escalões para ‘afinar o canto’ este ano de 2024. Após as deliberações técnicas e estratégicas, o assunto foi o eleitoral, e aí o bicho pegou! Isael deixou claro que o comissionado que pedir exoneração de olho na seletiva de vice não retornará ao cargo, caso não seja ‘a bola da vez’. Pela avaliação da especulação política, de meia dúzia de pretendentes, apenas ‘um e meio’ teria possibilidades…

 

 

Passando a bola
Ainda sobre a seletiva para vice dentro e fora da Prefeitura, o próprio candidato à sucessão, Ricardo Piorino, já declarou em alto e bom tom: “quem vai decidir não apenas o vice, mas todo secretariado futuro, será Isael Domingues”.

 

 

Consulta popular I
Uma consulta eleitoral inusitada em Silveiras mostrou que 16,5% dos eleitores aceitam votar em um candidato indicado pelo prefeito Guilherme Carvalho – dependendo, é claro, de quem seja a pessoa; já os que votariam independente do nome, o percentual chega a 48,5%. Sendo assim, o poder de transferência de votos de Guilherme pode alcançar 65%. A consulta mostrou também que se a indicação for de Edson Mota, apenas 20% embarcam na dele e 15% dos consultados declararam que dependerá da indicação.

 

 

Consulta popular II
Em solo cachoeirense o pega foi outro, parece que, à parte dos eleitores de Antonio Mineiro, Fabiano Vieira tem mais poder de influência eleitoral do que Edson Mota. Enquanto 18% dos entrevistados admitem seguir a indicação de Fabiano, apenas 9% poderia pensar em um nome imposto por Mota. Dos 73% restante, as preferências se dividem entre indecisos, Mineiro, Breno e Aurélio. E tem ainda Fernando Hummel, que não decide se é ou não é candidato. O restante, disseram que não passam de figuração…

 

 

Ajustando novo ‘pacote de obras’

Prefeito Sylvio Ballerini conversa sobre investimento do Estado com Kassab

A semana foi produtiva para o prefeito Sylvio Ballerini, que aproveitou um convite especial de Gilberto Kassab para uma reunião de cúpula partidária no Palácio Bandeirantes, oportunidade em que atualizou algumas demandas para Lorena, assuntos como recursos para construção de creche, liberação de mais verbas para pavimentações, projetos de infraestrutura, além de temas sensíveis como os convênios com a Santa Casa local – entre eles o credenciamento do futuro centro de hemodinâmica. Sylvinho também reivindicou outras liberações de aportes financeiros para o município, que inclusive já estão empenhados. Sobre política, Kassab está agendando uma festa em Lorena para o lançamento da candidatura de Sylvinho pelo PSD.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?