Política a conta-gotas…

Segundo tempo

Thales Gabriel

E Cruzeiro continua sendo destaque na Amvale – Associação dos Municípios do Vale, com a reeleição do prefeito Thales Gabriel na presidência. Thales, hoje, configura no mercado político da Região Metropolitana do Vale do Paraíba como um dos prefeito mais influentes, provavelmente pela facilidade de interagir com os municípios em soluções conjuntas e fazer a interlocução de muitos gestores com o Estado.

 

 

Bolsa Universitária
Entre vários projetos do Executivo de Pindamonhangaba aprovados pela Câmara, na última sessão do ano, destaque para o Bolsa Universitária, intitulada “Educa Mais Pinda”. Segundo o prefeito Isael Domingues, este programa, além de beneficiar os universitários, ajuda somar esforços – no tocante a geração e qualificação de mão de obra especializada – rumo ao avanço tecnológico do município, dentro do conceito ‘Smart City’. “Seria um desperdício de oportunidades levar a cidade ao desenvolvimento e não ter uma população qualificada para o mercado de trabalho”, considerou Dr. Isael!

 

 

Plano de voo

Isael e Piorino

Enquanto Pindamonhangaba registra o maior índice de aprovação popular de uma administração pública, seu protagonista, Isael Domingues, se prepara para uma batalha campal – leia-se eleição – para eleger Ricardo Piorino em seu lugar a partir de 2025. Segundo os bem informados, fazer o sucessor é parte de seu projeto político para alcançar outros patamares da vida pública, provavelmente no Congresso Nacional.

 

 

Todo cuidado é pouco
Muitos do mercado político de Pinda acreditam que para o Dr. Isael Domingues, que derrotou o ex-prefeito Vito Ardito – com a caneta na mão em 2016 – eleger seu sucessor, não será uma missão impossível, tendo em vista que Ricardo Piorino tem feito seu dever de casa ao longo dos últimos 7 anos como vice. Disseram que o difícil está sendo barrar ‘algumas figuras’ do pedaço com propostas indecentes de tentar lotear o futuro governo em troca de alguns benefícios. Ao que tudo indica, empenho da dupla é continuar batalhando para ganhar no voto.

 

 

Lealdades questionáveis
Na contagem regressiva para o último ano de mandato de Thales Gabriel, em Cruzeiro, o termômetro político indica a temperatura subindo. Pelo que se ouviu por detrás de algumas portas do Paço Municipal, o prefeito tem convocado algumas pessoas para “conversas esclarecedoras” em seu gabinete. Parece que um dos assuntos principais é a questão da lealdade. Ao que tudo indica, o RH da Prefeitura vai ter muito trabalho no início do ano.

 

 

“Troca de Farpa e Rivotril”
Rolou de tudo na última sessão de Câmara de Cruzeiro, inclusive o cômico duelo verbal entre oposicionista Fafá e o governista Paulo Filipe. Enquanto um questionava a capacidade de compreensão do concorrente, a resposta foi em tom de pergunta: “você esqueceu de tomar seu Rivotril”?

 

 

Alguém responde!
Por onde anda o articulador do PL de Cruzeiro e região, Paulo Vieira, que há dias não é visto nas altas rodas do pedaço? Disseram que ele fez falta nos últimos acontecimentos políticos na ‘Cidade Menina’. Perguntem ao Gordo da Vila Batista.

 

 

A la vontê
Ao que tudo indica, o último ano de mantado do prefeito Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito, em Aparecida, não será fácil se depender da Câmara, ou melhor, da nova configuração da mesa administrativa. Comenta-se no circuito político que pelo fato do Piriquito cruzar os braços e ‘apertar o botão F”, o vereador Valdemir Rodrigues Godoi – o Budão, migrou da situação para oposição e faturou a presidência no Legislativo. Imaginem: sentados juntos no comando Borges e André Monteiro, Simone Ribas e agora, o presidente Budão, em novo estilo, quantas CEIs e processantes serão abertas?

 

 

Não convidem para…
…a mesma picanha – os vereadores de Aparecida Gu Castro e André Monteiro, principalmente se o assunto em questão for os bastidores da votação dos Planos de Carreira da Prefeitura e do SAAE – atendendo as expectativas de mais de 1.500 famílias!!!

 

 

380 motivações

Sylvinho e Claudia Ballerini

A semana foi produtiva ao casal Sylvio e Claudia Ballerini no tocante ao social. O Fundo Social de Lorena certificou 380 alunos para o mercado de trabalho. Foram três cursos de capacitação, em nove áreas de atuações, na Escola Profissionalizante Milton Ballerini. Durante a solenidade de formatura, o prefeito Sylvinho anunciou a um público de mais de mil pessoas que pretende trazer novas especialidades para o próximo ano, apostando na geração de empregos.

 

 

 

Até o bispo considerou
Comenta-se pelas esquinas de Lorena que o assunto administração pública e seu contexto de obras por toda a cidade foi o tema principal nas bocas de muitos políticos – de ambos os lados – durante esta semana. Entre prós e contra, destacaram em uma das rodas que até o Bispo admitiu que Sylvinho é o prefeito que mais terá o que mostrar em sua campanha eleitoral a reeleição. A oposição contra-ataca, é claro…

 

 

Candidaturas flex
Com a possibilidade de pintar eleição polarizada a prefeito em Lorena, e com cerca de 29 partidos agregando um verdadeiro ‘exército de candidatos a vereador’, o mercado político calcula que vai faltar palanque para absorver esta quantidade de postulantes no ano que vem. Segundo os bem informados, muitos interessados em vagas na futura Câmara já estão ensaiando o discurso ‘flex’, ou seja, “vote no prefeito que quiser, desde que em mim para vereança”. Durmam com este barulho…

 

 

Leitura dinâmica

Junior Filippo

O mercado de prefeituráveis de Guaratinguetá esquentou o cenário eleitoral nestes dias, por conta de uma análise política do ex-prefeito Junior Filippo, durante sua participação do programa Atos no Rádio. Além dos aspectos administrativos da cidade, Filippo considerou que os eleitores têm de tomar cuidado com o que chamou de “candidato kinder ovo”. O ex-prefeito, que pretende voltar ao comando de Guará, também expressou sua visão sobre o grupo de Marcus Soliva – praticamente de onde vem seus principais concorrentes – dizendo que “Miguel Sampaio tem o perfil de gestão, que Dani Dias é a mais popular e que Regis Yasumura, agora candidato apoiado pelo atual prefeito, acabou sendo a opção pela continuidade de dois mandatos participando das inaugurações”.

 

 

Menos de mil votos
Apesar das previsões de que a diferença entre os três primeiros colocados nas urnas de 2024 em Guaratinguetá, seja de menos de mil votos, mais dois nomes devem entrar no jogo. Marquinhos Guimaraes pelo PT e Edson Riccomi pelo ‘novo’ PSDB. Ah! Talvez o amigo leitor da coluna Conta-gotas não estivesse sabendo que o ex-prefeito Francisco Carlos esteja trabalhando o reagrupamento dos Tucanos, inclusive com o retorno de Riccomi à sigla, com proposta de prefeiturar.

 

 

Fazendo as contas
Com a ‘pecha de populista’ que a concorrência eleitoral vem tentando ‘colar’ na prefeiturável Dani Dias, restou à sua equipe de apoio fazer as contas: “saber se o derivado de populismo, que na expressão da palavra quer dizer população, é mais quantitativo em Guará que o chamado voto de rejeição da burguesia”. Se for, como muitos dizem que é, a Pop Star está dando sorte até nisto. Perguntem ao Sílvio Sanzoni!!!

 

 

A volta de quem não foi

Eder Billota e prefeito Antônio Mineiro

O prefeito de Cachoeira Paulista, Antonio Mineiro, participou do Atos no Rádio, esta semana, numa espécie de ‘prova de vida’, já que passou dez dias recluso em sua residência, por orientação médica. Seu afastamento físico da Prefeitura, e consequentemente das ruas, levou a politicalha a conjeturar que ele estava escondido da Justiça e até da Polícia Federal. Mineiro aproveitou a oportunidade para um rápido balanço, com ênfase ao Selo Verde Azul, que a cidade recebeu do Governo do Estado por cumprir metas do Meio Ambiente, passo importante para conquista do Estado como Estância Turística no seguimento religioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *