Política a conta-gotas…

Ossos do ofício

Cal e Piorino 

O vice-prefeito de Pinda, Ricardo Piorino – apontado com um dos favoritos à Prefeitura em sucessão a Isael Domingues, acompanhado do vereador Cal, comentaram no Atos no Rádio, na última sexta-feira, a onda de ataques e críticas cibernéticas que vêm recebendo. Como principal protagonista dos projetos ao lado do prefeito, Piorino conseguiu excelente pontuação nas pesquisas para receber o maior apoio partidário registrado nos últimos pleitos eleitorais.

 

 

Piloto automático
É voz corrente, em algumas rodas políticas de Pindamonhangaba, que o prefeito Isael Domingues, com muitas conquistas em sua administração, aparentemente passou a levar as coisas na base do ‘piloto automático’. De acordo com alguns cientistas do Mercadão, se esta tendência de autoconfiança se refletir na disputa pela sucessão, poderá ser a oportunidade que a oposição espera, ou seja, uma falha técnica na reta final. Conta-se que no passado esse fenômeno já ocorreu…

 

 

Goela abaixo
Corre na boca pequena de Pindamonhangaba que se a candidatura de Rafael Goffi a prefeito, com Edson Torino a vice, prosperar, será apenas para satisfazer as exigências de Gilberto Kassab – ‘senhor absoluto’ do PSD paulista. Comenta-se no Mercadão que basta uma ‘espiadinha’ nas pesquisas mais recentes para constatar que a dupla, além de não pontuar, um pegou a pecha de não morar na cidade, e o outro de ter sua intenção de votos envelhecida.

 

 

A fila anda

Miguel Sampaio

Dois fatos inusitados ligados à política palaciana marcaram a semana em Guaratinguetá, aparentemente à revelia do time de Marcus Soliva. A deputado do PL, Carla Zambelli em visita à cidade, lançou explicitamente a candidatura Regis Yasumura à sucessão, e Miguel Sampaio decidiu declinar de sua candidatura a prefeito, provavelmente pela indefinição do homem da caneta.

 

 

Malmequer…

Régis Yasumura e Dani Dias

…bem-me-quer Se estava complicado para o prefeito Marcus Soliva tomar uma decisão com três postulantes à sucessão, tem gente apostando que com dois a conta vai ser mais difícil de fechar. Voltando o tempo, uma aliança entre Miguel e Dani Dias já estava ‘meio caminho andado’; agora em tempo real, rola nos bastidores que Regis e Pop Star não atravessam a ponte juntos. Ou seja, na hora do ‘bem-me-quer – malmequer’ um dos dois protagonistas pode virar ‘a casaca’.

 

 

Fogo no parquinho
Com a decisão de Miguel Sampaio em cair fora do tabuleiro do xadrez da sucessão – e muitos sabem que não foi por conta de pesquisas – complica a situação do prefeito Marcus Soliva em manter a ‘hegemonia do grupo’ no processo eleitoral que se aproxima. Pelo que se ouviu nos bastidores da Câmara, como Regis Yasumura não tem a habilidade de Miguel Sampaio em afinar o discurso de unidade com o parlamento municipal, já tem vereadores olhando para outras freguesias.

 

 

Migração
Com a saída de Miguel Sampaio do embate pela sucessão, o cenário eleitoral de Guará paro o ano que vem provavelmente não perderá em número de candidaturas porque Junior Filippo continua em sua rota 55 – com previsão de mais tranquilidade nos debates – Regis Yasumura continua no páreo, e da mesma forma Dani Dias – exceto se ela decidir por somar como vice com a concorrência, por influência de Silvio Sanzoni.

 

 

Impositivas
Numa sessão onde tudo parecia tranquilo na Câmara de Cruzeiro, bastou o vereador Fafá questionar a demora para sua ‘emenda impositiva’ se tornar realidade, que os colegas entraram no clima. Higmar e Diego Miranda embalaram nas críticas, Sandra Cunha disparou contra o secretário Paulo Félix. Porém, sempre tem o contraponto do “nem tudo está perdido’; a maioria da base governista, com Paulo Felipe, Carlinho Stock Car e Jorge Currila, com seus sorrisos de missão cumprida, se condenaram.

 

 

Verdadeiro ou fake?
Ainda sobre a Câmara de Cruzeiro, antes mesmo do expediente começar, disseram que alguns torcedores e Miranda espalhavam resultados de uma suposta pesquisa onde José Kleber aparecia em terceiro lugar, com Diego e Fafá nas primeiras posições; no contraditório, um portal soltava simultaneamente nas redes sociais uma outra enquete. Nesta, Kleber pontuava em primeiro lugar nas intenções de voto, seguido por Diego, Thauzer e, por último, o Fafá – ou vice-versa! Façam suas apostas…

 

 

Perguntar não ofende
Por onde anda aquele vereador candidato a prefeito de Piquete que não apareceu, ou melhor, não pontuou nas últimas pesquisas eleitorais que rolaram na cidade?

 

 

Alguém responde
Qual o nome que dá quando em uma eleição municipal apenas um postulante se candidata para concorrer à Prefeitura? Qualquer semelhança com Piquete talvez não seja mera coincidência. Comenta-se que quem está disposto a concorrer não pode registrar candidatura; já quem tem condições eleitorais para concorrer, não está disposto, porque percebeu que a ‘maré não está pra peixe’, quer dizer, os eleitores não estão para brincadeira. Pelo visto, Rominho poderá entrar para o Guinness Book por concorrer em uma eleição a prefeito sem concorrentes…

 

 

Sinal de alerta
A semana começou agitada na Câmara de Lorena, com os vereadores somando onze votos para derrubar um veto do Executivo no projeto que libera transporte gratuito nos ônibus – das linhas urbanas – no dia da eleição. O fato do Elcinho, como líder do prefeito no Legislativo, ter votado pela derrubada do veto, ‘acendeu o alerta’ no mercado político. Quantos e quem estará com o homem da Capitão Messias na eleição?!?!?

 

 

Chapa completa
Se tiver de ter mais que duas candidaturas disputando a próxima Prefeitura de Lorena, uma delas poderá ser patrocinada por Elcinho Vieira. Segundo o zum-zum-zum  pelos corredores da Câmara, ele já tem declarado sua intenção de não ser mais candidato, porém estaria tentando emplacar seu pai, o Professor Elcio Vieira, como vice do mais recente prefeiturável Daniel Andrade, numa tentativa de facilitar a eleição de sua irmã, a Doutora Élida, vereadora em seu lugar. Perguntem ao Careca da Locadora!!!

 

 

Mais perto que se imagina
Enquanto o prefeito Antônio Mineiro se empenha em reduzir o endividamento da Prefeitura de Cachoeira, e ainda se virar nos trinta para garantir as demandas à população, o mercado político se arma para vencê-lo nas urnas do ano que vem. Pior, embaixo de ‘sua barba’, seu vice, Dr. Ailton Vieira, foi cotado pela patuleia como ponta-de-lança numa provável candidatura, que reúne os vereadores Rodolpho Veterinário – cotado como vice – sua própria filha Adriana Vieira, Guilherme Danzi, Claudio Gaspar e, provavelmente, Fabiano Vieira. Ah! Disseram que o grupo tem até nome: unidos por Cachoeira…

 

 

O mesmo do mesmo!
Ainda sobre a movimentação eleitoral de Cachoeira, garantem os bem informados que a Motolândia está organizando a tripulação, só que apostando em Breno Anaya no topo da majoritária e, se não tiver nada melhor para vice, provavelmente Léo Fênix será ‘o cara’. Claro que nesta sequência vem a ‘tchurma’: Brejão, Max, Bebê, Rogéria, Balbuciante, Dimas e outros mais…

 

 

Perdidos e achados
Pra fechar o assunto Cachoeira e a política de cada dia, o ex-vereador Aurélio da Farmácia também está ‘dando seus pulos’. O prefeiturável está registrando seus encontros e conversas sobre planos futuros nas redes sociais e, pelo visto, já tem nomes interessantes para chapa de vereadores e espaço para um bom nome para vice, que inclusive poderá ser o seu, caso os rumores de uma aliança com o prefeito Antonio Mineiro prosperem.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?