Política a conta-gotas…
Cartão fidelidade II
O encontro em São Paulo desta semana, que marcou a filiação do vice-prefeito Humberto Ballerini no MDB, rendeu controvérsias e ironias entre alguns políticos em Lorena, devido a ausência do vereador Maurinho Fradique. Ironizaram, na Praça, que ele não teve acesso presencial no evento porque seu ‘cartão fidelidade’ ainda está em processo de desbloqueio até que defina a paixão política do vereador entre os federais Carlos Sampaio e Baleia Rossi…
Cartão fidelidade
Esta semana os irmãos Ballerini estiveram na sede estadual do MDB com as duas lideranças principais do partido, os deputados Baleia Rossi e Jorge Caruso. O encontro marcou o ato de filiação do vice, Humberto Ballerini, ao partido, em resposta a uma promessa de Sylvinho que a sigla fará parte da chapa majoritária rumo à disputa pela reeleição em Lorena.
Sinal de alerta
Rola a conversa nos balcões de Cachoeira Paulista que tem sempre ‘alguém’ de olho na porta do Fórum – basta sair algum oficial de justiça munido com mandados e intimações, que alguns personas que fazem ponto na Câmara simplesmente ‘tomam chá de sumiço’!!!
Vem que tem!
Engana-se quem pensa que a disputa pela próxima Prefeitura de Cachoeira esteja restrita aos ‘filhos da Motolândia’– leia-se Breno Anaya, Torrada e mais três ou quatro tentando destronar Antonio Mineiro na reeleição. O ex-prefeito Fabiano Vieira & Cia Ltda, ou seja, a ‘Vieirada toda’ já encontra-se devidamente filiada ao PSD de Gilberto Kassab e com ares de que pretendem se reencontrar com as urnas em 2024. E para evitar as fadigas da patuleia – se pode ser candidato ou não – estará vindo com um ‘instrumento de garantia judicial embaixo dos braços’.
Lábios quentes
Corre na boca pequena de Cruzeiro que o concorrente eleitoral e vereador Diego Miranda está para o prefeito Thales Gabriel assim como ‘dor de dente em madrugada chuvosa’.
Tragédia anunciada
A iniciativa do secretário de Educação, Mário Costa, de encerrar as atividades da escola Arnolfo Azevedo, uma das mais tradicionais de Cruzeiro, está sendo vista pelos pais de alunos como mais um ‘tiro no pé’, inclusive com repercussão nas eleições. Possivelmente, o prefeito Thales Gabriel deverá entrar em campo para tentar rever a situação, porque os protestos já estão garantidos, e falam que não é a primeira vez que o secretário vira alvo de manifestações na cidade!
Oportunismo ou…
…oportunidade? Quem tá esfregando as mãos, assistindo a tudo de camarote no projeto suicida do secretário Mário Costa é o candidato da oposição, Diego Miranda! O homem enxerga cada escorregão como uma chance de ganhar simpatia e votos. Que tal uma pesquisa nas escolas de Cruzeiro e entre os educadores para ver em que estão pensando em votar em 2024! Será que haverá surpresas no quadro negro da política?
‘Que reabram as cortinas’
Ironizaram esta semana, no café do Ponto Chique, que o Palácio Homero Ottoni está tendo o destino certo, sendo transformado em teatro, porque com a quantidade de espetáculos ocorridos e com as centenas de ‘artistas políticos’ que frequentaram o espaço por anos, como sede da Prefeitura de Guaratinguetá, nada mais que justo.
Se gasta, reclama…
…se pede para não gastar, questiona! O requerimento do vereador Nei Carteira questionando o prefeito Marcus Soliva pelo decreto de contenção de despesas na Prefeitura, em face de milhões em créditos adicionais que a Câmara tem aprovado, movimentou esta semana a boataria em Guaratinguetá. A lógica é que o vereador deve ter faltado na aula ou não prestou atenção quando ensinaram que numa administração pública os recursos são específicos em seus destinos. Ou talvez ele não tomou conhecimento que o Governo Federal reduziu os repasses do FPM aos municípios…
Seguro morreu de velho
O prefeito Sylvinho confirmou seu irmão Humberto Ballerini no MDB de Lorena. Este ato deixou clara à patuleia política que a composição da majoritária para disputa a reeleição em termos de partidos já está definida – PSD e MDB. Ou seja, se reeleito, Humberto seguirá na retaguarda como vice-prefeito. Para muitos, uma apólice de seguro contra eventuais processos de cassação. Afinal, nunca se sabe o que vem pela frente…
Perguntar não ofende
A quem interessa, ou melhor, não interessa de forma alguma que o Celão volte ao exercício de seus mandato na Câmara de Guará? Curioso que nenhuma movimentação por parte das lideranças com influência no Legislativo – seu partido – leia-se Junior Filippo, ou do governo, entende-se prefeito Marcus Soliva – foi registrada nos bastidores. Ou será o pavor de alguns vereadores por ‘possíveis esqueletos escondidos nos armários’???
Sustentação oral
E pelo andar da carruagem, o vereador Marcelo Coutinho – o Celão, continua apertando o cerco contra os colegas que cassaram seu mandato – sem a evidência de uma condenação judicial. Disseram que ele protocolizou esta semana um ofício na Câmara pedindo espaço para fazer sustentação oral sobre os trâmites do seu caso. Reservem seus lugares no plenário…
Terceira ou quarta via?
Esquenta o jogo eleitoral em Guaratinguetá. Comentários nos balcões mais politizados da cidade deram conta que o ‘novo PSDB’, além de pedir a repatriação de Edison Riccomi ao partido, quer lançá-lo candidato a prefeito com chapa completa para vereador. Vários tucanos que haviam dispersados para outras siglas manifestaram que se Riccomi voltar ao partido e for candidato, eles também retornam.
Plano B e C
Como sempre, as pesquisas eleitorais e a pré-disposição dos candidatos deverão ser o ‘divisor de águas’ na seletiva dos vices. Comenta-se que os articuladores da candidatura de Miguel Sampaio a prefeito de Guará conjecturam três nomes: Dani Dias, a mais comentada; Marcio Almeida, o mais estratégico e Edison Riccomi – como um nome de coalisão entre classes sociais e grupos políticos.
Todo artista vai onde…
…o povo está! – como canta Milton Nascimento assim ocorre com os políticos em linha de regra geral. A propósito, inúmeros vereadores de Pinda descobriram que seguir a programação do prefeito Isael Domingues, quer dizer, das entregas e anúncios de obras da Prefeitura é a certeza de público da cidade, principalmente nesta fase de pré-campanha eleitoral. Esta semana, se somados os vereadores presentes nos eventos da dupla Isael & Ricardo Piorino, já dava aprovação de projetos por maioria simples.
Pelas aparências
Pelas aparições – ‘quase solitária’ – do ex-prefeito Vito Ardido, pela periferia de Pindamonhangaba, somado as considerações e elogios do homem forte do Senac, Paulo Torino, tudo leva a crer que ambos podem se unir numa candidatura contrária à Ricardo Piorino, que por enquanto nada de braçadas no mercado eleitoral. Possivelmente PSB, PT conjugado do PSOL e agora, parece que o Podemos, estarão em um só palanque. Perguntem ao Vela!!!
O que muitos querem saber
Quem está patrocinando o ‘terrorismo eleitoral’ que está vindo de fora contra – via redes sociais – com a finalidade de desestabilizar a candidatura de Ricardo Piorino? E disseram, de quebra, que buscam atingir o prefeito Isael Domingues!
Antes só que…
Tem eleitores em Potim assustados com a aproximação do prefeiturável Emerson Tanaka ao ‘clã de políticos e oportunistas’ que pertenciam ao grupo do falecido ex-prefeito Benito. Alguns acham que essas novas companhias do homem que sonha em comandar a cidade podem afastar um grupo de apoiadores ligados ao desenvolvimento de sua campanha.
E por falar em…
…Potim, o campeonato eleitoral do ano que vem começou a tomar corpo no cenário político. A provável indicada à sucessão da prefeita Erica, a Néia da Saúde, deverá jogar com o Missionário André como vice; Marcinho do Supermercado, ao que tudo indica, está afinado na parceria com Marcinho Cabeleireiro. E por fim, Carlinho Zaga, de novo e de novo… não deve ter nada, a não ser a repetição das urnas de 2020.