Política a conta-gotas…

Efeito melhor desempenho

Fabiana Cugolo e Olga Gigli

Se é fato que as pesquisas mostram, em Guaratinguetá, que a renovação da futura Câmara deverá ser por melhores propostas e possibilidade de desempenho, os eleitores já estão tendo uma mostra para o elenco feminino. Olga Câmara Gigli – que lembra o Legislativo até no sobrenome – que vem se notabilizando como presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da cidade, e Fabiana Cugolo, jornalista atuante, que consegue estar presente nos acontecimentos mais importantes do município. Nenhuma delas tem irmãozinho para endossar, mas tem trabalhos realizados para comprovar.

 

 

Tragédia anunciada

Juninho Corpo Seco

Ganhou quem apostou que o Ministério Público de Aparecida iria passar um pente fino na presidência da Câmara de Juninho Corpo Seco. Disseram que bastou o homem liberar as contratações de empresas terceirizadas para serviços pontuais na Casa de Leis para a promotora chegar junto e anunciar a tragédia que vem pela frente. Agora, aguenta!!!

 

 

Quando se faz a diferença

Gu Castro

Aparecida está para receber a inauguração do tão esperado do conjunto residencial – com 62 partamentos – do CDHU, no bairro Santa Terezinha. As obras iniciaram em 2017 e passaram pelos governos de Márcio França, Doria, Rodrigo Garcia, mas agora, com Tarcísio de Freitas, a novela chegou ao final. Importante lembrar que durante esse período, três empreiteiras desistiram das obras e o que poucos sabem é da atuação política do vereador Gu Castro, que pressionou os governos pela sequência e término da construção, forçou a barra com a regional do CDHU para conclusão do projeto, acompanhou o sorteio em 2020 e conferiu a habilitação dos sorteados agora neste ano. Que ninguém estranhe se na inauguração aparecer ‘gente no palanque’ que nem sabe da história para receber os aplausos e talvez nem chamem o vereador Gu Castro para o palanque.

 

 

Quem sabe faz ao vivo
O vereador Nelson Pinheiro Junior – o Gordo da Vila Batista, marcou mais um ponto positivo em sua passagem pela presidência do Legislativo de Cruzeiro, aprovando ‘quase por unanimidade’ um projeto de resolução que concede convênio de saúde aos servidores da Câmara. A bola fora, que dizer, o voto contrário foi do colega Higmar que, num aparente rompante, achou que o investimento do benefício deveria ser direcionado aos funcionários da Maxion. Incrível ou inacreditável.

 

 

Saúde em alta
Ainda sobre saúde em Cruzeiro, o prefeito Thales Gabriel reuniu nessa véspera de feriado, em seu gabinete, sua base de apoio na Câmara para apresentação e entrega do projeto do Executivo que estabelece o complemento salarial da enfermagem, locada na Prefeitura e Santa Casa, ao piso nacional. A estratégia foi antecipar os detalhes e garantir a votação na próxima sessão, para que seja inserido o reajuste à categoria já nos holerites de setembro.

 

 

Jogada ensaiada

Thales, Imaculada e vereadores

Quem acompanha a política de Cruzeiro sacou a importância do prefeito Thales Gabriel em reunir os vereadores Gordo da Vila Batista, Babu, Leprechal, Paulo Filipe, Jorge Currila, Sandra Cunha e Carlinhos Stock Car, junto à Imaculada, superintendente da Santa Casa, para a apresentação do projeto que eleva o salário da enfermagem no município, como forma de garantir da aprovação nesta semana. Segundo os mais experientes, a jogada ensaiada de Thales, com sua base de apoio na Câmara, evita o oportunismo dos prefeituráveis do Legislativo em transformar um assunto sério em palanque eleitoral!!!

 

 

Fogo no parquinho
Quem pensou que a sessão de Câmara de Guará, da última quarta, seria mais uma ‘água morna’, perdeu! O pedido de Marcelo Coutinho – o Celão, para que a mesa administrativa considerasse a suspensão dos efeitos da sessão que cassou seu mandato, tendo em vista que na Justiça o andamento do processo estagnou, foi como se uma ‘bomba relógio’ caísse no plenário. Caso os vereadores ignorem, o mesmo pedido poderá chegar a qualquer momento do Tribunal de Justiça, já que pelas preliminares de quem entende, não há embasamento para que Celão não reassuma sua cadeira no Legislativo. Quem pagar pra ver…

 

 

Conversas são boas, votos…
…são melhor ainda! Engana-se quem pensa que o vice-prefeito Regis Yasumura pretende dar moleza à concorrência, interna e externa, que pretende disputar a sucessão do prefeito Marcus Soliva. Ele segue costurando alianças e apoiadores – alguns de forma direta, outros com certa discrição, conversando com vereadores, como no caso de Fabrício da Aeronáutica, Marcelo da Santa Casa, Marcio Almeida e até suplentes. Ah! Importante será também combinar com os eleitores, afinal, são eles que têm a última palavra, no caso, o ‘voto’…

 

 

Cívico & político

Longuinho, Claudia, Sylvio, Marietta e Romeiro

As comemorações de Sete de Setembro tiveram tempero político em Lorena. Representantes das entidades educacionais e Forças Armadas desfilaram na avenida, enquanto no palanque do prefeito, o desfile foi dos políticos. Juntos a Sylvinho Ballerini, Marietta Bartelega, Fabio Longuinho, João Bosco Romeiro e vereadores acenaram para torcida, dando mostras que no desfile eleitoral do ano que vem estarão provavelmente no mesmo palanque.

 

 

 

Projeção 2024
Com a probabilidade de Marietta Bartelega e Fabio Longuinho estarem juntos no palanque de Sylvio Ballerini, é provável que a possibilidade de uma ‘terceira via’ forte no enfrentamento da reeleição em Lorena esteja praticamente nula. O motivo é simples, segundo o pessoal da Praça, as pesquisas pontuam Coronel Quintino, Flavia Brazuna, Daniel Muduruku e outros dois aventureiros bem abaixo do esperado. Perguntem ao Galão!!!

 

 

Oito ou oitenta
Com o cenário eleitoral de Lorena pendendo para polarização entre Sylvio Ballerini e Fabio Marcondes, as lideranças partidárias já sacaram que o contingente de candidatos a vereador poderá fazer a diferença nas urnas. Talvez isso explique a corrida dos marqueteiros e organizadores de partidos por nomes que postulam a Câmara e que aparentam potencial de votos na cidade.

 

 

Alvo certo
Circulou em certa roda de ecléticos em política e formadores de opinião de Pinda que a partir de uma investigação empírica das últimas pesquisas qualitativas na cidade, comprovou-se o obvio, o governo do Dr. Isael Domingues realmente muito bem avaliado pela população. Outro fato é que o nível de aprovação da adminstração tem inibido o surgimento de novos nomes, inclusive de oposição. Consideram ainda que por conta desse índice de aceitação, os concorrentes evitam criticar o prefeito Isael, em compensação, focam a ‘artilharia pesada’ na figura do vice, por ser o provável sucessor. Ou seja, Ricardo Piorino vai ter de ‘engolir sapos’ e dispor de muita habilidade até 6 de outubro de 2024…

 

 

A lei da oferta e procura
Rola entre os politiqueiros doMercadão e adjacências, que entre as ofertas de vice que vem surgindo quase que semanalmente no pedaço de Ricardo Piorino, entre os rejeitados, poderão surgir os ‘candidatos’ da segunda via e, quem sabe, da terceira. Dias atrás fizeram até uma lista de nomes na Padaria Pão Quente, de Moreira César, com cerca de quatro prováveis prefeituráveis, sendo que um deles, bem próximo ao atual governo… pelo menos por enquanto.

 

 

E por falar em prefeiturável…
…comenta-se pelos corredores da municipalidade de Pinda que o vereador Norbertinho tem se virado nos trinta para atrair as atenções da cidade para o seu trabalho – frente a presidência do Legislativo. Mesmo com os holofotes da mídia voltados aos eventos produzidos pela Prefeitura, o presidente da Câmara até que tem conseguido reconhecimento popular, ao ponto de ser visto naturalmente como um provável postulante a prefeito, independente do ‘grupão da oposição que está sendo ventilado nos bastidores”.

 

Faltam  393 dias!!!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?