Política a conta-gotas…
O bicho pegou
O presidente da Câmara de Cruzeiro, Nelson Pinheiro Junior – o Gordo, tornou lei essa semana o abono de Natal aos servidores do Legislativo. Ao contrário do que geralmente ocorre quando um projeto gera polêmica, este não foi entre os vereadores, mas na periferia política externa da cidade. Os parlamentares engrossaram o tom da conversa contra o radialista Paulo Antonio, por ele ter questionado o abono aos assessores, que na visão do jornalista não trabalham o suficiente. Na tribuna, o próprio Gordo ‘desopilou o fígado’ contra PA, seguido por Fafá. Já Diego Miranda aproveitou o confronto para envolver o prefeito, dizendo que ele precisa também seguir a Câmara e conceder o benefícios aos servidores da Prefeitura.
Livre para voar
O prefeito Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito, bem ao estilo ‘Highlander’, sobreviveu a mais uma sentença de afastamento do cargo, decretada pela Justiça de Aparecida. Um pouco menos de 48 horas do afastamento, ‘Santo Anthero’ – protetor dos prefeitos em risco – conseguiu o milagre, quer dizer, o efeito suspensivo do afastamento no Tribunal de Justiça e Piriquito retornou ao comando da Prefeitura.
Tragédia anunciada
Que ninguém seja pego de surpresa em Aparecida, caso surjam outras broncas contra Piriquito, tendo em visa que seu algoz, o vereador André Monteiro, está procurando ‘pelo em ovos’ para novos atentados para destruir o mandato do prefeito.
Política da soma
Sabe aquela história de “quem pode mais chora menos”? Pois bem, essa é a estratégia que Kleber Silveira está adotando para fortificar sua estrutura partidária em torno de seu palanque. Pelo que se ouviu dos mais experientes da política em Cruzeiro, ele pode não ter a oratória do concorrente, mas sabe e consegue fazer ‘a soma’. A presença do vereador Babu Branco PSD, por exemplo, é importante; uma aliança com o MDB de Savinho Rocha, outra adesão importante. E por falar em Savinho, essa semana Kleber foi com ele em uma visita a ex-vereadora Maria Divina e adivinha, foi ‘divino’. Com isso, ou melhor, com a Divina somando com Larissa Análio e Sandra Cunha, o MDB forma um trio de damas para a corrida eleitoral.
Capital Federal
Eleitores de Cachoeira Paulista estão questionando mais uma vez a suspensão de sessão de Câmara por conta do pa$$eio em grupo de vereadores a Brasília. Desta vez, o presidente Léo Fênix é o guia turístico da turma composta de vereadores e assessor, como a contraditória Rogéria Lucas, Dil e Angela Protetora que estenderam suas importantes presenças na Capital Federal a semana toda. E o povo? Paga a conta!
Sob nova direção
O prefeito Antônio Mineiro está agendando para 1º de setembro a transição da Santa Casa de Cachoeira Paulista para o novo interventor e administrador, Renato Marton. A aposta é que Renato, expert em estrutura de atendimento de saúde e graduado em gestão hospitalar, administre uma nova mesa administrativa que se pretende criar a partir de gente séria e com compromisso de mudar o histórico de crises consecutivas no hospital.
Preparando para entrar
Comenta-se nos arredores da Prefeitura de Potim que a prefeita Erica Soler já pediu para Néia da Saúde iniciar a fase de ‘aquecimento’ e que esteja pronta e preparada para entrar em campo para o campeonato eleitoral que se aproxima. Segundo a especulação, a decisão, ainda discreta por parte da prefeita, foi motivada pelos resultados das últimas consultas aos eleitores. Quanto ao vice, as expectativas ainda estão em jogo, quer dizer, em análise. Haja pesquisas…
Corrida solitária
Numa visão regional das campanhas de prefeitos à reeleição, o mercado político acredita que Rominho, de Piquete, é o mais confortável no quesito concorrência. Esta semana ironizaram que talvez ele tenha até de contratar um candidato na cidade para não dar ‘WO’ na concorrência pela próxima Prefeitura!!!
Entre os prováveis
Uma volta pela política de Piquete dá para perceber que o prefeito Rominho vai ter concorrência na disputa a reeleição. A ex-prefeita Teca Gouvêa já deu mostras de que se a Justiça Eleitoral permitir ela estará no páreo. Outro que está tentando dar sinal de ‘vida política’ é o ex-vereador que virou prefeito Mario Silva, que para esta temporada pretende ter mais que um partido apoiando seu nome. Quanto ao vereador Professor Matheus, tem gente apostando que vai faltar coragem para ele encarar as urnas para prefeito.
Sinal verde
Circula entre os bem informados de Guaratinguetá que o prefeiturável Junior Filippo, como um expert em política, está aproveitando a indecisão do ‘gabinete de sucessão’ de Marcus Soliva para através da ‘Rota 55’ recuperar seus votos envelhecidos – após uma década do seu governo – e agregar novos eleitores. Enquetes recentes mostraram o ex-prefeito avançando na periferia.
Cara ou coroa?
Ainda dividem opiniões quem, entre Dani Dias e Miguel Sampaio, deverá ser prefeito ou vice numa eventual majoritária pela Prefeitura de Guaratinguetá. Para ser mais explícito, se a eficiência administrativa puxaria a candidatura ou se a popularidade seria mais interessante! Pelas pesquisas consultivas ninguém ganhou a eleição, porém, embora Miguel tenha demorado 6 anos para ‘sair do armário’ como pré-candidato, a soma com Dani pode ser uma possibilidade da continuidade dos projetos de Marcus Soliva. Só precisa combinar com os eleitores!!!
Vantagem ou desvantagem?
Na possibilidade de Dani Dias ser confirmada como eventual vice na majoritária governista, na visão de quem planeja eleição com antecedência, uma vez eleita, ela não necessitaria renunciar ao cargo para concorrer à deputada em 2026. Outra realidade, segundo os cientistas políticos, Dani continuaria sua trajetória no rádio com ascendência para consolidar seu nome em várias cidades, inclusive na região taubateana onde a Metropolitana é muito forte em audiência. Porém, cada um tem sua própria receita e escolha…
Nova creche, Cidade Nova
O prefeito Isael Domingues consolidou ainda mais seu plano de gestão pública nas famílias do bairro Cidade Nova, com a inauguração de uma nova creche, aliás, a maior – 10 mil metros – e uma das melhores escolas do gênero de Pinda. A proposta de Isael é que o município tenha ao longo dos próximos cinco anos – já contando com a sucessão de Piorino – mais creches e escolas com estilos inovadores em termos de ambiência e estrutura educacional. Imaginem ‘a cara do infiltrado da oposição’ ao ver e ouvir o que o prefeito considerou…
A força do agro
A inauguração da unidade da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) em Pinda movimentou a política local com a presença do secretário de Estado, Antonio Junqueira. Quem participou e aproveitou para estreitar ainda mais os laços de parceria com a Secretaria Agricultura foi o presidente da Câmara, Norberto Moraes – o Norbertinho. Ele lembrou algumas demandas atendidas pelo Estado, como dois caminhões – basculante e pipa, 2 viaturas para áreas rurais, além de reformas de estradas. Norbertinho quer utilizar o bom relacionamento com o secretário para trazer mais benefícios à cidade.
A casa é nossa
O prefeito Sylvio Ballerini cumpriu agenda esta semana com o secretário executivo de Habitação de Estado, Ely Correia Junior, com a finalidade de conseguir cerca de 100 novas moradias do CDHU, para um área privilegiada na região da Cecap – Lorena. O encontro foi promissor e Sylvinho retornou da viagem com a data marcada para a inspeção técnica dos agentes do Estado no local, para validação do projeto de construção.
Georreferenciamento
Rolou pelos corredores da municipalidade de Lorena, essa semana, que o MP, provalmente atendendo alguma denúncia, teria determinado a exoneração imediata de todos os secretários não residentes no município. Enquanto o prefeito Sylvio Ballerini recomentou um ‘pente fino’ do RH para averiguar o ‘cep postal da moçada’, um dos espirituosos do pedaço disse que a oposição precisa se modernizar com georreferenciamento. Por enquanto nenhuma exoneração foi registrada…
“Eu estou para dar solução e não para narrativas”
O diretor do Saeg Miguel Sampaio anunciou, esta semana, o investimento de R$ 6,5 milhões para tratamento de esgoto e divulgou o maior programa de pavimentação de ruas em Guaratinguetá. Na última terça-feira, Miguel presidiu uma coletiva de imprensa para explicar os detalhes e assinar o contrato com a empresa que será responsável para executar as obras e adaptação de novos equipamentos na Estação de Tratamento do Pedregulho, com o prazo contratual de avanço em 41% no tratamento de esgoto em dez meses. Nesta segunda, ele reúne novamente a imprensa e autoridades para lançar o programa Nossa Rua, o maior em pavimentações de ruas no município.