Política a conta-gotas

Numerologia eleitoral

Lolinha – 1ª Dama

É voz corrente em Silveiras que na apuração dos números eleitorais, o vereador Pedro Paulo está de bem com os eleitores da cidade, assim como Mateus Mota, Zé Ritinha, Vicente Braga e, se pudesse ser candidata, disparadamente, a primeira-dama Lolinha. Ah! E por falar em preferência feminina, já que Edson Mota esta do avesso com as três justiças: Cível, Criminal e Eleitoral, sua intenção é lançar a esposa Valdirene Mota como candidata à prefeita em seu lugar – mas já está avisando: “quem vai mandar é ele”.

 

Férias ou fora do jogo?

Aguilar Junior

As férias com jeito de despedida do prefeito Aguilar Junior colocou o mercado político de Caraguatatuba em estado de alerta. As calorosas boas-vindas da equipe de governo ao vice Dr. José Ernesto praticamente confirmaram as suspeitas de que Aguilar está abrindo caminho para a sucessão, provavelmente para viabilizar o processo eleitoral.

 

Candidatos e afins
Enquanto os palacianos de Caraguá seguem sob novo comando na Prefeitura, os prefeituráveis disputam palmo a palmo a atenção dos eleitores neste início de pré-campanha. Neto Bota, que seria o preterido da administração com ascensão de José Ernesto ao poder, continua sua maratona; Baduquinha tenta a sorte pelas esquinas; Coronel Eduardo Stanelis segue focado nas lideranças, enquanto o ex-prefeito Antonio Carlos avança arregimentando os moradores da periferia! Quem viver, verá…

 

Perguntar não ofende
Quantos mil reais aquele ‘figurão’ da política de Cachoeira Paulista perdeu recentemente por ter investido uma dinheirama na pirâmide financeira – que deu calote em muitos moradores do pedaço?

Compromisso com os…
…investimentos – A dupla Miguel Sampaio e o prefeito Marcus Soliva transferiu seu domicílio eleitoral para o Republicanos, com o compromisso, junto ao governador Tarcísio de Freitas, na continuidade dos investimentos estaduais para Guaratinguetá. A boa notícia é que a maioria dos projetos estruturais elaborados pela equipe de Marcus Soliva a serem executados no município nos próximos sete anos já estão com anuência do Estado.

Chapa pura!!!
É voz corrente nos bastidores do poder de Guaratinguetá que os vereadores Pedro Sannini e Dani Dias continuaram vizinhos na mesma majoritária, Pedrinho no União Brasil e Dani no Republicanos onde – já chegou chegando – e assumindo logo a vice-presidência do partido. Falam ainda que a sigla deverá fornecer o candidato a prefeito da temporada – leia-se Miguel Sampaio e o (ou a) vice na majoritária. Ou seja, ‘chapa pura’ no Republicanos. Compreendem a aritmética política?

Juntos ou separados?
E entre os vereadores de Guará que sinalizaram mudanças de partidos, o destaque da semana foi Arilson Santos. Dias atrás ele propagou nas redes sociais sua foto com a deputada Renata Abreu, do Podemos. Apesar de suas ‘juras de fidelidade’ aos governistas, sua carreira solo segue aparentemente meio que à revelia do prefeito Marcus Soliva. Perguntem ao ‘Gato Felix’…

Os meninos do ‘ Dindo’

Rodholfo, Thales e Kleber

Parece que a especulação sobre os futuros afilhados do prefeito Thales Gabriel para nova safra de homens públicos em Cruzeiro está maior que fila de vacinação! Alguns estreantes como Paulo Felix – secretário de Obras e Rodholfo Scamilla; outros mais experientes, como Zé Rogério e Mário Notharangelli estão entre os mais comentados, sendo que um deles pode ser pinçado para ser o vice de Kleber Silveira rumo a futura Prefeitura.

 

 

 

Pingo de Ouro

Marcio Almeida, Gilberto Nascimento e Soliva

A Prefeitura de Guará está anunciando para essa semana a pavimentação de duas importantes vias do Pingo de Ouro: as ruas Francisco de Assis Barbosa e Luiz Castilho. As obras estão chegando através de recursos destinados pelo deputado Gilberto Nascimento, em atenção ao pedido do vereador Marcio Almeida. Para o prefeito Marcus Soliva, essa era uma demanda antiga do bairro, que agora será atendida graças a esta parceria com os parlamentares Marcio e Gilberto.

 

 

 

Efeito colateral
Com as eleições batendo na porta, o mercado político de Pinda observa alguns comissionados da administração de Isael Domingues com sintomas de ansiedade – excesso de futuro! Os mais atentos devem reagir em duas direções: vestir a camisa de Ricardo Piorino e mergulhar na campanha de ‘corpo e alma’. Perguntem ao pessoal da ‘república de Taubaté’!!!

Política da soma

Cal, Piorino, Gilson Nagrin e Norbertinho

E no passo a passo eleitoral, enquanto não se consolidem os concorrentes, Ricardo Piorino, o vice que pretende ser prefeito, segue ganhando espaço junto aos eleitores e conversando com as lideranças sobre a Pindamonhangaba, a de hoje e a que se pretende num futuro bem próximo. Pelo o que se ouve nas esquinas, Piorino deverá contar com cerca de sete partidos para acomodar a quantidade de canditos à Câmara que tem unido a ele…

A partilha

Elcinho Vieira e Fábio Longuinho

Se fosse para dar nome à peça teatral que transformou a Câmara de Lorena em ‘teatro’, na última segunda-feira, com certeza seria ‘A Partilha’ – estrelando Elcinho Vieira – como o justiceiro dos preteridos do presidente – e co-estrelando Fabio Longuinho – como o passageiro da agonia. Seguem-se os atos:
1º ato – prefácio
Em uma sessão onde deveria ser votada a LDO, rompe-se a normalidade com Elcio Vieira Jr, ressurgido do quase anonimato, para ganhar destaque no plenário, formulando um pedido de destituição de Fabio Longuinho da presidência do Legislativo, sob alegação de desrespeito ao Regimento Interno. E logo quem reclamando de desrespeito…
2º ato – trama
Misteriosamente (ou não) nove assinaturas compõem o pedido de destituição do presidente, incluindo 50% dos membros da mesa administrativa. Ou seja, todos sofrendo de ‘pontualite aguda’! Pelo menos este seria o motivo utilizado como pano de fundo, já que rumores dos corredores deram conta da falta de participação dos reclamantes na partilha dos recursos de representação.
3º ato – síndrome de Judas
Em clima tenso, o vice assume a presidência na sessão e faz cara de paisagem, enquanto o pau comia. E deu a dica que pretende permanecer no posto – se a operação tapetão der certo. Sorte que Bruninho Ribeiro entonou a voz e se impôs às falácias de Elcinho, trazendo um pouco de ordem à sessão.
4º ato – o enredo
Como todas as ações de Vieira correm a ‘toque de caixa’, os vereadores já foram induzidos a instalar uma comissão processante para investigar o suposto crime de Longuinho contra o Regimento Interno. Ah! Quem sabe nessa investigação apontem também o prejuízo que o presidente efetivamente tenha causado com os atrasos e mudanças de horário das sessões.
5º ato – caso de polícia
Como em quase todas as partilhas em famílias, as coisas terminam na polícia, e com Longuinho não seria diferente; em menos de 12 horas do espetáculo, ele deu entrada em uma queixa-crime contra Vieira Jr na Delegacia Seccional.

Entre um cafezinho e outro…
Já em contagem regressiva para as próximas eleições, os políticos das cidades da região sempre se cruzam. Dias atrás a dupla Miguel Sampaio e prefeito Marcus Soliva – responsáveis pela transformação de Guaratinguetá nos últimos anos – estiveram ‘trocando figurinhas’ para estratégias pré-eleitorais com os vereadores Marcio Almeida e Gu Castro (Aparecida), casualmente no cafezinho mais politizado do médio Vale – Jornal Atos – que ao longo dos anos tem se tornado ponto de encontro de muitas lideranças. A pauta do momento era a possibilidade da candidatura de Miguel à sucessão de Soliva, que por sinal evoluiu na semana passada nos bastidores da administração.  Além da definição de partidos para receber um grupo maior que o esperado de postulantes à Câmara, existe o processo seletivo para quem será o vice!

De volta ao jogo
Após se destacar em boa posição em algumas pesquisas eleitorais realizadas nos últimos meses em Cachoeira Paulista, o ex-vereador Aurélio da Farmácia admite estar de ‘volta ao jogo’. Com convite antecipado para se posicionar como vice em um dos grupos mais influentes da cidade, Aurélio, motivado pelos amigos e apoiadores, preferiu seguir ‘carreira solo’, uma vez que resolveu postular como pré-candidato a prefeito na próxima eleição. Segundo Isaque Guimarães, a futura chapa já conta com uma lista de candidatos à Câmara suficiente para montar três partidos com sobras, inclusive respeitando a cota feminina. A dupla também mencionou o cuidado que vem tomando para evitar aproximação de figuras rejeitadas politicamente pela população. Aurélio promete a melhor proposta de governo na disputa pela Prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *