Política a conta-gotas

Edital de proclamas

Romeiro, Marietta Bartellega e Galão

As últimas semanas têm sido de muitos encontros e pesquisas para Marietta Bartelega, que busca a melhor opção eleitoral para acelerar o desenvolvimento de Lorena. Com este tema, esta semana ela avançou na possibilidade de uma conclusão, após uma troca de informações com João Bosco Romeiro e Galão Aquino sobre o planejamento futuro do prefeito Sylvio Ballerini. Provavelmente Marietta seja a liderança feminina que o prefeito poderá contar em possível segundo mandato.

 

 

 

 

“Ema, ema, cada um…
…com seu problema” – Com um olho no calendário e outro na eleição, o mercado político de Cruzeiro presta atenção nos postulantes à Prefeitura tentando se articular para temporada de caça aos votos. Diego Miranda parece que passou pelos metalúrgicos e amargou outra decepção na esperança de arrumar um vice. Pelas fotos da festa do Sindicato aos trabalhadores – divulgadas nas redes sociais – já se tem a ideia em qual palanque o Jacy, digo, os sindicalistas, estarão em 2024. Perguntem ao Kleber!!!

 

Não contava com a minha…

Diego Miranda

…astúcia!!! E por falar em Diego Miranda, quem desdenhou de sua luta para formalizar um grupo de apoio para conquistar a Prefeitura já sacou que o vereador não está pra brincadeira. Ele agora tem assessor à parte! Isso mesmo! Contratou consultoria particular pra ajudar nas articulações contra o prefeito, quer dizer, para ser prefeito. Será que Diego tá começando a engordar o cofrinho?

 

Fogo cruzado
Quem acompanhou a última sessão ordinária da Câmara de Lorena percebeu que a temperatura entre os vereadores Maurinho Fradique e Bruninho Ribeiro, está esquentando a cada manifestação na tribuna. Na defesa do ‘leitinho das crianças’, Fradique disparou contra o colega: “dissimulado”. Só pela expressão de Ribeiro, o silêncio falou mais alto…

 

Leitura dinâmica
Comenta-se entre os bem informados de Lorena que o placar de votação da Câmara poderá alterar nos próximos meses, por conta dos ‘votos alternativos’, ou seja, três vereadores que ‘podem balançar o barco’. Espiem a equação de ensino médio: 8 + 3 = 11, dependendo da conveniência, contra ou a favor; 17 – 11 = 6, para defender na grande área as bolas cruzadas. Em votações mais acirradas, aqueles nobres edis, que passam mais tempo no banheiro que no plenário durante as sessões, vão ter de controlar a alimentação, para não perder o jogo.

 

A gente vai se ver…
…na Globo! Novela nova na telinha e novas alegorias nas conversas dos politiqueiros de Lorena. A mais marcante desta semana: “O professor Daniel Munduruku pode não ter chegado à Prefeitura na eleição de 2020, mas chegou na Globo antes de 2024”. Imagine se não tem gente conjecturando que os prováveis autógrafos podem ser traduzidos em votos no ano que vem?!?!

 

Corda no pescoço
Tem gente esperando pra ver  como os vereadores Rodolpho Veterinário e Luiz Gozado – o Brejão – vão explicar ao Ministério Público seus pareceres contrários às recomendações do Tribunal, em 2021. O MP questiona a falta de embasamento técnico nos procedimentos da dupla, estabelecendo prazo para as devidas justificativas. Se é que tem!

 

Bomba-relógio

Marcus Soliva

Quem estiver ansioso em Guaratinguetá pela definição de quem vai sair com a ‘bênção da sucessão’ do gabinete de Marcus Soliva, ‘senta e espera’, porque o esposo da Dona Andréa não está com pressa. Vozes dos corredores dão conta que tem o lance das pesquisas OFICIAIS que vêm pela frente; vão ter as análises das propostas e do quesito fidelidade a ser considerado; ainda serão observados os fatores investimento e empatia. Até lá, ‘cada um que lute!!!

 

Preliminares
Uma recente pesquisa extraoficial apresentando o atual cenário eleitoral de Guaratinguetá mostrou vantagem em quem embarcou primeiro na pré-campanha, ou seja, na estimulada Dani Dias com vantagem de 25 pontos dos indecisos, seguida de Junior Filippo, que por sua vez, passou raspando o vice Regis Yasumura. Ah! No quesito rejeição, a numerologia quase que inverte. De acordo com ‘o professor’, como os três citados Dani, Junior e Regis estão no palanque há mais tempo, é compreensivel que Miguel Sampaio, que ainda não se declarou candidato, mostre vantagem mesmo cotado na quarta posição.

 

O que todos querem saber
Qual a motivação do vereador Orville Teixeira (PSD) em articular a procrastinação, da votação na Câmara, do projeto do prefeito Marcus Soliva que pede autorização do Legislativo para venda de vários lotes da Prefeitura, no Jardim do Vale II? A dúvida é: foi por que Marcio Almeida, o líder do Executivo no Legislativo, não o convenceu? Seria porque o prefeito não se rendeu ‘a vossa majestade’? ou talvez, alguém com influência externa entrou na fita? Será???

 

Dias piores virão
Corre na boca pequena que as dificuldades que o prefeito Marcus Soliva não teve nos últimos seis anos, em toda conjuntura do poder público de Guará, vai ter a partir de agora. O que aconteceu na Câmara, com um simples vereador barrando um projeto que pode engessar a administração, “é café pequeno” perto do que virá, principalmente entre o funcionalismo. Como o povo fala: “vão apagar bituca de cigarro na xicara de café do homem…”

 

Ciranda eleitoral
A julgar pelas redes sociais, o povo do Mercadão acredita que o ex-prefeito Vito Ardito, além de desfilar com o vereador Magrão em uma região de Pinda, e com Vela do PT em outra freguesia, vai ter de passar também pelo cemitério onde estão sepultados muitos de seus votos. Vai que ele convence esse povo a ressurgir no dia da eleição…

 

Exportações
Falando em boa notícia, os números da exportação das empresas de Pinda, divulgados na última semana pelo Ministério da Economia, mostram que a cidade continua na cabeça do ranking das melhores. Em 4 meses, as indústrias locais exportaram cerca de US$ 600 milhões, e o município é o terceiro melhor da região, destacando-se em 11º dentre os 645 no geral.

 

Experiência
Há quem garanta que a aparente calma eleitoral, observada em Pinda, está com prazo de validade limitado. Situações como dos vereadores Herivelton Vela e Magrão ‘casando’ com Vito Ardito; Norbertinho cotado na lista de vices para Ricardo Piorino; o prefeiturável Rafael Goffi voltando a residir na cidade, poderão agitar a periferia. Disseram na calçada do Lojão essa semana, que até o trio de veteranos: João Bosco Nogueira – ex-prefeito – Chico Losil e Abel Guimaraes não descartam a possibilidade de participar da próxima eleição na linha de frente ou compartilhando experiências.

 

Vice-presidente na área
Nos próximos dias, Pindamonhangaba vai inaugurar o Centro de Iniciação Esportiva CIE, no bairro do Crispim – investimento do Governo Federal. O prefeito Dr. Isael Domingues convidou o vice-presidente Geraldo Alckmin, e está organizando um mega evento para aproveitar a oportunidade e apresentar novos projetos que poderão ajudar a cidade.

 

Ligações perigosas
Se não bastecem as dúvidas dos eleitores de Silveiras sobre o indicado do prefeito Guilherme Carvalho à sucessão, essa semana surgiu mais uma:  que o ex-prefeito Zé Hélio estaria propenso a aceitar uma aliança com Edson Mota. Torcida em pane, com muitos contras e poucos a favor.

 

Aquecendo as turbinas
Parece que o aeroporto de Guará não é o único que tem turbinas esquentando para levantar voo. Se depender do trio Dani Dias, Miguel Sampaio e Ademar dos Santos, o projeto de manter o grupo de Soliva forte para os próximos anos na cidade deve decolar, sem previsão de turbulência. Nem mesmo a tentativa de uma quarta figura, que parece perdida no caminho (e nas falas), não tem mostrado força para desfazer o laço. Na última semana, um bate-papo no Mirante da Mantiqueira, no Mato Seco, marcou o início de vários encontros de quem planeja manter a cidade sob bons cuidados. Imaginem a dor de barriga alheia…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?