Política a conta-gotas…

De bem com o$ número$

Sylvio Ballerini

O prefeito Sylvio Ballerini comemorou esta semana a preliminar do Tribunal de Contas do Estado sinalizando a aprovação de suas contas referentes ao primeiro ano de seu mandato. Ao que tudo indica, o parecer final do TCE será favorável. Lembraram na Praça que isto não elimina a possibilidade de alguns vereadores manifestarem opiniões divergentes ao Tribunal, como ocorrido com o ex-prefeito Fabio Marcondes, no ano passado.

 

 

“Água no chope”
E quando tudo estava certo para sessão que definiria o próximo presidente da Câmara de Pinda, bem como a mesa diretora, nesta quinta-feira, surge uma ‘contestação’ do PSOL – que nem cadeira no Legislativo tem – buscando impedir a realização da votação extraordinária. A alegação era ‘algum detalhe’ do Regimento, o que poderia muito bem ser desconsiderado, se tivesse um presidente com voz de comando. Ah! Tem presidente sim, o Cal, mas…

 

‘Olho gordo’
Com a Câmara de Pinda se rendendo à pressão do PSOL – para suspender a sessão – o nome de Erica Cândido, candidata de 2 mil votos pelo partido nesta eleição, ganhou as rodas políticas do pedaço como destaque e líder do novo grupo de esquerda que está tentando se fortalecer na cidade. Disseram que ela também está de ‘olho gordo’ no comando do Sindicato dos Servidores Municipais, já que é efetiva na Prefeitura.

 

Barba de molho
Diante do PSOL que ‘vem quebrando tudo’ na cidade, rolou entre os bem informados de Pinda que o vereador Herivelton Vela, que ainda mantém o Natanael como base de apoio no Sindicato dos Metalúrgicos, ao que tudo indica já ‘botou a barba de molho’ antes que o pavio apague de vez…

 

E por falar em Vela
Ainda sobre o efeito ‘lua de mel’ do Legislativo com o Executivo de Pinda, concluíram que criticar o governo municipal é comprar briga com a população, porque até nas pesquisas do PT o prefeito Isael aparece nas alturas. Perguntem ao Vela!!!

 

Ventos a favor

Isael Domingues

Comenta-se pelas gôndolas do Mercadão de Pinda que o efeito prolongado da ‘lua de mel’ da Câmara com a Prefeitura é de fazer inveja a qualquer prefeito da região. Para alguns cientistas políticos do pedaço, o fato se dá ao alto índice de aprovação da administração e a resposta da administração aos pedidos do vereadores. Ah! Esta semana o prefeito Isael Domingues foi a Brasília para tomar um cafezinho com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Antes que alguém pense: “que cafezinho caro”, a motivação foi para antecipar a pauta de investimentos do Governo Federal em vários setores da cidade, que Isael pretende conseguir através do conterrâneo…

 

 

Correndo sozinho

Diego Miranda
Kleber Silveira

Depois que o vereador Diego Miranda se posicionou como preterido do prefeito Thales Gabriel para sucessão em Cruzeiro, observaram que os holofotes da administração passou a focar apenas o diretor do SAAE como a provável aposta para as eleições municipais. Colaborando com o fortalecimento deste contexto, está o conjunto de trabalhos que transformou a cidade literalmente num canteiro de obras, somada com a habilidade de Kleber Silveira, como quem sabe executar. Pelo andar da carruagem, os eleitores já sacaram as três candidaturas que vão empolgar mais a futura  campanha: Kleber – 1ª via, Joarez Juvêncio – oposição e Diego Miranda como 2ª via.

 

Segunda via
Corre na boca pequena de Piquete que o vereador Professor Matheus, embora seja minoria das minorias na política local, tem-se mostrado disposto a compor uma chapa para disputar a Prefeitura em 2024. Disseram na Praça das Bandeiras, dias atrás, que se for o caso, o homem muda até de partido para consolidar uma candidatura, já que o PL se tornou muito próximo da administração Rominho.

 

Truco!!!

Antônio Mineiro

Os politiqueiros da Praça Prado Filho são unânimes em afirmar que não dá para prever o modus operandi do prefeito Antonio Mineiro na campanha à reeleição. Embora muitos comentários ecoem por toda Cachoeira Paulista, ninguém consegue apostar se vem com novo vice ou repete a parceria com Dr Ailton! Se vai absorver algumas figuras da Motolândia em seu grupo ou renova um elenco para disputar a Câmara? Por isso, em se tratando de Mineiro, truco!!!

 

Dinheiro na conta
Parece que o sonho de consumo de muitos servidores da região é trabalhar em Silveiras. O prefeito Guilherme Carvalho quebrou um recorde na cidade, provendo 5 pagamentos este mês de dezembro – entre o pagamento de salários, abono a todos, crédito para alimentação, 13º salário e adiantamento dos vencimentos. Outra boa notícia é que a Prefeitura pagou um precatório trabalhista de mais de R$ 4 milhões – proveniente de férias irregulares – que o município, ou melhor, o governo passado da Motolândia deixou de pagar corretamente.

 

Pegando carona

Arilson Santos e Nei Carteiro

A periferia política de Guará reagiu contrária ao aumento de salários dos gestores municipais – prefeito, vice e secretários, aprovado pela Câmara esta semana. A marmita azedou ainda mais quando também entrou em pauta aumento dos já considerados bem remunerados do Legislativo, por obra e graça da propositura do ainda presidente Arilson Santos e do opositor contumaz Nei Carteiro. Comentaram na Praça, que os vereadores pegaram carona até no índice de 5,2% do projeto do Executivo.

 

E por falar em Executivo…
…o mercado aposta que por falta de uma, serão duas candidaturas oriundas do Palácio das Chácaras Selles na sucessão de Marcus Soliva, em Guaratinguetá. Uma delas com certeza é a do vice Regis Yasumura – com sintomas de autonomia – que não abre mão de disputar a Prefeitura; a outra, conforme os resultados das pesquisas no período, que seja do grupo e tenha condições de garantir a continuidade dos projetos de expansão da cidade. Façam suas apostas…

 

Não convidem para..
…a mesma picanha – o prefeito Sylvio Ballerini e o presidente da Câmara Fabio Longuinho, principalmente se no comando da churrasqueira estiver a cargo do minoritário do Legislativo, e o assunto for as emendas parlamentares na LDO de Lorena!!!

 

Índio quando se pinta…
…é pra guerra Numa leitura fina sobre os ânimos exaltados do gabinete do prefeito de Lorena, a previsão é de um iminente conflito institucional pela frente, segundo a voz da periferia. A pergunta que não quer calar: quem será o ‘déspota’ que estaria pilhando Sylvinho Ballerini contra o ‘grupo dos oito e meio’ na Câmara, com 25 meses de mandato pela frente?

 

Perguntar não ofende
Quem é o político que dissimula pertencer ao grupo de apoio político – com muitas vantagens – do prefeito Sylvio Ballerini, e que já está de ‘conversa’ com o principal concorrente do homem na reeleição?

 

Manda quem pode…
…obedece quem tem juízo – Parece que o prefeito de Aparecida e a Justiça local estão longe de se entenderem, principalmente quando o assunto são as interpretações legais nas contratações de cargos comissionados da Prefeitura. Se na primeira ‘canetada’ do Judiciário contra a criação de uma minirreforma administrativa, aparentemente com a finalidade esquentar algumas nomeações, o Piriquito não entendeu, agora com a segunda, que arbitrou improcedente, talvez entenda! A propósito, a ordem é para exonerar de forma imediata eventuais contratações processadas no afã da ansiedade…

 

Caso de Justiça
Tornou-se voz corrente em Aparecida e região a contratação de uma terceirizada pela ‘bagatela de R$2 milhões para fazer a gestão do Centro de Diagnósticos, que entrará em funcionamento na UPA que será inaugurada este mês na cidade. Com isso, aumenta a vulnerabilidade do prefeito Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito, quanto a manutenção de seu mandato, já que sua administração está sob a mira do Ministério Público…

 

Contagem regressiva
Faltam 668 dias para as eleições municipais, exatamente 134 semanas, e já tem candidato com grupo de vereadores pronto para campanha…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?