Política a conta-gotas…

Bora Pedrinho…

Pedro Sannini e Marcio Almeida

Após idas e vindas, conversas e diálogos, cálculos e projeções, parece que o vereador Pedro Sannini (PSC) está próximo de ser eleito na segunda-feira, o novo presidente da Câmara de Guaratinguetá. Vozes dos corredores dão conta que Pedrinho tirou nota 10 na sabatina palaciana, principalmente no quesito parcerias com os interesses do município, por isso teve a ‘bênção do gabinete’ e a promessa de apoio de muitos colegas, fundamentais para frustrar o ‘fogo estranho’ que poderia ameaçar o bom andamento da administração pública num biênio estratégico para a conclusão de projetos estratégicos de Marcus Soliva. Se ninguém ‘roer as cordas’ até a ‘hora do sim’, bingo…

 

 

Vaidades & interesses

A definição da próxima mesa administrativa – leia-se presidência – da Câmara de Cruzeiro, pode ser preponderante para os próximos passos políticos eleitorais de Thales Gabriel, se considerar que o presidente eleito exercerá também a função de vice-prefeito. Talvez seja por isso a ‘gritaria daquele que já foi no passado’, que já calculou que não terá musculatura para enfrentar o pretendido de Paulo Vieira, muito menos a aposta velada do gabinete. Perguntem ao Paulo Felipe!!!

Tiro ao alvo

No universo de apenas 10 votos, Gordo da Vila Batista, Fafá e Paulo Felipe disputam o melhor de três para presidir a Casa de Leis no próximo biênio, isso se não surgirem novos interesses, quer dizer, pretendentes para alterar o quadro de sucessão de Jorge Currila. Lembrando que está em jogo de forma amistosa a provável aposta do Executivo e da força subliminar do homem da faculdade. Façam suas apostas, caprichem na pontaria…

 

Todico eleito…

Agenor do Todico

…povo satisfeito – A falta de tirocínio eleitoral de alguns vereadores de Cachoeira fica mais evidente à medida que a perseguição do quarteto da motolândia ao parlamentar Agenor do Todico aumenta em todas as direções, a exemplo da ação judicial na questão da imposição de assessoria. O que os notáveis da inteligência, dos bons costumes e guardiões absolutos da moralidade não perceberam é que estão promovendo, sessão a sessão, a popularidade de Agenor. Já tem eleitores se manifestando pelas esquinas, que querem votar no homem é para prefeito. Perguntem ao Dr. Felipe Capucho!!!

 

 

O que muitos querem saber

Quem foi o candidato que mal terminou a campanha eleitoral no último 2 de outubro, e já comprou um caro zero quilômetro?

 

No pagar das luzes

Arilson Santos

Faltando praticamente 60 dias para o ainda vereador Arilson Santos desocupar o cargo da presidência da Câmara de Guará, a ‘novela da construção de uma nova sede’ para o Legislativo ganha novo capítulo. Nos episódios anteriores, de forma autônoma e à revelia dos colegas, Santos determinou a devolução do prédio histórico da Praça Conselheiro – que estaria destinado a receber a Casa de Leis; sob protesto velado de muitos vereadores, ele não conseguiu autorização em plenário para posse de uma área do município para construção de um prédio novo. Por fim, anunciou nos últimos dias uma licitação para reforma da atual localização. A pergunta que não quer calar: será que desta vez ele ‘consultou os universitários’, ou foi na base do eu faço, eu decido???

 

 

Segundo tempo

Gu Castro

Sob protesto de uma minoria, a Câmara de Aparecida, dias atrás, modificou o regimento da Casa e a Lei Orgânica, aprovando a reeleição para presidente. De acordo com a ‘gritaria’ dos contrários, o projeto foi colocado em pauta na base da surpresa, num momento em que as atenções dos vereadores estavam sobre o transporte alternativo na cidade e com mais de 150 motoristas movimentando o plenário. Analice questionou, Juninho ‘Corpo-Seco’ aloprou e Budão lamentou. Em resumo, o atual presidente Gu Castro – que nem votou nesta mudança – poderá ser reeleito para o seu segundo mandato.

 

 

Utopia ‘piriquitoriana’

O projeto do prefeito Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito, de cobrir a Feira Livre de Aparecida, foi questionado em muitas bancas nos últimos dias, com uma dose excessiva de incredulidade entre os feirantes, donos de espaços e comerciantes geral, que movimentam boa parte da economia no município. A questão levantada é simples: “se nem os projetos básicos prometidos na eleição, o prefeito não conseguiu em 20 meses de governo, ele vai cobrir a feira, ao custo de R$17 milhões?”

Nova avaliação

As contas de 2019 do ex-prefeito Fábio Marcondes – já aprovadas pelo Tribunal de Contas – que tramitam pelas comissões da Câmara de Lorena, abriu nova temporada de assuntos e avaliações em alguns gabinetes da Casa Arnolfo Azevedo. Com os novos rumos e ânimos diferenciados entre os vereadores, tem gente apostando que desta vez não existe uma pré-disposição para reverter o relatório do TCE.

Segundo turno

Apesar de assuntos e projetos leves, a sessão de Câmara de Lorena desta semana se deu em dois turnos, o primeiro regimentalmente na sede do Legislativo, porém, o segundo, no plenário da lanchonete do posto Três Garças. Treze dos dezessete vereadores aproveitaram o encontro, quase que casual, do pós sessão, para pontuarem algumas diretrizes eleitorais que vêm pela frente. Parece que monitoraram também as últimas ‘manobras’ daquele ‘foragido dos oficiais de justiça’ que circula pelos corredores da municipalidade se metendo em tudo que cheira grana na administração. E vem CEI pela frente…

Não convidem para…

… a mesma picanha o vereador Luiz Carlos de Moura – o Magrão, e o vice-prefeito Ricardo Piorino, principalmente se o churrasqueiro for o Nilson – sub de Moreira César – e o assunto for sucessão municipal em Pindamonhangaba!!!

Nuvem passageira

Corre nos bastidores dos poderes de Pinda que a disputa pela futura presidência da Câmara aparentemente está mudando de mão, quer dizer, de concorrente. Para o presidenciável Norbertinho Moraes, que antes disputava apoio contra Renato Cebola, parece que agora está tendo de se preocupar com o vereador Marco Mayor, que andou acenando para vários influentes de dentro e fora do Legislativo.

 

Agora é com a Câmara!!!

Thales Gabriel

O prefeito Thales Gabriel, aproveitando relevância do Dia do Servidor Público, cumpriu uma de suas propostas à categoria. Na última quinta-feira, chamou os vereadores e líderes em seu gabinete para encaminhar em ato solene o Plano de Carreira de Cargos e Vencimentos do Servidor Público Municipal para aprovação da Câmara Municipal. Pelo  que se ouviu nos corredores da administração, uma conquista e um presente a todo funcionalismo, que aguardava o Plano com expectativas porque serão mais valorizados com incentivos e reajuste de seus vencimentos, com capacitação, além da modernização, definição de cargos e outros benefícios. Agora, com a palavra, os vereadores que deverão acelerar a votação para que todo este empenho consiga se tornar realidade a partir do próximo ano.

 

E por falar em Mayor…

… pegou bem a homenagem que ele fez às atletas do futsal feminino de Pindamonhangaba pelo destaque a atual equipe, bicampeã de São Paulo nos Jogos Abertos e considerada a melhor do sub-21 entre as 645 cidades do Estado. Quem acompanhou a sessão de Câmara desta semana, aprovou e comentou a iniciativa do vereador, que dia-a-dia ganha destaque no município.

 

Os números falam

Marcus Soliva
Sylvio Ballerini

O placar do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil mostrou Guaratinguetá como destaque na região em contratações, enquanto Lorena, a de melhor saldo positivo. Prefeitos Marcus Soliva e Sylvio Ballerini comemoraram os resultados de setembro, apostando em novos postos de trabalho que serão abertos nesta reta de final de ano.

 

 

 

Liderança em ascensão

Isael Domingues

Ainda com os números do CAGED, o prefeito Isael Domingues confere Pindamonhangaba encostando em Taubaté, com saldo positivo de 123 postos de trabalho contra 149 da cidade vizinha. Domingues considera comparar a população e a área industrial dos municípios. Superar a terra de Monterio Lobato é uma questão de meses, dado o crescimento da economia local.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?