Bastidores da Política

Alguém responde

Edson Mota
Edson Nota

O problema da contratação da ‘OS’ (organização social) que administra a Saúde de Cachoeira e que pode exonerar todos os funcionários que ela contratou está fundamentado nas irregularidades que a Justiça encontrou no processo de licitação que contratou a empresa, ou na ‘denúncia’  formulada pela vereadora Dada Diogo?

Segundo um vídeo nas redes sociais, o prefeito Edson Nota tenta desviar a responsabilidade e atribuir culpa à vereadora, ao invés de admitir que a maracá, digo, o problema, está no contrato. Perguntem ao Breno Arraia…

Capital das ‘laranjas’…

…do Vale Cachoeira Paulista supera as expectativas com sua produção no mercado político. Segundo as más línguas, a maior produção é da própria Prefeitura em sua nova versão. Brincam pelas esquinas que  tem mais laranjas que caixas para armazená-las. Perguntem ao vereador, agora conhecido como ‘colinho’…

O tiro saindo pela…

Ronaldo Pipas
Ronaldo Pipas

culatra É voz corrente no centro de Pinda que o vereador Ronaldo Pipas está disposto a abrir mão de cargos eletivos em detrimento das candidaturas de Rafael Goffi a deputado, e posteriormente a prefeito.

O que ninguém, aliás nem Pipas esperava, que na periferia, o grito da torcida seria outro. Disseram que tem líderes e populares pelos bairros Araretama, Vila Rica e adjacências que preferem Ronaldo Pipas que Goffi para deputado, e posteriormente a prefeito, porque não!

Ganhou quem apostou…
…que a CEI do Vanone – na Câmara de Pinda acabaria em pizza. Parece que não por contas dos vereadores responsáveis pela Comissão de Investigação, mas pela falta de pulso forte do então denunciante, que segundo a ‘boca pequena’, quis ‘derrubar o leão’ com tiro de chumbinho. Esta semana, após os vereadores votarem pelo arquivamento, o presidente das investigações justificou com argumentos enfáticos que o assunto entrou no campo das suposições.

Devolve de um lado…

Guilherme Carvalho
Guilherme Carvalho

…recebe de outro O prefeito de Silveiras Guilherme Carvalho está comemorando a liberação da construção de 80 moradias pelo CDHU na entrada da cidade.

No local o ‘ex-prefeito’ pretendia construir um centro multiuso ‘mas deu ruim’, tanto é que a Prefeitura, por determinação do Ministério Público, teve que devolver cerca de R$ 300 mil aos cofres do governo, por inúmeras falhas no projeto.

Mesmo pagando a conta de Edson Mota, o clima de festa do prefeito Guilherme e da população continua em alta, com a oportunidade das moradias.

Perguntar não ofende
Agora que o Pedro Baratão perdeu o PMDB de Cachoeira Paulista para a Ângela Orosco – por obra e graça de Argus Ranieri, de Guará – quanto tempo ele sobrevive como secretário de Esporte do prefeito Edson Nota? Ou será que houve anuência do Executivo para a favor de um em detrimento de outro?

Alguém explica…
Tem gente no mercado político de Guará que ainda não entendeu a estratégia da ‘república dos bacanas’, quer dizer, do gabinete do prefeito Marcus Soliva com relação ao protocolo da inauguração da escola do Jardim do Vale. Trata-se do convidado especial para o palanque oficial, o pré-candidato Paulo Skaf (MDB) e ainda com Argus Ranieri a tiracolo. Perguntem no café mais politizado da Praça Conselheiro…

 Costura fina

Isael Domingues
Isael Domingues

Quem diria que após todo entrave que o Comus de Pinda (antiga versão) promoveu para impedir a efetivação da atuação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na cidade, através da Regional de Guará, a ordem para inclusão viria do próprio Governo do Estado.

De acordo com os bem informados, enquanto o prefeito Isael Domingues agilizava a liberação com o alto escalão do Estado, o secretário de Governo e vice-prefeito Ricardo Piorino articulava a ‘faxina étnica’, digo, política, no Comus.

Perguntem à Irene, ou quem sabe, à Cintia Muniz…

Não convidem para…
…a mesma picanha os vereadores de Lorena Elcio Vieira Jr (PV) e Beto de Pereira (DEM), principalmente se o tema do churrasco for ‘de volta ao passado’!

Adrenalina
Várias críticas de ato contínuo ao secretariado da Prefeitura de Guará, proferidas pelo vereador Pedro Sannini (PTB), parecem não ter incomodado tanto o prefeito Marcus Soliva quanto a duas ou três do presidente da Câmara, Marcelo Coutinho – o Celão, neste início de semana, durante entrevista no programa da Dani Dias. Disseram que numa breve troca de farpas rolou até um “entenda como quiser”, quando uma das partes perguntou se trava-se de rompimento. Ainda bem que existem ‘bombeiros’ por perto! Perguntem ao João Pita!

Disparidade
Rola entre os bem informados do circuito Prefeitura-Câmara de Guará que se o prefeito Marcus Soliva não acertar as disparidades de ‘varejo e benevolências’ entre vereadores da base e oposição na administração,  ‘um racha’ sem precedente já é tragédia anunciada. Numa leitura fina, há quem pense que Soliva, quando precisa ‘ganhar’, conta com os amigos e aliados, mas na hora das liberações e sanções, ‘em tese’, lembra dos adversários e dissimulados. Perguntem ao Sapiente…

Espaço aberto
Com o mercado eleitoral de Lorena praticamente aberto para 2020 e com nomes ainda indefinidos para sucessão de Fábio Marcondes, é provável que muitas surpresas surjam pela frente. A novidade das rodas políticas é que Aloísio Vieira, apostando no baixo desempenho da vice-prefeita Marietta Bartelega, no ‘pesado do palanque’ de Sylvio Ballerini, na rejeição de Elcio Vieira Junior e na improbabilidade de Renato Marton, já pensa em transferir seu domicílio eleitoral de Cachoeira para Terra das Palmeiras Imperiais. Na conta de seus apoiadores, com respaldo de dez mil votos ele volta a prefeiturar na cidade.

Precedente
O projeto do prefeito Fábio Marcondes que concede 4% de reajuste nos salários dos servidores de Lorena foi aprovado na sessão desta segunda-feira, e a oposição não conseguiu atravessar emenda para alterar o contexto. Nem tudo esteve sob o controle da liderança, Fábio Longuinho pontuou uma vantagem futura. Como o vereador Washington da Saúde se absteve de votar na manobra do vereador Elcio Vieira, por ser funcionário da Prefeitura, abriu o precedente que o impede de votar no futuro, quando uma propositura for relacionada a vantagens ao funcionalismo público. Ainda bem que existem suplentes…

O que muitos querem saber
Entre a plateia que observa o prefeito Marcus Soliva ‘sangrando’ na boca da oposição a dúvida é única: “o que queima mais, o fogo amigo ou o fogo estranho? Para melhor clareza: os infiltrados no holerite da Prefeitura de Guará ou a patuleia que frequenta os cafezinhos e roda dos escarnecedores?Administração & Política

O prefeito Thales Gabriel (SD) durante participaçõ no Atos no Rádio
O prefeito Thales Gabriel (SD) durante participação no Atos no Rádio
O prefeito Thales Gabriel passou a limpo várias questões e avanços de Cruzeiro nestes últimos meses, durante entrevista no programa Atos no Rádio.

Se destacando como uma das grandes lideranças da região, Thales declarou que tem buscado unir capacidade administrativa com política, e seu grande desafio é continuar equacionando o caos financeiro que herdou na Prefeitura sem deixar que a cidade seja atrofiada.

Como meta para este ano, busca regulamentar o parcelamento da dívida pública para desobstruir o recebimento de verbas federais, avançar na saúde do município e modernizar a máquina pública.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?