Bastidores da Política

Pombo correio

Marco Evangelista
Marco Evangelista

Corre na boca pequena de Guará que bastou uma informação oficiosa do PSDB aos ‘ouvidos’ do vereador Marcos Evangelista, “de que o mandato pertence ao partido”, para que ele mudasse o discurso e a esposa optasse pela sua própria exoneração no Saeg. Perguntem àquele ‘mago’ do ninho tucano, que atende pelo codinome de Goulart!

Não convidem para…
…a mesma picanha os vereadores governistas de Guará e o presidente do Sindicato dos Servidores, José Edu Ayres, principalmente se o assunto for suas recentes ‘opiniões sobre nepotismo’ nas redes sociais e supostamente ao Ministério Público da cidade!

Telhado de vidro

José Edu Ayres
José Edu Ayres

Parece que o presidente do Sindicato dos Servidores de Guará atirou no próprio pé, quando denunciou a suposta prática de nepotismo na Prefeitura.

Disseram que preocupado com o grau de parentesco de alguns comissionados na administração pública com vereadores, Ayres não levou em conta que contratou seu próprio filho para assessorá-lo no Sindicato. E isto, até o Malvadeza sabe!?!?!

Perguntar não ofende
E por falar em Edu Ayres, por que ele e nenhum membro do ‘seu’ Sindicato compareceram na Câmara de Guará nesta quinta-feira, por ocasião da manifestação ‘pró plano de cargos e salários’ que os servidores organizaram durante a sessão?

Papagaio comeu o milho…
…e Paulo Neme esta tendo de segurar a bronca! O mercado político de Lorena relembrou esta semana o último ano de governo do ex-prefeito, quando em setembro de 2012, dois ‘mandraques’ que usurpavam dos cofres públicos, fizeram com que ele assinasse um contrato de ‘recuperação de receita’ em cima de impostos devidos.

Comenta-se pelas esquinas que há 30 dias da eleição do corrente ano o contrato que extraiu da fazenda municipal cerca de R$370 mil não apresentou sinais de prestação de serviços, e por outro lado, o ‘operador do sistema’ municipal da época não justificou perante a autoridade policial que presidiu o inquérito, informações básicas da contratação de um empresa recém constituída na época.

Entre outros, pagamentos sem a apresentação das devidas notas fiscais. Resumindo: segue o Doutor Paulo terminando seu ciclo de prefeito mais pobre do que quando iniciou e um dos mandraques que nos seus oito anos de mandato permaneceu ‘encostado no cofre’, se tornando um dos ‘mais novos’ milionários da praça. Quem adivinhar pelo menos o sobrenome do referido mandraque ganha uma camiseta com a estampa: “XÔ CORRUPÇÃO”!

Dinheiro extra
A concessionária de administra Nova Dutra está recolhendo valores do ISSQN aos municípios que margeiam a rodovia. Segundo dados da empresa, Canas está recebendo mais de ‘meio milhão’ de reais. ‘A pergunta que não quer calar’: aonde o prefeito Lucemir do Varal vai ‘torrar’ esta grana toda? Será que em outro velório? Ou agora será um cemitério? Ah! Parece que a ideia era não divulgar este recurso, para não ser cobrado da aplicação!?!?

Efeito dominó
A Câmara de Pinda aprovou por unanimidade esta semana mais uma CEI. Desta vez para apurar a legalidade e a moralidade da cobrança do IPTU Complementar. Independente da missão do Legislativo de investigar a administração pública, muitos na cidade já estão interpretando como perseguição pessoal, já que em menos de nove meses de mandato, esta é a terceira CEI instaurada pelos vereadores para investigar o governo do prefeito Isael Domingues (PR). Começou com a CEI do Vanone, seguida com a do Laboratório Municipal e agora, a do IPTU. Durmam com este barulho.

Campo minado
A julgar pelo ‘martírio’ que o prefeito Isael Domingues está vivendo com a sequência de CEI’s e reclamações amplificadas pelos vereadores, supostamente em nome da população de Pinda, vários cientistas políticos do pedaço atribuem o fato a três tendências no Legislativo. Um percentual dos parlamentares que compõem o bloco dos indiferentes (deixam as coisas rolarem para ver como ficam); os governistas sem a devida identidade com o governo (não aguentam uma pressão que cedem) e os oposicionistas, com destaque aos oportunistas eleitorais. Perguntem no gabinete do vice, que segue apenas ‘observando’!

Golpe baixo

Ernaldo Marcondes
Ernaldo Marcondes

Além do desafio de administrar a cidade de Aparecida com orçamento herdado e comprometido (pelo menos neste primeiro ano de governo), o prefeito Ernaldo César está enfrentando também ataques de politiqueiros desqualificados em todas as áreas de sua administração.

Segundo o pessoal dos cafezinhos, se não bastasse os enfrentamentos públicos na Prefeitura, quase todos por falta de recursos, agora sua vida pessoal e familiar entrou na ‘alça de mira’ de um suposto ‘pau mandado’. Dias atrás correu pelas redes sociais uma agressão contra um filho in memória, esposa, mãe e outros.

Troféu ‘tanga frouxa’

Tão do Vaguinho
Tão do Vaguinho

Entre muitos que acompanham as sessões de Câmara de Lorena, o conceito que o presidente Valdemilson da Silva, o Tão, não consegue realmente comandar a Casa administrativamente, muito menos politicamente, é quase unanimidade.

Tem sempre ‘alguém’, principalmente da oposição, ditando as ordens e os procedimentos na condução das sessões e, internamente, dizem que não consegue liberar nada sem o visto da ‘Eminência Parda’. Falaram ainda, que quando em ‘xeque’, ele diz: “agora como presidente vou tomar uma posição…”, todos imaginam a favor ‘de quem’…

Os fins, às vezes..
…justificam os meios – Não demorou muito para os eleitores de Lorena entenderem a ‘pressa’ dos vereadores em eleger por unanimidade o próximo presidente do Legislativo, ainda que 500 dias antes da posse para o segundo biênio. Tornou-se voz corrente na cidade, que Maurinho Fradique na presidência foi a garantia para a Câmara não voltar ao comando de quem já passou por lá e ‘encheu os bolsos’. Perguntem no Ministério Público!

Desafio
Amigos e incentivadores do prefeito Marcus Soliva, estão desafiando na política local alguém que comprove um de seus parentes empregados na Prefeitura, em retaliação a denúncia infundada de nepotismo na administração pública que rola no Facebook. E o vereador Décio sabe muito bem disso…
Mesa redonda
O prefeito Marcus Soliva reuniu todos os vereadores na última segunda-feira, em seu gabinete, para os primeiros entendimentos sobre o novo Plano de Cargos e Salários que deve seguir para Câmara nos próximos dias. Segundo se ouviu entres os corredores da Prefeitura, se a administração não tomar nenhuma iniciativa, 60% dos servidores municipais de Guará sofrerão cortes significativos. Com o novo Plano, metade deste contingente deve seguir às margens do contentamento, a outra parte sentirá algum impacto, porém com o tempo, a recuperação os levará a normalidade.

Credenciamento

Marietta Bartelega e Fábio Marcondes durante encontro com Paulo Skaf, na Fiesp

A semana fechou em alta para política de integração de Lorena. A vice Marietta Bartelega e o prefeito Fábio Marcondes foram recebidos pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, para acertos definitivos do início da construção da escola Sesi, dentro do melhor padrão da entidade. Na oportunidade também foi renovado o convênio Atletas do Futuro, com a manutenção de mais de 400 vagas para as modalidades natação e judô. Trabalho realizado com sucesso e uma ‘pitadinha’ de bastidores, com ênfase a observação de Skaf sobre o perfil de Marietta, como empreendedora na política. Pelo andar da carruagem não vai faltar apoio explícito do presidente da Fiesp numa eventual futura campanha.

Em Alta
A prefeita de Piquete, Teca Gouvêa, que foi a primeira na região a assinar convênio com o Estado para recuperação de estradas rurais. Com movimentação e discurso firme, a chefe do Legislativo mostrou não só que sabe afugentar oposicionistas que não conseguem manter o coro, como também cobrar o prometido do governo, antes que a temporada de promessas seja reaberta, com a chegada do período pré-eleitoral.

Em Baixa
O presidente do Sindicato dos Servidores de Guaratinguetá, José Eduardo Ayres, que viu a força política do órgão cair em meio à principal discussão do setor: o Plano de Carreira. Depois de ver o prefeito abrir conversas com os vereadores para bater o plano, assistiu “da calçada” um grupo de funcionários buscar os parlamentares e demonstrarem desconfiança com a sigla. Haja falta de representatividade em Guará…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?