Bastidores da Política

Em clima de sucessão, a especulação de Cachoeira Paulista observa que o vice-prefeito Domingos Geraldo, que vinha sonhando com o lugar de Edson Mota, demonstra preocupação.
Disseram na Margem Esquerda que depois que Rui Mendonça entrou no páreo da competição eleitoral, com suas contas de ex-prefeito aprovadas pela Câmara com cerca de 10 votos, realmente o humor do vice mudou. Perguntem à Mariza Hummel!
Quem ameaça candidatura a deputado estadual em Cachoeira Paulista, é o ex-vereador João Bosco Torrada, do PROS. Comenta-se que a divulgação de seu nome não empolgou muito a torcida, por suspeita de ‘oportunismo eleitoral’, ou seja, apenas para esquentar o nome para disputar a próxima prefeitura…
A iniciativa da Prefeitura de Pinda em terceirizar o Laboratório Municipal colocou o prefeito Isael Domingo novamente no ‘olho do furacão’. Entre as reações (a maioria contrárias) das instituições, a da Câmara – leia-se vereador Roderlet Miotto, foi a mais contundente por ter ‘cheiro’ de CEI – Comissão Especial de Inquérito, que já vem assinada por vários parlamentares. Perguntem ao Rafael Goffi!

…querem calar Ainda sobre a terceirização do Laboratório Municipal de Pindamonhangaba, o vereador Roderley Miotto amplificou nas redes sociais, pelo menos cinco das principais perguntas dos integrantes do COMUS, autoridades e população: Por que mexer em time que estava ganhando? O que mudou em pouco mais de 6 meses? O atendimento estava falhando? Os profissionais não eram qualificados? O Laboratório não funcionava?
Especulação política: E pelas esquinas e boxes do Mercadão, a pergunta é outra: Será que o Executivo está sobre pressão de lideranças partidárias (externas) que supostamente tenham atuado no aporte econômico da campanha eleitoral???
A julgar pelo grito da periferia de Guará, boa parte da expectativa que pairava sobre a governabilidade do prefeito Marcus Soliva já está se transformando em crítica. De acordo com o pessoal da Praça, o filme é repetido: enquanto uma ‘nuvem de bajuladores’ busca massagear seu ego com aplausos, no ‘contraponto’ os eleitores da ‘fila do atendimento’ que ouvem os elogios, como se todos os problemas de décadas da cidade tivessem sido resolvidos, aumenta o coro da lamentação. Tem gente na esperança que Soliva ‘abra o olho’, inclusive com os oportunistas da Câmara!
Quanto o presidente da Câmara de Guaratinguetá, Marcelo Coutinho – o Celão, vai devolver ao caixa da Prefeitura, referente à economia do duodécimo recebido durante o semestre, a exemplo do ex-presidente Dr. Marcelo Meirelles (legislatura passada) deixou como ‘dever de casa’?
Vazou entre os frequentadores da Canção Nova que a liderança da entidade pretende maior rigor na análise dos candidatos supostamente com acesso a sua membresia, com vistas as próximas eleições. Em meio aos escândalos da Lava Jato e outras operações da Polícia Federal, candidato que estiver com seu nome pendurado ‘direta ou indiretamente nas investigações, não adianta nem aparecer nas atividades para receber a bênção…

O impasse entre oposição e governistas pela votação das contas de 2013 do prefeito Fábio Marcondes, na Câmara de Lorena, tem agitado o mercado político nos últimos dias. Para a ‘turma do comando paralelo’, o prazo se conta em dias úteis e o limite da votação é 7 de agosto (pós recesso).
Para o pessoal que defende a governabilidade, trata-se de dias ocorridos e o prazo expirou em 12 de junho, quando as contas chegaram à Casa de Leis e completaram 90 dias regimentais. Resumindo: nem pra um, muito menos pra outro, a Prefeitura decidiu apelar para Justiça arbitrar, porque a Câmara tornou o julgamento intempestivo.
Sabe o velho ditado: “quem muito quer nada tem!”? Pois é, alguém tem que dizer isto a turma da pre$$ão, que cumpre expediente próximo ao local que ‘toca o sino’…
A Câmara de Guará viveu climas variados e intensos na quinta-feira. Apesar do clima de festa com outorga de titulo emérito no plenário, os vereadores do ‘amém ao presidente’ tiveram que se empenhar ‘no bloqueio’ para barrar o projeto do colega Nei Carteiro, que pretendia alterar o regimento interno da Casa. A propositura Nei buscava antecipar o tempo destinado à Tribuna Livre (concedido aos cidadãos para assuntos relevantes) do final da sessão para meio do expediente. Disseram que a intenção do vereador era garantir o horário de melhor audiência, para atender os oradores!
Corre na boca pequena de Cruzeiro que o vereador Paulo Vieira mais uma vez ‘perdeu a mão’ na tribuna da Câmara esta semana. Em desacordo com a vereadora Maria Divina, ele teria exclamado que “para se dirigir a ele, ela deveria estudar para aprender falar direito, ou talvez até cursar até uma faculdade”.
…espalha É voz corrente nas rodas políticas de Cruzeiro que enquanto o prefeito Thales Gabriel, dotado de uma habilidade especial busca reunir em torno de seu governo o maior número de lideranças (inclusive muitos caciques), o colega de coligação, o mais votado da Câmara, desagrega com a maior facilidade. Talvez seja por isso que tem gente apostando que na reeleição de Thales (se tiver, é claro), o maior problema não será convencer os eleitores, mas ‘consertar as lambanças do tribuloso’. Isto se o homem permanecer com saúde eleitoral…

Após ‘bater na trave’ nas eleições municipais de Aparecida segurando o segundo ligar em votos, o empresário Celso Alves está propenso a aceitar um convite para disputar vaga na Assembleia Legislativa no ano que vem.
Segundo a especulação política, ele deverá encontrar na contramão, percorrendo o mesmo trajeto, a também ex-candidata a prefeita, Jeffercy Chad.
A diferença entre os candidatos é que um está buscando apoio entre os amigos da iniciativa privada, enquanto o outro na base partidária do homem que conhece presídio por fora e por dentro…
Rolou pelas esquinas do bairro Santo Antonio, de Lorena, que a cotação do vereador Bruninho esteve em baixa e em alta nos últimos dias. O negativo foi quando ele passou pelos estabelecimentos para avisar sobre o projeto da Prefeitura de criar ciclovia ao longo da via principal do bairro. O positivo, na visão dos progressistas, foi exatamente dele surpreender os eleitores ao se predispor em dar satisfação pessoalmente a cada um sobre o deverá acontecer.
Parece que o plano da oposição de Lorena em antecipar ‘um ano e meio’ a eleição da presidência da Câmara, com a ideia de garantir o vereador Maurinho Fradique no comando financeiro da Casa, ‘babou’. Segundo a especulação política, os governistas reagiram e decidiram que a próxima mesa administrativa, deverá ser formada entre os vereadores que apoiam a governabilidade do prefeito Fábio Marcondes.
O que mais se pergunta nas esquinas de Canas (bem baixinho, para o “homi” não ouvir) é se o prefeito Lucemir do Amaral vai conseguir reverter na Câmara a rejeição de suas contas de 2015. O que o TCE deixou no ar é se essa será a primeira ou a única derrocada do tucano. Será que vai repetir o antecessor?Sandálias da Humildade
O trabalho que “ressuscitou” o Mercado Municipal de Lorena. O centro comercial, abandonado há duas décadas, completou nesta sexta-feira um ano de atividades em sua nova fase, com direito a ampliação do espaço para comercialização de produtos e serviços, parceria com entidades e a realização de eventos.De quebra, coloca a baixo o discurso dos pessimistas que tentam derrubar o projeto que deu vida ao prédio, antes ninho de ratos e ocupado por dependentes químicos. A população agradece.