Bastidores da Política

Dividindo o mercado

Fabiano Vieira, seu pai Aloísio e o tio Dr. Ailton

Para quem esperava Aloísio Vieira para libertar de Cachoeira Paulista do Edson Mota, vai ter de torcer para seu irmão, Dr. Ailton Vieira – seu irmão que inclusive já foi prefeito da cidade – que atendeu apelo do grupo, da família e amigos para disputar a Prefeitura. Com isto, a fila de prefeituráveis deverá andar com pelo menos 8 candidatos: Elbom Fontes (PROS), Domingos Geraldo (PSDB), Mineiro da Funerária (MDB), Dadá Diogo (PODEMOS), Torrada (PSB), Fernando Hummel (PP) e Marcelo Galvão ou Tio João do Açaí pelo PSD. É possível que até as convenções partidárias, outros propensos interessados à Prefeitura saiam do armário e resolvam se declarar candidatos. Perguntem ao homem da Canção Nova!!!

Roleta ‘russa’

Correu na boca pequena de Pinda a relação de alguns nomes que poderão estar entre os eleitos para as onze vagas da Câmara, na próxima legislatura. Do PL, Magrão, Professor Osvaldo e Dr. Marcos Aurélio estão entre os cotados; o PV também deverá estar representado por Renato Cebola, Toninho da Farmácia, Rubens Souza e Zé Maria; já o Podemos aposta em Gislene Cardoso, Fernando Frangão, Felipe Guimaraes e Rodrigo Godóy; No Republicano destaque para Heverton Chinaqui e Cao. O palanque do PSDB, após a debandada de vereadores, aposta em Marquinhos Mayor e Goffi se sua tentativa de convencer Tchesco a ser seu vice não der certo. No DEM, além de Ronaldo Pipas, nenhum notável se destacou até o momento, enquanto no PSD de Torino, Dr Julielton e Dr. Ronald de Lima chamam a atenção. As expectativas do PP são Jânio Lerário, Gu Tintas, Norbertinho e Padre Golçalves; o PT pode conquistar vaga com aposta em Herivelton Vela, Eduardo Cogempa e Gugu Melo; no PTB de Luiz Rosas, sua esposa Luciana, Ana Ladega e Sabiá. Entre outros partidos e suas apostas para vereador, outros nomes ainda em condições de lançamento deverão surgir, mas na listagem dos mais comentados também se destaca o PSC com Bolinha, Vieira e Ricardo Xavier. Quem viver verá!!!

 

Caixa de marimbondos

Bastou o prefeito Fábio Marcondes denunciar um enxame de assessores fantasmas locados na Câmara e a disposição da campanha de Sylvio Ballerini, que eles começaram fazer suas aparições. Em raro momento um dos obesos foi visto assombrando os corredores e também o irmão do prefeituráveis. Outros ainda não deram o ‘ar da graça’, mas já foram denunciados no Ministério Público para devolverem o que receberam sem trabalhar…

De fato e de direito

Comenta-se que em Cachoeira Paulista, a figura do vice-prefeito pode não influenciar muito, mas em contrapartida, a do prefeito adoc e prefeito adjunto parece que surte mais efeito que o próprio titular. Perguntem aos vereador Max e Breno Anaya, que deveriam fazer plantão na Câmara ao invés de permanecerem na porta do gabinete do Ed Mota controlando quem será atendido ou o que deve ser liberado aos moradores que arriscam atendimento na Prefeitura.

Negligentes ou…

…negligência? Tem gente em Lorena custando acreditar que a Câmara – comandada pelos ‘inhos’: Elcinho, Longuinho e Maurinho deixaram de discutir e votar dois projetos do Executivo – o primeiro que beneficia entidades na cidade ligadas ao 3º Setor como Apae, Adefil, Equoterapia e outras… e, o segundo, que concede anistia de pagamentos aos concessionários do Mercadão neste período de pandemia – engavetados desde o início de junho na Casa de Leis, como se negativar as contas do prefeito Fábio Marcondes que já haviam sido aprovadas, como fizeram na última sessão, fosse mais importante. Com a palavra, os eleitores!!!

Resposta aos eleitores

Falar em geração de empregos ou apoio às entidades de Lorena, os ‘inhos’ – acrescidos de meia dúzia de dependentes – não vão poder. Em menos de um mês eles acabaram com o sonho de emprego de pelo menos 100 lorenenses, anulando a Zona Azul; ignoraram os comerciantes do Mercadão e não deram atenção às crianças especiais da Apae, como os deficientes da Adefil e entre idosos, menores órfãos e os assistidos pela equoterapia da cidade. Enrolaram e não aprovaram os projetos que permitia a Prefeitura continuar patrocinando estas entidades. Antes, saíram de férias, ou melhor, entraram em recesso na Câmara…

 

Camarote

Enquanto o prefeito de Guará ‘amarga’ o maior estresse em busca de justificar – através de live nas redes sociais – que não tem responsabilidades com as demissões de funcionários na empresa que opera o transporte público na cidade, a especulação política assiste os ‘concorrentes ao cargo’ torcendo para que a ‘quebra de braços’ continue e a Justiça demore para arbitrar uma solução, questionando a ausência e a participação do vice no vídeo gravado no início da semana. Parece que quando o assunto é pauleira, Yasumura pula fora, exceto quando o assunto é promocional ou a notícia é boa, aí, o papagaio de pirata entra em cena. Perguntem ao homem que sabe fazer contas…

 

Quem não ajuda…

…que não atrapalha – os vereadores de oposição foram barrados esta semana na Câmara, na tentativa de tirar proveito na ‘queda de braços’ do prefeito de Guará com a empresa que opera o transporte público na cidade. Por obra e graça do ‘quarteto emedebista’, somado com o ‘pardal que acompanha morcego’, se pretendia uma convocação da titular da empresa Oceano para prestar esclarecimento na tribuna do Legislativo. Em reação contrária, ‘uma mão misteriosa’ trabalhou o bloqueio das assinaturas necessárias para concretizar o requerimento. Perguntem ao Celão!!!

 

Explicando o óbvio

Ouviu-se pelos corredores da Câmara de Guará que a convocação da empresária Edna Abdala para tribuna da Casa não contribuiria em nada no processo de acerto entre a Oceano e a Prefeitura, por conta do subsídio que a empresa pretende por força contratual e a resistência que o prefeito impõe através de sua interpretação dos artigos da concessão do transporte público. Segundo os cientistas da ‘metrópole do Vale’, a explicação é simples: a crise do coronavírus é real e pegou gregos e troianos; da expectativa das 300 mil vidas transportadas por mês, apenas 70 mil se tornaram realidade. ‘Alguém’ tem de pagar a conta, aparentemente quem contratou. Simples assim…

 

As águas vão rolar

O prefeito de Silveiras, Guilherme Carvalho, está comemorando os R$ 2 milhões que recebeu do Estado para construção de uma nova estação de tratamento de água, seguido de uma adutora de 1.200 metros. A boa notícia, ainda, é que de onde saiu a liberação deste recurso, virão outros, segundo conversa afinada entre o prefeito, o representante da Sanex e os engenheiros de expansão da Sabesp.

 

Roupa nova

Além dos preparativos na montagem das chapas de vereadores para 15 de novembro – cerca de 70 candidatos, parece que os governistas estão administrando um certo jogo de interesse entre os aliados de Guilherme Carvalho para sugestão de um novo vice para campanha à reeleição em Silveiras. Mesmo com a pressão de muitos apoiadores, o prefeito tem evitado polemizar o assunto, adiando qualquer decisão para as véspera das convenções.

 

O que muitos querem saber

Com o prefeito Isael Domingues internado da UTI – em tratamento contra o coronavírus – e o vice Ricardo Piorino podendo pegar o mesmo caminho após ser testado positivo para a Covid-19, quem assume o comando da Prefeitura de Pindamonhangaba? Será que a ‘bola vai quicar’ na área do Felipe Cesar?

 

Circunstâncias

Felipe Cesar

Nenhum vidente do mercado político de Pinda conseguiu prever que o destino reservaria ao presidente da Câmara, Felipe Cesar, assumir a Prefeitura como prefeito interino, ainda que por tempo limitado. Mas o pessoal do Mercadão já está apostando que o ‘teste drive’ pode terminar em nova pré-candidatura no pedaço. Como disseram em versos e prosas: “vai que o homem embala”…

 


Rádio Peão!!!

Isael Domingues

A intervenção hospitalar do prefeito Isael Domingues no final da semana passada – após ser testado positivo para Covid-19, assustou vários segmentos de Pinda: a população, numa manifestação de carinho e apreço; seus aliados políticos, por sentirem na própria pele que sem ele, não vão a lugar nenhum e também a oposição, por constatarem o quanto a cidade o considera e torce por ele.

 

Contagem regressíva

Faltam apenas 111 dias para as eleições, 161 para findar o ano!!!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?